The Yellow Kid vs That Yellow Bastard

Round 1: História/Argumentos – Publicado de 1895 a 1898 em jornal, The Yellow Kid (no Brasil, o Garoto Amarelo)  mostrava a vida em uma favela de Nova York, segundo o autor supostamente para educar os leitores sobre a vida na pobreza. As histórias, porém, eram fraquinhas e puxavam mais para o lado pitoresco da pobreza, fazendo piadinhas por vezes bobas. That Yellow Bastard (no Brasil, “O Assassino Amarelo) é um psicopata cruel criado por Frank Miller na série Sin City – originalmente, em um arco de seis edições, de fevereiro a julho de 1996). Filho de um político, o personagem é demoníaco e se transforma em algo pior quando um policial salva uma garotinha das garras dele. A história é forte e tem um final com certa dose de justiça, mas longe de ser feliz. Vitória de That Yellow Bastard, por pontos.

Round 2: Visual – Propositalmente ou não, os dois personagens são contundentemente feios, com designs toscos e constantemente desproporcionais – o que até vai bem pro propósito do psicopata, nem tão bem pra alguém que quer gerar simpatia. Mas, sério, difícil escolher um visual melhor, hein? Empate feioso.

Round 3: Fight – Essa é covardia. O sujeito já tem “assassino” no nome em português, é um psicopata e, considerando-se o que aprontou com outras crianças em Sin City antes de ser morto, não sobraria nenhum pedaço do Yellow Kid. Vitória arrasadora de That Yellow Bastard.

 

Round 4: Popularidade/Merchã – Nessa é o Garoto Amarelo quem arrebenta. OK, That Yellow Bastard virou personagem de um filme (de Sin City) e um action figure de gosto duvidoso. Mas The Yellow Kid aparece em centenas de livros e trabalhos acadêmicos por ter sido o primeiro personagem de HQs dos EUA (alguns dizem do mundo, equivocadamente), foi o primeiro personagem a ter merchandising maciça (brinquedos, canecas, bonecos, relógios, marionetes e tudo isso antes de 1900!) e, apesar de não ter filme, ganhou homenagem como personagem da Terra -616 da Marvel Comics – chamado pelo nome de batismo, Mickey Dugan, ele aparece em HQs dos Runaways como um integrante dos grupo Street Arabs. Ah, também teve versão vampiro monstruoso em Blade . Vitória acachapante de The Yellow Kid.

Placar final: 2 x 2, empate com sorriso amarelo.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.