Em 20 de janeiro de 1998, apareceu pela primeira vez nas páginas do jornal A Tarde, da Bahia, as tirinhas de um personagem chamado Xaxado, criado pelo cartunista Antonio Cedraz. Com traço infantil “fofinho” e com argumento muito bem-humorado que trazia sempre histórias e cultura típica do Nordeste, Xaxado e sua turma logo conquistaram os leitores do jornal e quatro meses depois estava diariamente nas páginas do caderno de cultura do A Tarde.
A Turma do Xaxado ganhou projeção nacional e publicações em livretos, revistas de diversão e tiras publicadas em diversos jornais do país. Também foi publicada em Angola, Cuba e Portugal.
Cedraz, que faleceu em 2014, aos 69 anos, também ganhou prêmios seis HQMix – como Melhor Álbum Infantil ou Melhor Revista Infantil de Quadrinhos – e foi reconhecido com o troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional, em 2002.
Enredo
A Turma do Xaxado retrata a vida rural do nordeste mostrando o cotidiano do sertanejo sob os mais diversos aspectos: o dia a dia, a relação com a terra, as lendas e mitos (o saci pererê é parte integrante da “turma”), a seca e muito mais.
Ao se observar as tiras é impossível não se lembrar das historinhas do Chico Bento, de Maurício de Sousa, com seu jeito caipira de ser. A diferença é que Xaxado é um caipira extremamente regional – é neto de um cangaceiro que vivia com o bando de Lampião – e os argumentos são originais, cheios de humor, reflexão e até crítica social. As semelhanças se resumem ao fato de ambos viverem uma vida simples em regiões interioranas.
“Na verdade, o Xaxado resgata a minha infância no interior (da Bahia, em Miguel Calmon, onde o autor nasceu em 1945). Periodicamente, vou até lá visitar meus parentes e amigos. Mas para criar a turma viajei com outro propósito. Passei vários dias olhando tudo de outro modo, pesquisando a fala e os modos do povo. Fui às feiras livres, fotografei cenários e indivíduos, li revistas e material sobre o campo; e de posse de um bom material passei a compor os tipos, Zé Pequeno, Marieta, o Padre, Arturzinho…”, dizia Cedraz.
Personagens
Além do herói Xaxado, que é um garotinho inteligente e sensível que vive na roça, completam o elenco:
Zé Pequeno – amiguinho de Xaxado que mora no sítio ao lado. Muito simples e extremamente preguiçoso.
Marines – Uma menina da vila, com grande consciência ecológica, que namora com Zé Pequeno.
Marieta – a sabe-tudo da turma. “CDF” e metida a corrigir o que todo mundo fala.
Arturzinho – o “riquinho”. Filho de um fazendeiro abastado, gosta de contar vantagem e é muito vaidoso.
Seu Enoque e dona Fulô – os pais de Xaxado
Capiba – Irmão de Marinês, o menino sonha em ser um cantor famoso como Luiz Gonzaga, o rei do baião.
O padre da vila, o saci, o porco Linguicinha, o jumento Veneta, a galinha Odete e o cachorro Rompe-Ferro são outros personagens fixos da turma.
Curiosidade – Xaxado animado
EM 2015, um ano após a morte do autor, a Turma do Xaxado foi transformada em desenho animado. Foram 26 episódios de curta duração (um minuto cada), com “produção 100% baiana”: os desenhos foram feitos pela Liberato Produções Culturais e exibidos na TVE Bahia. Cedraz chegou a acompanhar a pré-produção e dizia que as animações eram um sonho realizado. Alguns episódios, bem divertidos, podem ser encontrados no Youtube.
Comentar