Turma do Xaxado

Em 20 de janeiro de 1998, apareceu pela primeira vez nas páginas do jornal A Tarde, da Bahia, as tirinhas de um personagem chamado Xaxado, criado pelo cartunista Antonio Cedraz. Com traço infantil “fofinho” e com argumento muito bem-humorado que trazia sempre histórias e cultura típica do Nordeste, Xaxado e sua turma logo conquistaram os leitores do jornal e quatro meses depois estava diariamente nas páginas do caderno de cultura do A Tarde.

A Turma do Xaxado ganhou projeção nacional e publicações em livretos, revistas de diversão e tiras publicadas em diversos jornais do país. Também foi publicada em Angola, Cuba e Portugal.

Cedraz, que faleceu em 2014, aos 69 anos, também ganhou prêmios seis HQMix – como Melhor Álbum Infantil ou Melhor Revista Infantil de Quadrinhos – e foi reconhecido com o troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional, em 2002.

 

Enredo

A Turma do Xaxado retrata a vida rural do nordeste mostrando o cotidiano  do sertanejo sob os mais diversos aspectos: o dia a dia, a relação com a terra, as lendas e mitos (o saci pererê é parte integrante da “turma”), a seca e muito mais.

Ao se observar as tiras é impossível não se lembrar das historinhas do Chico Bento, de Maurício de Sousa, com seu jeito caipira de ser. A diferença é que Xaxado é um caipira extremamente regional – é neto de um cangaceiro que vivia com o bando de Lampião – e os argumentos são originais, cheios de humor, reflexão e até crítica social. As semelhanças se resumem ao fato de ambos viverem uma vida simples em regiões interioranas.

“Na verdade, o Xaxado resgata a minha infância no interior (da Bahia, em Miguel Calmon, onde o autor nasceu em 1945). Periodicamente, vou até lá visitar meus parentes e amigos. Mas para criar a turma viajei com outro propósito. Passei vários dias olhando tudo de outro modo, pesquisando a fala e os modos do povo. Fui às feiras livres, fotografei cenários e indivíduos, li revistas e material sobre o campo; e de posse de um bom material passei a compor os tipos, Zé Pequeno, Marieta, o Padre, Arturzinho…”, dizia Cedraz.

Personagens

Além do herói Xaxado, que é um garotinho inteligente e sensível que vive na roça, completam o elenco:

Zé Pequeno – amiguinho de Xaxado que mora no sítio ao lado. Muito simples e extremamente preguiçoso.

Marines – Uma menina da vila, com grande consciência ecológica, que namora com Zé Pequeno.

Marieta – a sabe-tudo da turma. “CDF” e metida a corrigir o que todo mundo fala.

Arturzinho – o “riquinho”. Filho de um fazendeiro abastado, gosta de contar vantagem e é muito vaidoso.

Seu Enoque e dona Fulô – os pais de Xaxado

Capiba – Irmão de Marinês, o menino sonha em ser um cantor famoso como Luiz Gonzaga, o rei do baião.

O padre da vila, o saci, o porco Linguicinha, o jumento Veneta, a galinha Odete e o cachorro Rompe-Ferro são outros personagens fixos da turma.

Curiosidade – Xaxado animado

EM 2015, um ano após a morte do autor, a Turma do Xa­xado foi transformada em desenho animado. Foram 26 episódios de curta duração (um minuto cada), com “produção 100% baiana”: os desenhos foram feitos pela Liberato Pro­duções Culturais e exibidos na TVE Bahia. Cedraz chegou a acompanhar a pré-produção e dizia que as animações eram um sonho realizado. Alguns episódios, bem divertidos,  podem ser encontrados no Youtube.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.