Rita Lee: a relação da Rainha do Rock com os quadrinhos, caricaturas, cartuns, ilustrações…

Ela levava uma vida (não tão) sossegada, gostava de sombra, água fresca e… Histórias em Quadrinhos. Aliás, não só de HQs: a relação da cantora Rita Lee – falecida no último dia 8 de maio de 2023 –  com as artes gráficas ia além das HQs, se espalhando para desenhos em geral, ilustrações, caricaturas, cartuns e por aí afora.

Pra começo de conversa, Rita sempre gostou de desenhar e mandava muito bem nesta área. Um dos exemplos mais conhecidos é a arte que ilustra a capa do LP Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, lançado em 1972, na qual a (então loira) rainha do rock fez uma, digamos, autocaricatura. Também há registro de outros desenhos bacanas da cantora, entre eles ilustrações dos Beatles, de quem era fã.

 

Por falar em ser fã, Rita revelou em mais de uma ocasião que quando pequena admirava – e invejava os poderes – do mago Mandrake, que, nas palavras dela, era “elegante e num gesto hipnótico resolvia todos os problemas com a bandidagem.” Também lia Tarzan, Fantasma, Luluzinha e  Bolinha, “todos do Disney”, Peanuts e Garfield, entre outros.

Mais velha, passou a curtir quadrinhos do paulistano Angeli, em especial a saga de Rê Bordosa. “Foi a minha melhor biografia até hoje”, dizia, se referindo à personagem conhecida por ser uma “porra loca.” Diga-se de passagem, Rita chegou a ganhar um altar muito especial de Angeli, no qual Rê Bordosa figurava como santa (talvez, numa referência à “Santa Rita de Sampa”, como a cantora já havia se denominado).

Rita Lee também apareceu em participações em gibis. Entre as memoráveis estão aparições em Roko-Loko e Adrina-Lina – personagens criados pelo cartunista Márcio Baraldi que fizeram histórias na revista Rock Brigade, de 1996 a 2014 – e na Turma da Mônica.

Aliás, mais precisamente na revista Chico Bento número 57, de 2011, na HQ Não Acredito Em Bruxas. Batizada de Rita Lica na HQ, a cantora se apresenta como “uma corista de Rock” e é confundida pelo caipira e seus amigos com “Leide Gagaga”.

Não bastasse o elo com Angeli e Maurício de Sousa, em 2013 Rita se aliou a outra lenda dos quadrinhos, a genial Laerte, para lançar Storynhas. Na obra, a cartunista ilustrou diversas “histórias curtas” que a cantora soltava no twitter.

Descrito como “um divã aberto para o pensamento anárquico, filosófico e deslumbrante da cantora” e com um alerta importante aos leitores – “Atenção: pode conter rock‘n’roll – o livreto fez sucesso e até gerou especulações sobre uma continuação, que infelizmente não ocorreu.

Rita, porém, fez uma outra parceria que envolveu texto dela e ilustrações de um outro artista, no caso, Guilherme Francino. A dupla se uniu nos livros infantis escritos pela cantora: a série Dr. Alex, protagonizada por um ratinho que defendia o meio ambiente, e a obra Amiga Ursa: uma história triste, mas com final feliz

Caricaturas

Com seus óculos coloridos e cabelos vermelhos (ou brancos, dependendo da época), Rita Lee foi com certeza uma das celebridades brasileiras mais caricaturadas de todos os tempos. De gente famosa na área – como o falecido Paulo Caruso –  a iniciantes do traço, Rita era um “alvo” adorado  por artistas de todo o país.

Por isso e por tudo que representou na cultura e sociedade brasileira, também foram inúmeras as caricas, cartuns e ilustrações de despedida quando a cantora faleceu, em 8 de maio de 2023.

Assim como a música de Rita Lee permanecerá para sempre na memória daqueles que as ouviram – e que ainda ouvirão – os traços da rainha do Rock, que tanto gostava da arte dos desenhos, seguirão imortalizados por eles.

 

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.