Os Passarinhos

Em 2009, enquanto esperava pelo início de uma reunião, o cartunista Estevão Ribeiro desenhou ao acaso dois passarinhos em uma folha. O autor achou que o traço dos personagens era bonito e pensou que poderiam render boas histórias.

Na sequência, Estevão começou a pensar no conteúdo de uma tira com a dupla e, após uma análise daqueles que faziam sucesso no meio  internacionalmente – como Calvin & Haroldo, Snoopy e Mafalda – optou por utilizar argumentos com o que definiu como “humor mais acessível possível”.

As tiras foram publicadas inicialmente em blog (http://ospassarinhos.wordpress.com) e ganharam inúmeros fãs, chamando a atenção da revista Mad, que passou a publicar os personagens. Estevão também recebeu proposta para a publicação de um livreto de tiras pela Balão Editorial (lançado no início de 2010) e assinou contrato com a Intercontinental Press, agência que representa as tiras de diversos autores junto a clientes publicadores (jornais, revistas e empresas de entretenimento).

Lendo rapidamente pode parecer uma história de um cartunista de sorte, mas pensar assim é ledo engano.  Estevão Ribeiro é roteirista, quadrinista e escritor – e batalhou muito antes de conseguir viver de sua arte: já fez picolés, carregou caixas de cervejas nas costas, entregou contas de luz, trabalhou em gráficas, nos jornais Notícia Agora, A Tribuna (ES) e Jornal do Brasil (RJ).

Até então a criação mais conhecida do autor capixaba era o personagem para quadrinhos Tristão, publicado em alguns jornais e coletâneas. Ribeiro também faz esporadicamente roteiros para a Turma da Mônica e é autor de um romance autobiográfico (Enquanto Ele Estava Morto).

Questionado ainda em 2009 sobre o sucesso de Os Passarinhos, disse, em uma análise realista: “Faço quadrinhos há dez anos e escrevi muita coisa, investi muito no ofício de quadrinista. Os Passarinhos surgiram agora, mas talvez eu só tenha alcançado a maturidade pra desenvolvê-los após anos de experimentações em diversas áreas, de projetos, portas fechadas na cara, estudos involuntários ou forçados. Os Passarinhos demoraram dez anos para nascer.”

Importante ressaltar que a turma dOs Passarinhos ganhou um reforço de peso: Neil Gaiman, autor dos quadrinhos de The Sandman e um dos mais conceituados escritores de fantasia do mundo ocidental. Isso porque, como um dos personagens principais da tira – o passarinho Hector – é escritor em início de carreira, Ribeiro fez uma tira na qual Neil, ou melhor, Piu Gaiman, aparece em participação especial.

“Hector é um passarinho escritor e eu sempre que posso o coloco nas enrascadas que ouço nos bastidores de lançamentos, e uma das piores coisas é ter dois lançamentos no mesmo dia. Pior ainda se um for muito famoso e o outro é um desconhecido. Então pensei na minha situação: Se eu estivesse lançando um livro, qual seria a última pessoa que eu queria numa mesa ao lado autografando? Neil Gaiman! Então, coloquei o Hector nessa situação, com uma versão “Passarinho” do personagem: Piu Gaiman.”

A tira (com versão em inglês) chegou ao conhecimento de Gaiman, que a comentou em seu twitter: “Hector e Afonso são dois pássaros. Hector quer ser um escritor. Eu sou, hã, um escritor passarinho convidado”.

Foi o suficiente para aumentar de maneira exponencial as visitas ao blog dos personagens e o interesse em torno da passarinhada.

Gaiman, por sinal, não foi o único grande nome dos quadrinhos fantásticos homenageado por Estevão Ribeiro: Alan Moore também ganhou sua versão alada, o cabeludo Alan Own.

Enredo

Como toda boa tira, Os Passarinhos brincam com as mais diversas situações utilizando o bom humor. O tema fixo gira em torno da vontade de Hector em ser escritor, o que gera inclusive diversas participações especiais de escritores da vida real transformados em animais diversos. Estevão também faz constantes homenagens a cultura pop, que enriquecem sobremaneira a tira (Charlie Brown, Garfield e até o filme Avatar já foram homenageados).

Há ainda algumas divertidas séries, que volta e meia dão o ar da graça, entre os quais destaca-se “Empregos humilhantes do Hector”, que mostram os maus bocados enfrentados pelo passarinho enquanto não se firma como grande escritor. Enfim, com um traço agradabilíssimo e um humor que varia entre o engraçado e a crítica bem-feita ao comportamento humano, Os Passarinhos é uma daquelas tiras apaixonantes que quando não gera gargalhadas, garante um bom riso. Merece ser lida.

Personagens

Hector – É o passarinho menor e mais gorducho da dupla principal, é um sonhador que quer vencer na vida como escritor e se preocupa em ser mais do que um simples pássaro. Às vezes é bastante ingênuo, em outras chega a ser filosófico. Estevão Ribeiro reconhece que há muito dele, autor, no passarinho que é a estrela da tira.

Afonso – O outro protagonista passarinho é mais pé no chão (ou no galho, pontua Estevão Ribeiro), um pouco cético e, por vezes, sarcástico. Alto e magro, é constantemente o contraponto de Hector.

Dona Carmem – Mãe de Hector, sempre pronta a passar a asa na cabeça do filho.

Alan, o superfã – Tem em Hector seu maior ídolo. Só lamenta que o passarinho escritor não quer entrar no mundo dos quadrinhos.

Paulo, o Coelho – Engraçada paródia do mago e escritor Paulo Coelho, cujo rosto inclusive pode ser facilmente enxergado no desenho do orelhudo. É odiado por Hector em virtude de seu sucesso.

Garoto-Ovo – O nome já diz tudo.

 

Migalhas – O gato acostumado ao conforto do mundo moderno que pretende almoçar os passarinhos.

A Gata Triste – Uma das sacadas de Estevão para brincar com escritores famosos, é uma gata que escreve sobre suspense e que se interessa pelo trabalho de Hector. E por ele, depois que descobre se tratar de um delicioso passarinho…

 

Curiosidade: Paulo gostou do Coelho

Paulo, o Coelho, ganhou um fã inesperado: o próprio autor do Diário de um Mago, de quem é paródia. O escritor visitou o blog de Estevão Ribeiro, gostou do que viu e chegou até mesmo a usar a tira para ilustrar um texto que escreveu sobre o porquê muitas pessoas não gostavam dele.

Criação:

Em

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.