Scooby Doo é o desenho com mais tempo contínuo de exibição na história da televisão. É o único personagem de desenho animado que foi batizado indiretamente pelo cantor Frank Sinatra. É considerado por muitos como uma espécie de precursor animado de Arquivo X. Mas o que realmente chama atenção de fãs de desenho animado (e também de muita gente que não gosta do desenho) é a famosa lenda de que Salsicha é maconheiro. E o primeiro filme de Scooby – que estreou no Brasil em 4 de outubro de 2002 – explora a lenda da melhor forma possível: fazendo graça dela.
Pra quem nunca ouviu falar nesta história que muitos juram de pé-junto ser verdade, ela é a seguinte: Salsicha, o magricela amigo de Scooby, seria um usuário da erva maldita, afinal o sujeito é magrinho e vive faminto, escuta um cachorro falar e ainda vê fantasmas! Pra não mencionar as calças bocas-de-sino e o furgão psicodélico.
É claro que trata-se de uma balela, bem sacada, mas ainda assim uma das muitas mentiras que aquele pessoal que adora ver duplo sentido em tudo enxerga em qualquer lugar (vide outras lendas em torno de desenhos como Popeye, Smurfs, Caverna do Dragão…). Afinal, se Salsicha está delirando quando ouve Scooby e vê fantasmas, todos os demais personagens do desenho – incluindo policiais e autoridades em geral – também estão “doidões”.
Quanto à calça de sino e ao furgão, trata-se da genialidade de da dupla Hanna & Barbera em “sacar” os ícones da época e colocar em um desenho fantástico, que realmente poderia ter sido um precursor de Arquivo X. Afinal, quando foi apresentado para a CBS, em 1969, o desenho era bem mais sombrio e detetivesco e o cachorro mal aparecia.
Mas um executivo da rede, Fred Silverman, responsável pela programação para crianças, sugeriu mudar o tom para a comédia e apostar mais no cachorro, que nào tinha nome. O próprio Silverman, então, batizou-o em homenagem à interpretação de Frank Sinatra na música Strangers in The Night (no finalzinho Frank canta “scoby-doo-by-doo, la, la, la, la, la…).
Mas o fato é que, independentemente de tudo isso, a lenda do Salsicha maconheiro sempre rendeu boas risadas entre os fãs. Então o roteirista James Gunn resolveu escrachar no filme, fazendo piadas que só são entendidas por aqueles que conhecem a lenda. Por exemplo: logo no começo do filme, ao som do jamaicano Bob Marley (conhecido incentivador do uso da planta), aparece o furgão da turma – a Máquina do Mistério – e de dentro dele sai uma estranha fumaça. A câmera se aproxima e o espectador descobre que Salsicha e Scooby estão fazendo um inocente churrasco dentro do furgão…
Em outra cena, Salsicha afirma a uma moça que o nome dela é seu nome favorito entre todos os existentes. Ela se chama… Mary Jane, um dos apelidos dados à maconha nos Estados Unidos (derivado do espanhol Mariajuana). Mais uma referência: em determinada cena, Salsicha é o único de sua turma a não ser afetado por uma misteriosa fumaça verde tóxica.
Também há pelo menos duas cenas em que outra “lenda”, esta mais passível de ser verdade segundo alguns dos próprios envolvidos no desenho de Scooby, é explorada: a até então suposta homossexualidade da baixinha Velma. Estas cenas, porém, foram cortadas pelo menos lá nos States.
Em uma, Velma é possuíida por um fantasma e beija Daphne. Em outra, ela olha para Fred e Daphne e começa a cantar “Can’t Take My Eyes Of You” olhando mais para a moça do que para Fred. Estas cenas, porém, ficaram só no DVD do filme.
Tiradas de duplo sentido e cenas cortadas à parte, o filme de Scooby deve agradar “a toda família”. A começar pelas caracterizações perfeitas de Salsicha e Velma (Matthew Lillard e Linda Cardellini), impagáveis. Fred Prinze Jr. e Sarah Michelle Gellar não ficaram tão bem assim como Fred e Daphne, mas estão passáveis. Já Scooby é pura animação gráfica, o que possibilita fidelidade total ao desenho, inclusive à famosa cena dos biscoitos Scooby.
A história do filme? Típica: a prima de Salsicha some misteriosamente e há suspeitas de que fantasmas e monstros estão por trás do mistério. Mas na verdade o culpado é…Charlie, o Robô do Parque de Diversões!
Brincadeira, não deu pra resistir a usar o bordão de Fred e um vilão clássico do desenho. Para saber quem é o vilão de verdade, só mesmo assistindo ao filme!
Comentar