Round 1: História/Argumentos – Criado em 1986, pela Hannah Barbera, Cavalo de Fogo (Wildfire) conseguia viajar entre um rancho em Montana e o reino Mágico de Dar-Shan, onde ajudava (a princesa) Sara a lutar contra a maligna Lady Diabolin, os goons, espectros demoníacos e outras criaturas. Além de viajar entre reinos, o cavalo mágico carregava a menina nas costas, podia falar (como todos os demais de Dar-Shan) e era bem inteligente.
Pé-de-pano (Sugarfoot) também carregava o Pica-Pau nas costas. E constantemente chorava quando estava em apuros, mas de alguma forma sempre se livrava deles. Estreou em 1954 em dois desenhos solo feitos pelo criador do Pica-Pau, Walter Lantz, e em 1958 começou a aparecer em episódios do famoso pássaro. Não falava tanto como Cavalo de Fogo: na verdade, em todos os desenhos só falou/repetiu uma frase: I hate him (“eu o odeio”). Por vezes começava às aventuras – não por opção – como cavalo de bandido e, ainda que não viajasse entre mundos, viveu aventuras em diferentes momentos da história: Velho Oeste, Idade Média e nas décadas de 1950 a 1970. Na prática, os argumentos de Pé de pano eram mais variados do que os do Cavalo de Fogo e o cavalo branco era mais eficiente que o garanhão: Pé de pano sempre escapava do apuro ou se dava bem no final do desenho, enquanto o desenho do Cavalo de Fogo terminou sem que ele levasse Sara de volta ao trono. Vitória de Pé de pano, sem choro.
Round 2: Visual. Os dois desenhos são bem coloridos e, ainda que como equino Cavalo de Fogo tenha um visual mais arrojado (em contraste com aquele chapeuzinho esquisito usado por Sara), a qualidade do desenho dos anos de 1980 deixava um pouco a desejar. Apesar da temática de fantasia gerar mais possibilidades, a variedade dos personagens e cenários dos desenhos de ambos é equivalente, com vantagem pequena de Cavalo de Fogo. Por outro lado, Pé de pano – que sequer era branco no desenho de estreia – teve traços diferentes e evoluiu. Empate técnico
Round 3: Popularidade/Merchã – Cavalo de Fogo tem um público fiel e muita gente ainda se se lembra da musiquinha, provavelmente mais pelo fato de SBT ter repetido os 13 episódios do desenho por anos a fio (Foi quando correndo eu vi/um cavalo de fogo ali/que tocou meu coração/quando me disse então/que um dia/rainha eu seria). Teve brinquedinho do Cavalo de Fogo, aqui no Brasil tem gente que vende umas camisetas e até lançou uma imitação de Funko Pop com ele. Pé-de-pano também teve brinquedos, camisetas e tem um fã-clube muito mais amplo. Apareceu em dois desenhos animados “avulsos” de Lantz, 15 episódios do Picapau (14 entre 1958 e 1972 e um em The Woody Woodpecker Show, em 1964) e ainda teve os dois primeiros desenhos relançados dentro da série Mãe e Pai (Maw and Paw), para a qual na dublagem brasileira foi rebatizado de “Ferradura”. Também está no videogame Woody Woodpecker in Waterfools, de 2008, e é bem mais conhecido que Cavalo de Fogo pelo público mais jovem, já que os desenhos do Pica-Pau ainda passam na TV com direito a reprises antigas, bem como os episódios dele estão no Youtube. Há até figurinhas de whatsapp onde ele aparece ao lado do Picapau. Por fim, vale lembrar que o desenho (do) Cavalo de Fogo foi cancelado antes da conclusão da história, porque não atingiu a popularidade esperada pela HB. Vitória folgada de Pé de pano
Round 4: Fight – Cavalo de Fogo é maior, mais forte, mais inteligente. Pé-de-pano provavelmente cairia no choro e talvez até ganhasse um abraço em vez de um coice, mas não há dúvida de quem ganharia aqui. Vitória de Cavalo de Fogo.
Placar final: 3 x 2 para Pé de Pano, que vence por cabeça!
Comentar