Deadpool e Batman se encontram em duas edições cheias de novos crossovers entre Marvel e DC

Lançados pela primeira vez ainda na década de 1970, os crossovers – nome dado a histórias em que heróis ou vilões de diferentes universos ou editoras “se cruzam” – entre personagens da Marvel e da DC se tornaram comuns nas décadas seguintes, nas quais muitas vezes ocorriam de maneira exagerada. Desde 2004, porém, quando foi lançada a segunda edição do encontro entre a Liga da Justiça e os Vingadores (a primeira saiu em 2003), as duas editoras não combinavam forças. Contudo, mais de 20 anos depois, as aventuras conjuntas estão de volta capitaneadas por dois nomes de peso: Batman e Deadpool.

A primeira edição –  Deadpool/Batman – saiu nesta semana nos EUA e tem a promessa da Panini Comics de ser lançada na sequência não só aqui no Brasil como simultaneamente em edições traduzidas para leitores da Itália, Alemanha, Espanha, México, Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

Uma segunda edição já está confirmada para sair em terras estadunidenses em 19 de novembro e, mais uma vez, ganhar versão brasileira alguns dias depois.

Deadpool/Batman

A edição 1 tem como destaque um encontro inusitado em Gotham City, quando o amalucado e mortal Deadpool invade a mansão de Bruce Wayne para, aproveitando que tem um alvo em Gotham City, oferecer os próprios serviços de mercenário ao bilionário. No desenvolver da história o leitor irá descobrir que o Coringa conseguiu trazer o famoso derrubador da quarta parede para aquele universo por meios mágicos, ao pedir por alguém tão maluco quanto ele.

Sem entrar nos spoilers da HQ que já invadem a Internet, é importante dizer que o roteirista Zeb Wells segue mais na linha de humor nonsense de Deadpool, ou seja, não espere muita coerência nos planos do Coringa, mas esteja certo de que não faltarão piadinhas – inclusive envolvendo Robin e a região glútea de Asa Noturna.

A arte da HQ, de primeira, é de Greg Capullo, e o final deixa abertura para um segundo encontro, ainda mais porque nada impede que o Homem-Morcego passe a ter um lugar no coração obsessivo do mercenário tagarela ao lado de Wolverine…

Mas as 64 páginas do gibi, ainda sem preço divulgado, não trarão apenas o crossover principal. Além dele, o leitor irá conferir encontros entre Demolidor e Arqueiro Verde, com roteiro de Kevin Smith (o aclamado diretor de O Balconista ) e desenhos de Adam Kubert; Capitão América e Mulher-Maravilha, por Chip Zdarsky e Terry Dodson; Jeff o Tubarão Terrestre e Krypto (ai, ai ai) por Kelly Thompson e Gurihiru; e Rocket Racoon e Lanterna Verde, por Al Ewing e Dike Ruan.

E há ainda a cereja do bolo: Velho Logan/Batman Cavaleiro das Trevas, por ninguém menos que o lendário Frank Miller, que retorna assinando roteiro e arte especialmente para a ocasião.

Batman/Deadpool

A segunda edição (que, como reza a tradição, inverte a ordem dos personagens de destaque no título) tem história principal escrita pelo lendário Grant Morrison (Os Invisíveis) e desenhada por Dan Mora (Liga da Justiça Sem Limites).

Desta vez, não serão apenas Batman e Deadpool que entrarão em rota de colisão, mas também duas abordagens narrativas distintas, dois arquétipos: escuridão versus caos, trauma versus comédia. Com direito a uma série de situações que ultrapassam os limites da realidade e da quarta parede – que ficou praticamente intocada na primeira aventura.

Mais uma vez, outros crossovers completam as 64 páginas da edição, entre eles  John Constantine e Doutor Estranho (coescrita por Scott Snyder, James Tynion IV e Joshua Williamson, com arte de Hayden Sherman); Asa Noturna e Wolverine (Tom Taylor e Bruno Redondo); Arlequina e Hulk (Mariko Tamaki e Amanda Conner); Superchoque e Ms. Marvel (G. Willow Wilson e Denys Cowan).

Tudo junto e misturado para a alegria (da maioria) dos fãs e, com certeza, das editoras. Afinal, se há algo certo nos grandes crossovers entre Marvel e DC – ainda mais após mais de duas décadas de ausência – é que eles engordam os cofres de ambas.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.