Conta a lenda que Márcio Baraldi começou a misturar desenho e rock’n’roll depois de se apaixonar pelo Queen, ou, mais precisamente, pelo hit We Will Rock You. Foi em 1996, no entanto, que Baraldi criou RokoLoko e AdrinaLina, de encomenda para a revista RockBrigade.
O trabalho agradou tanto que no mesmo ano a dupla já foi exportada para outras revistas musicais, Dynamite e Metalhead, e revistas de tatuagens. Três anos depois, foi a vez da revista Road Crew adotar o humor de Baraldi.
Em 2003, a editora Opera Graphica e as primeiras 36 histórias dos personagens, bem como as primeiras 32 tiras, com prefácio de Fernando Souza Filho. Baraldi, aliás, também faz cartuns para as mais diversas publicações (o que lhe rendeu inclusive o Angelo Agostini 2004).
Também foi lançado um jogo para computador com Rokoloco e Adrina, divertidíssimo, chamado RokoLoko no castelo do Ratozinger que virou Cult entre os fãs. O autor também tem outros personagens, que podem ser conferidos em seu site oficial .
Enredo & Personagens
RokoLoko e AdrinaLina formam um casal fissurado que se vê envolvido em divertidas tiradas com os grandes astros rock n’roll com Kiss, Ramones, Frank Zappa, Angra, Mick Jagger, ZZ Top e por aí afora.
As histórias têm muita referência musical, em especial (sexo e) rock´n´roll.
E, claro, também não faltam popstars nacionais, como a saudosa Rita Lee.
Curiosidade: Festa da HQ Brasileira
Márcio Baraldi da melhor história sobre HQs brasileiras já publicadas. Usando Gabriel Pensador e uma paródia da música “Festa da Música Popular Brasileira”, Baraldi fez uma HQ que mostra os grandes destaques da arte no Brasil em todos os tempos. Começando por Nhô Quim, de Ângelo Agostini, passando por todos os personagens conhecidos já publicados (infantis e adultos) e terminando com Zéfiro. Uma homenagem em forma de obra arte. Pena que foi publicada em uma revista erótica nacional, de vida curta e público mais restrito.
Comentar