CCXFila? Edição 2022 estava lotada… mas maravilhosa e cada vez mais épica!

Cosplays maravilhosos, lançamentos, estandes deslumbrantes, artistas do traço de primeira linha, convidados internacionais top e impressionados com a reação do público, e filas. Muitas filas.

Tudo isso é previsível em uma CCXP e a edição de 2022 – que atraiu quase 300 mil pessoas em quatro dias – não decepcionou em nenhum destes quesitos. Passada uma semana do encerramento, vale uma avaliação do megaevento.

Em primeiro lugar, após de dois anos de ausência por causa da pandemia (houve versões on line, bem intencionadas, mas obviamente aquém da coisa de verdade), a maior Comic Con do planeta estava absolutamente lotada na edição deste ano.

As filas começavam já nos transfers que saem da estação Jabaquara – e que, a bem da verdade, já faziam a galera entrar no clima, graças a um guitarrista tocando temas de Game Of Thrones, Darth Vader e muitos outros enquanto o pessoal esperava.

Mais filas para entrar chegando na São Paulo Expo, que desaguavam em novas filas para efetivamente entrar no saguão, onde – adivinhe? – havia filas para as atrações, os palcos e até para as lojas. Mas, não se engane, nenhuma das longas linhas desanimou os presentes ou tirou o brilho da CCXP.

A não ser, talvez, a do Palco Thunder. Isso porque a maioria das pessoas que consegue entrar ali no primeiro evento não sai mais, o que faz com que as filas do lado de fora praticamente não se movam e não adianta chegar com antecedência de duas ou três horas pro evento que se quer ver: você vai ficar na fila, do lado de fora.

Felizmente, quase todos os convidados que passam pelo Thunder são posteriormente levados ao Palco Omelete, no meio do evento e muito mais democrático. Então, se você não for um dos que entrou mais cedo, a dica é mesmo ficar de olho no Palco Omelete, até porque o que acontece dentro do Thunder fica dentro do Thunder: o telão não transmite paro lado de fora o que está ocorrendo.  

É fato que nem todo mundo faz os dois palcos – Bruna Marquezine e Xolo Maridueña, por exemplo, apareceram “de surpresa” no Thunder e não tiveram contato com o povão do lado de fora.

Mas, ainda assim, quem está lá fora tem a oportunidade de ter contato com todo o resto do evento, o que é melhor do que quem fica só dentro do Thunder, não?  E atrações nesta edição não faltaram.

Os destaques de 2022

Em primeiro lugar é bom deixar claro que a CCXP como um todo é fantástica, enxergar o evento como fatos individuais com certeza acaba reduzindo algo grandioso. Tudo ali se completa e suplementa nos quatro dias: os desenhistas do Artist Alley, as mesas redondas, os cosplayers que circulam por todos os ambientes, enchendo os olhos e se fazendo fotos com quem os admira.

E as lojas, todas focadas no universo geek – neste ano, além das mais pops como Marvel e Harry Potter,  teve até unidade da popular Pernambucanas só vendendo artigos nerd.

Mas, isso posto, é impossível não fazer alguns registros, como as “cabines de exibição” de trailers (Avatar e Homem Formiga, com trailer e ambiente decorado, e posters no final, estão entre os que chamaram atenção), os ambientes e trailers exclusivos, e os convidados especiais.

Então, vamos a alguns destaques:

– Foram lançados os trailers de Indiana Jones e o Chamado do Destino e de Transformers, o Despertar das Feras – este último, com a presença da “voz” brasileira de Optimus Prime, o dublador Guilherme Briggs. 

– No painel com o chefão da Marvel Kevin Feige e a atriz Zoe Saldaña (Gamorra), foi lançado o trailer do terceiro filme de Guardiões da Galáxia .

– Além do trailer que dava pra assistir na cabine com entrada imitando o equipamento do Homem-Formiga (na qual a galera também podia irar fotos dentro do reino quântico), teve painel com presença de Paul Rudd (Antman), Jonathan Majors (Kang), Evangeline Lilly (Vespa) e o diretor Peyton Reed, no qual foi mostrado um teaser exclusivo para a CCXP22, duas cenas inéditas e os três primeiros minutos do filme (só viu quem estava no painel, porque esse conteúdo inicialmente não foi divulgado fora dali). 

– O ator mexicano Tenoch Huerta, o Príncipe Namor em Wakanda Forever, apareceu de surpresa no evento e conquistou a galera, principalmente quando revelou que não sabia nadar quando foi escalado para o papel e arrancou risadas de todo mundo;

– A Disney mostrou cenas inéditas da animação Elementos e teaser da terceira temporada de Mandalorian. Por sinal, Pedro Pascal, que foi pro evento pra falar de The Last of Us, acabou falando desta temporada e se assumiu como “spacial daddy”

– A Maurício de Sousa Produções divulgou trailer da biografia do octagenário cartunista, estrelada pelo multifacetado Mauro Sousa, um dos dez filhos do cartunista.  Também foram divulgadas imagens do live action Franjinha e Milena em Busca da Ciência, parceria da MSP com o Cartoon Network, e teasers do live action de Turma da Mônica Jovem  e da animação Astronauta: Propulsão (esta última em parceria com a HBO Max);

– Em tempo, também foram anunciados que haverá cinco títulos das Graphic MSP no ano de 2023 e houve um painel maravilhoso sobre os dez anos do selo capitaneado pelo editor  Sidney Gusman com diversos autores das Graphic Novels – entre os quais Vitor Caffaggi, que arrancou risos ao revelar que em um primeiro momento “estava cagando pro Franjinha”, se referindo a uma certa aversão em relação ao personagem tema da última Graphic desenhada e roteirizada por ele. Aversão absolutamente superada, com um resultado excelente, diga-se;

Na participação surpresa de Xolo Maridueña e Bruna Marquesine, foi revelada a primeira arte oficial do filme Besouro Azul, que sai no ano que vem;

Entre os vários lançamentos da Netflix, foi divulgado o trailer de The Witcher: a origem (Sophia Brown, Laurence O’Fuarain e Joey “Jaskier” Batey , do elenco, estiveram na CCXP) e uma cena deletada de Sandman – além do autor Neil Gaiman, em vídeo, mandando um recado pros fãs brasileiros e adiantando que a mais nova dos perpétuos, Delírio, estará na segunda temporada;

– Jenna Ortega (Wandinha) e Gwendoline Christie (a diretora do colégio da série, bem como Lucifer em Sandman e eterna Lady Brienne de Tarth de GOT) roubaram a cena na CCXP.

Jenna falou sobre o fenômeno Wandinha, a admiração por Cristina Ricci e muito mais. Aliás, a ala da Netflix sobre Wandinha, com uma “Mãozinha gigante” e presença de uma cosplayer de Wandinha permanente (havia muitas no evento) foi um dos mais procurados pra fotos;

– Rodrigo Santoro esteve na CCXP mostrando cena dele com Sarah Michelle Parker em Wolfpack , e também teve trailer de Teenwolf: The Movie (por sinal, se ouvia uivos o tempo inteiro dependendo do lugar em que você estivesse na CCXP…);

– Com presença dos atores Pedro Pascal, Bella Ramsey, Gabriel Luna e Merle Dandrigge, e dos produtores executivos Craig Mazin e Neil Druckmann, a HBO Max divulgou trailer de The Last of Us;

– Sem serem esperados, Joe Locke e Kit Connor, de Heartstopper, marcaram presença, arrancaram suspiros e arranharam frases em português na Comicon. Também de surpresa apareceram no estande da Globoplay três atrizes da série da Turma da Mônica: Becca Guerra (Denise), Emily Naiara (Milena)  e Giulia Benite (Mônica);

– Depois de ter sido convidado para tocar um violão que não estava microfonado e ter que deixar pra próxima vez,  Noah Centineo (O Recruta) deu show de simpatia e no final da entrevista no palco Omelete driblou a própria segurança para descer no meio dos fãs e tirar fotos com eles;

– Jon Landau e Zoe Saldaña mostraram 18 minutos com cenas de Avatar: O Caminho da Água, continuação do sucesso de James Cameron que estreia agora em dezembro;

– A Amazon levou Prime Dónal Finn, Ceara Coveney e Kate Fleetwood para conversar com o público e mostrou duas cenas da próxima temporada de A Roda do Tempo,  além de ter mostrado trayler da terceira temporada de Jack Ryan . E, terminando em alto estilo, revelou trailer de Gen-V, que promete ser uma sanguinolenta spin-off do ótimo The Boys – que por sinal também teve um stand muito bacana na comicon.

John Wick 4 teve poster revelado e presença de Keanu Reeves, simpaticíssimo com o público – beijou o chão, recebeu em ambos os palcos – Thunder e Omelete  – a saudação “You´re Breathtaking” e respondeu o tradicional “What? YOU ARE BREATHTAKING”, e teve paciência quando não entendeu duas questões  em virtude do inglês fraquinho de uma apresentadora (com todo respeito à profissional).

Também revelou que no filme usou nunchakus pela primeira vez e, em outro momento,  deu detalhes sobre a História em Quadrinhos que criou com o brasileiro Rafael Grampá, batizada de BRZRKR.

A turma do Porta dos Fundos –  Fábio Porchat, Antonio Tabet, Evelyn Castro e João Pimenta  – lançou em primeira mão o novo trailer do especial O Espírito de Natal, com mais cara de terror do que humor, é bom frisar. 

Cris Pine e Hugh Grant também foram presença marcante na CCXP, divulgando  Dungeons & Dragons: Honra entre ladrões. Dois clipes e um vídeo exclusivo de bastidores foram exibidos – este último, com trechos de como a equipe de efeitos criou o visual dos monstros do filme. Aliás, o stand do filme também atraiu muita gente, com direito a arco e flecha, uma cabine de fotos com machados, espadas e outros artefatos, e miniaturas dos personagens clássicos da Caverna do Dragão. 

E teve mais, muito mais. O veredito, com certeza, foi extremamente positivo. Imaginem como, então, será em 2023, quando se completa uma década de CCXP! É esperar pra ver. E se tiver que esperar em fila, não titubeie: vale a pena.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.