No início da década de 1970, o editor da Marvel Roy Thomas pediu ao escritor Len Wein que criasse um mutante canadense para uma nova equipe dos X-Men. Wein desenvolveu então um novo personagem com garras pontudas e características animalescas, cujo visual foi elaborado pelo artista John Romita.
A primeira aparição do herói, ainda pouco desenvolvido, foi em 1974, na edição americana da revista O Incrível Hulk número 180, contracenando com o gigante esmeralda (com quem, aliás, voltaria a se confrontar inúmeras vezes).
Posteriormente lançado nos X-Men, Wolverine atingiu o sucesso rapidamente, graças aos instintos selvagens, agressividade e garras de adamantium. A fama foi tamanha que o herói ganhou revista própria e várias séries solo, apesar de continuar atuando na equipe mutante.
Durante muito tempo o personagem tinha Logan como nome real (se era pré-nome ou sobrenome ninguém sabe). O herói era extremamente violento – característica que foi (um pouco) suavizada a medida que o personagem se tornava mais popular e conquistava mais fãs entre as crianças – e é praticamente invencível graças a seus poderes, mas em geral sofre e apanha um bocado antes de chegar lá.
Logan costuma ser seco, ter tiradas de efeito (muitas delas bastante rudes) e nos anos iniciais tinha um bordão na linha “sou o melhor no que faço, mas o que faço não é nada bonito”. O bordão foi deixado de lado, a postura não. Constantemente as histórias mostram a dualidade entre o “lado animal” e o humano de Wolvie, contrastam sua frieza com o (no fundo) bom coração.
No cinema, Wolverine foi interpretado brilhantemente pelo australiano Hugh Jackman em dez filmes (aí inclusos filmes dos X-Men e filmes protagonizados pelo personagem). Em 2017, no excelente Logan, o personagem chegou a morrer, em uma história tocante, mas foi trazido de volta no engraçadíssimo Deadpool & Wolverine.
Enredo
Wolverine, também conhecido como Logan, é um mutante de idade indefinida que tem várias habilidades superdesenvolvidas (como olfato, visão e audição), fator de cura que possibilita que ele sare de quase qualquer ferimento e garras mortíferas que ficam alojadas em seu antebraço e saem de suas mãos quando ele quer.
O passado e a origem do herói foram alterados várias vezes, mas na excelente série Wolverine: Origem ficou estabelecido que o nome verdadeiro dele é James Howlett e nasceu em meados de 1800 – sim, você não leu errado. Os poderes de Logan – e esta história também introduz o nome pelo qual ele fica conhecido – não só o curam rapidamente como retardam o envelhecimento do mutante.
Esta HQ foca a infância dramática do herói. O que se sabe depois de concreto é que em algum momento o mutante canadense foi levado pelo programa secreto que produzia soldados para operações secretas e que, utilizando procedimentos bastante dolorosos, banhou todos os ossos e garras com Adamantium, o metal mais duro da Terra, e o batizaram de Arma X.
A maior parte das memórias de Logan (só Deus sabe quais eram, já que se sugeriu até mesmo que Logan lutou na Segunda Guerra e nos períodos de shogunato japonês…) foi apagada e substituída por memórias falsas, para que ele não se lembrasse nem do passado nem do projeto. Mas de alguma forma o herói escapou ou foi solto pelos cientistas e se encontrou com James e Heather Hudson, do Tropa Alpha, à qual foi incorporado.
Depois de algum tempo na tropa, Wolverine deixou o Canadá e se uniu aos X-Men do professor Xavier, grupo ao qual é ligado até hoje. Alguns fatos marcantes aconteceram com o herói no decorrer da história e merecem ser lembrados:
1) Na primeira série contra os alienígenas da Ninhada, um irado Logan teve todo o seu corpo destruído, de dentro para fora, por uma larva alienígena, que só não tomou os poderes e a vida do herói por causa do esqueleto de adamantium, que impediu que o bicho ‘saísse’, e do fator de cura. A seguir, um Wolverine mais assassino do que nunca e de pele toda rasgada prometeu matar todos os seus amigos, começando pela então garotinha Kitty Pride, se não houvesse como eliminar a ninhada antes e impedir as transformações. Resultado? Digamos que os amigos continuam bem;
2) Mariko, a namorada japonesa, recusou-se a casar com ele na frente de todos os seus amigos (e alguns inimigos). Ela estava sobre controle mental e Logan nunca mais a recuperou, mesmo porque em uma aventura posterior a japonesinha acabou se matando;
3) Ogun, que supostamente treinou Logan nas artes marciais, fez lavagem cerebral em Kitty Pride. Logan, em uma briga animal contra seu antigo mestre e seu próprio lado animal, se estrepou todo, mas detonou o ex-sansei. Kitty até hoje tem habilidades ninja e fala japonês. Essa história foi feita por ninguém menos que o genial Frank Miller;
4) Magneto, em uma das cenas mais antológicas da série X-Men, usou seus poderes magnéticos para retirar todo o adamantum do copo de Logan, pelos poros. Ai.
5) Em uma HQ que se passou bem antes de Invasão Secreta (lançada no Brasil em 2009, na qual Skrulls substituíram vários heróis), os leitores descobriram que algumas aventuras que Logan protagonizara nos gibis não eram dele (!): o verdadeiro Wolverine havia sido substituído para que um famoso vilão mutante fizesse outros usos do herói. Internamente, dizia-se que a Marvel utilizou a história para tirar a culpa de Wolvie em relação a ações mais violentas cometidas pelo personagem. Aparentemente, a ideia foi deixada de lado e não faz parte da cronologia oficial de Wolverine;
6) O personagem morreu (até 2025) um total de 15 vezes. A maioria delas em HQs alternativas da Marvel, em futuros que nunca vieram a ocorrer, em universos paralelos ou aventuras do tipo “O que aconteceria se” (What if). Em 2014, na série Death of Wolverine, porém, ele perde o fator de cura e morre “de verdade” sufocado em adamantium líquido. Mas em 2018 o personagem foi ressuscitado na série The Return of Wolverine.
Personagens
Amigos e inimigos não faltam para Wolverine, quer ele esteja afiliado a algum grupo ou em carreira solo. Os principais parceiros são os X-Men. Abaixo, quatro personagens além dos já citados no Enredo que marcaram algum momento da vida do baixinho canadense:
Dentes-de-Sabre – O mais terrível e sanguinolento inimigo do baixinho canadense tem poderes quase idênticos aos de Wolverine, mas tem também o dobro do tamanho e da agressividade. Está ligado ao passado de Wolverine, mas ninguém sabe exatamente como.
Cyber – Outro dos piores inimigos, introduzido recentemente na história (nos EUA). Tem a pele costurada por adamantium e garras nas pontas dos dedos que injetam um alucinógeno tóxico.
Ômega Vermelho – Esse gigantesco russo tem tentáculos de Carbonadium e um “fator da morte”. Também está misteriosamente ligado ao passado de Logan.
Elsie Dee – É um androide em forma de menininha que veio para matar Logan, mas se tornou sua amiga. Trabalha junto com Albert, outro andróide construído com visual quase idêntico ao de Wolverine.
Curiosidade: o cara tem (um monte de) filhos
No universo oficial do personagem, Wolverine tem/teve DEZ filhos – entre biológicos e adotivos – e não sabia da existência de boa parte deles. Um grupo criminoso formado exclusivamente por parte da prole dele, lançado na revista Wolverine 1, em 2010, chegou a morrer em conflito com o pai ao atacá-lo.
Wolverine tem ainda, em universos alternativos (que não fazem parte da cronologia oficial) outros NOVE rebentos. E uma tatara-tartara-tatara-neta. Por ordem de surgimento nas HQs, são eles:
Cronologia oficial
1) Amiko Kobayashi, criada em 1984 pela dupla Chris Claremont e John Romita Jr, é filha adotiva de Wolverine. A mãe dela morreu em decorrência de um ataque de um dragão a Toquio e, moribunda com a criança nos braços, pediu a Logan que ficasse com a menina. Como se sentia culpado pela presença do dragão na cidade (longa história) o herói concordou, mas pouco acompanhou o crescimento da menina, que ficou aos cuidados da então namorada/noiva de Wolvie, Mariko. Amiko é uma artista marcial e tem habilidades místicas.
2) Erista é um filho biológico de Wolverine, que apareceu na revista The Jungle Adventure #1 (1989).Wolverine estava na Terra Selvagens e acabou engravidando a líder da Tribo do Fogo, Gahck, que em um primeiro momento mediu forças com ele. Gahck não contou a Wolvie sobre a gravidez e cria sozinha o filho na Terra Selvagem. Erista, que a princípio não apareceu mais em outras histórias, aparentemente não tem nenhum dos poderes ou mutações do pai.
3) Laura Kinney, a X-23. Criada em 2024, Laura é afilha mais famosa de Wolverine, tendo aparecido no filme Logan. Ela foi criada por engenharia genética pela cientista Sarah Kinney, que quero a desenvolver uma assassina perfeita, utilizando material genético de Wolverine e dela mesma. Inicialmente chegou a se cogitar que Laura era um clone desenvolvido a partir do DNA do herói, mas na verdade ela é uma junção de material de Wolvie e Sarah, ou seja, praticamente um bebê de proveta. Laura tem exatamente os mesmos poderes mutantes de Wolverine, só que com duas garras em vez de três em cada mão. Em 2015 ela assumiu temporariamente o nome e uniforme de Wolverine.
4) Gabby Kinney, a Scout (Olheira) – Gabby é um clone mutante de Laura, ou seja, mais uma filha “de proveta” do herói. Ela tem os mesmos poderes de Wolverine e apenas uma garra em cada mão, mas é imune a dor. Foi treinada para ser uma assassina letal, mas tem um senso de moral e honra enormes e aparece sempre do lado dos “mocinhos”.
5) Akihiro, mais conhecido como Daken (que em japonês significa vira-lata ou “cão impuro/bastardo”). Criado em 2010, ele se tornou um dos maiores antagonistas do pai. Daken é fruto do relacionamento de Logan com a japonesa Itsu, nos anos de 1940. A moça morreu em um acidente e – sem que Logan soubesse – o menino sobreviveu por ter os mesmos poderes de cura que o pai. Recolhido por um vilão chamado Romulus, o menino é deixado ainda bebê, em 1946, na porta de um casal de japoneses que o criam como o seu filho e lhe dão o nome de batismo (a alcunha Daken é dada pelos empregados da casa, que se referem a ele assim pelas costas).
Daken acaba sendo moldado por Romulus para odiar Wolverine, aquém culpa pela morte de mãe. Para isso, ele começaa desmontar o legado do pai usando o codinome Dark Wolverine. Depois, ele une outros filhos de Wolverine cuja existência era ignorada pelo herói e que não sabem ser filhos de Wolverine. Eleos manipula e leva para serem treinados na organização criminosa The Red Right Hand. Todos se unem posteriormente num grupo que chamam de Mongrels, criado com a única missão de matar Wolverine, os amigos e as mulheres que se relacionaram com herói.
Alguns detalhes interessantes do personagem: além de ter os poderes mutantes de Wolverine, ele é capaz de controlar feromônios e com eles induzir as reações dos demais, bem como pode suprimir os próprios odores (foi assim que surpreendeu Wolverine na primeira vez que quase matou o pai).
Também é capas de repelir qualquer ataque telepático, é inteligentíssimo e é bissexual, sendo que usa a sedução como arma e já se envolveu com homens e mulheres que queria controlar ou dos quais queria obter segredos.
Daken chegou a lutar algumas vezes ao lado de Wolverine, principalmente depois que descobriu que foi Romulus quem matou a mãe dele e mudou temporariamente o alvo, mas nunca deixou de odiar e tentar matar o pai. Acabou sendo morto em luta por Wolverine, mas já foi posteriormente ressuscitado pela Marvel e o status do personagem (vivo ou morto) pode variar de acordo com as histórias.
6) Cannon Foot (Pé-de-canhão), criado na “leva” de 2010, era filho de mãe desconhecida e nunca se importou em saber quem era o pai. Foi um dos manipulados por Daken para integrar os Mongrels e o primeiro a enfrentar Wolverine e a ser morto por ele – que só depois viria a descobrir se tratar do próprio filho. Com aspecto animal e com garras e presas, possuía super força, olfato e velocidade. Ganhou o apelido porque conseguia chutar rochas como se fossem balas de canhão.
7) Fire Knives (Facas-de-fogo) – Assim como Cannon Foot, foi criada na “leva” de 2010, era filha de mãe desconhecida e manipulada por Daken para integrar os Mongrels. Ela tirou a própria vida depois de falhar na tentativa de assassinar Wolverine, de quem aparentemente não sabia ser filha. Tinha superagilidade e utilizava um par de facas que conseguia esquentar como se estivessem pegando fogo.
8) Sawfist (punho de serra elétrica, em português) – Exatamente igual aos irmãos anteriores da leva de 2010, com a exceção que sabia que a mãe desconhecida era mexicana. Com uma serra elétrica no lugar da mão, também tentou matar opai e acabou morto.
9) Shadow Strike (ataque sombrio) – Com uniforme estilo sado-mazô, ela era(quer adivinhar?) da “leva” de 2010, filha de mãe desconhecida e manipulada por Daken para integrar os Mongrels. O uniforme não era à toa: sádica,adorava machucar os oponentes usando duas bolas com pontas de ferro ligadas ao cabelo e luvas cobertas de espinhos. Chegou a cortar o rosto de Wolverine com elas(e a flertar com ele na sequência, sem saber que era pai dela). Teve o mesmo destino dos irmãos.
10) William Downing, o Gunhawk. Também da leva de 2010, esse sabia que a mãe era uma mulher chamada Dolores, mas não tinha ideia que Wolverine era o pai nem que estava comandando os irmãos. Líder dos Mongrels, mestre assassino, atirador de elite que gosta de atirar com duas pistolas em combates diretos, foi o último dos Mongrels a morrer no combate com Wolvie. Importante registrar que Wolverine só descobriu que era pai dos Mongrels após chacinar os filhos em legítima defesa (ah, então tudo bem).
Em histórias alternativas são filhos de Wolverine:
1) Kendall Logan, a Torrent (Enxurrada), filha de Wolverine e Tempestade surgida em 1998, numa HQ “O que aconteceria se…”. Ela une poderes dos pais: controla oclima, voa e tem fator de cura.
2) Rina Logan, a Wild Thing (Coisa Selvagem), também de 1998, é filha de Wolverine e Elektra em uma realidade paralela. Temtodos ospoderes de Wolverine e garras psíquicas;
3) Hudson Logan, o Sabreclaw (Garras de Sabre) – meio-irmão de Wild Thing, criado em 1999. A mãe é uma mulher não-revelada. Com superforça, sentidos apurados e fator-de-cura, além de garras e visual animalesco, o personagem inicialmente é um vilão, mas acaba mudando para lado dos mocinhos;
4) Kirika Yashida, a X-23 – Apesar do nome igual a da filha de Logan no universo regular, esta – criada em 2005 – é fruto do amor de versões dele e de Mariko Yashida em uma realidade paralela. Logan não sabe inicialmente da existência dela, que tem poderes idênticos aos do pai, incluindo garras – que também acabam revestidas de adamantium (junto com todo o esqueleto) graças a uma ajudinha de Magneto;
5) Hulk Jr é o filho adotivo de Wolverine na série Old Man Logan e apareceu em 2009. O menino é filho biológico dos falecidos Hulk e She-Hulk. Ele tem todos os poderes dos Hulk;
6) James Hudson Jr, o Ultimate Wolverine foi criado em 2010 e é filho de Wolvie e de Magda Lensherr, ex-mulher de Magneto, na primeira linha Ultimate da Marvel. Ele chegou a ser adotado por Wolverine (que inicialmente não sabia se tratar de um filho biológico) e assumiu o uniformeapós a morte do pai. Tambpem chamado de Jimmy, tem todos os poderes do pai e o de “encapar” o próprio esqueleto e garras com um metal indestrutível. Posteriormente adquiriu imunidade a veneno, poder de mudar o formato das garras e escalar paredes.
7) Raze Darkhölme,o Wolverine Jr, é filho de Wolvie e Mística em uma realidade paralela. Surgido em 2013, tem todos os poderes dopai e a habilidade de mudar de forma da mãe. Contudo, estas últimas são menos limitadas e bem mais impressionantes que as de Mística. Wolverine Jr não está do lado dos mocinhos: ele se une aos mutantes que acreditam que devem destruir os humanos e dominar o planeta;
8) Cameron Howlett – Criado em 2015, é filho adotivo de Wolverine na série Years of The Future Past. Os pais biológicos são Kitty Pride e Colossus, dos X-Men, e Cameron tem o poder de se tornar intangível como a mãe e ao entrar em qualquer coisa emergir com o mesmo material genético que compõe o algo que adentrou. Também desenvolveu um instinto assassino e luta muito bem graças aos treinamentos dados por Logan. Contudo, o personagem teve vida curta na série: foi lançado em junho, na edição número 1 da série, e morreu em setembro, na edição 5.
9) Riene du Rien, Queen of Nothing (Rainha do Nada) – Lançada em 2019 no selo Marvel Comics Presents, é filha de Wolvie e da feiticeira Sylvie D’Arqueness em um universo paralelo. Ela tem os poderes de Wolverine, garras mágicas de osso e comanda feitiçaria, sendo capaz de criar portais mágicos e destruir demônios.
Vale lembrar ainda a personagem Rancor, vilã que surgiu nos Guardiões da Galáxia em 1990, que seria a tatara-tatara-tataraneta de Wolverine (e com os mesmos poderes mutantes dele) em uma terra paralela. Líder de uma colônia mutante no planeta Haven, ela arrancou o coração do pai com as próprias garras e escravizou todos os seres humanos do lugar. A personagem chegou a ser uma vilã regular dos Guardiões e teve até uma história onde se aliou temporariamente ao Dr. Destino.
Comentar