Garfield

Em 1969, o jovem Jim Davis foi contratado para ser assistente do cartunista Tom Ryan, na tira Tumbleweeds. Davis, nascido em Indiana em 28 de julho de 1945 e formado em Negócios e Artes pela Ball Street University, logo tomou gosto pela coisa e criou seu próprio personagem, um inseto chamado Gnorm Gnat. O sucesso de Jim, no entanto, começou quando ele criou um gato gordo que adorava lasanha, ao qual batizou como Garfield.

Na verdade, a primeira tirinha com o nome do gato em destaque era uma releitura – com desenho e texto atualizados – da tira inicial de uma série que Jim Davis já havia publicado dois anos antes, em 1976, em um jornal de pequeno porte, The Pendleton Times. Chamada de “Jon”, a série era focada na vida do dono do gato, mas o autor percebeu que o felino, que nem sempre aparecia naquele trabalho, era mais interessante que o dono.

Assim, a tira centrada em Garfield foi publicada pela primeira vez em 19 de junho de 1978, em 41 jornais. Nela o (então) cartunista Jon Arbuckle rompe a terceira parede e se apresenta aos leitores, tendo ao lado o (bem mais) gordo e cético gato Garfield.

Conquistando rapidamente o público, Garfield foi crescendo e passou a ser publicado em mais de 2,5 mil jornais de todo o mundo – traduzida para pelo menos 26 línguas – e lida por quase 3 milhões de pessoas diariamente. Para dar conta de tanta demanda, Jim Davis – assim como outros quadrinistas com personagens de renome – montou uma equipe de roteiristas e argumentistas (entre eles o criativo Mark Evanier, de Groo) para trabalhar com o gato e companhia limitada.

Garfield também virou desenhos animados, videogame e uma centena de produtos de merchandising vendidos em dezenas de países. O personagem também estrelou vários longa metragens em animação e pelo menos dois live actions misturando animação com atores reais, em 2004 e 2006, nos quais o ator Bill Murray deu voz ao felino.

 

Enredo

Nascido em uma cozinha italiana, Garfield é um gato gordo e preguiçoso que adora lasanha – apesar de comer todo e qualquer outro alimento que não seja ração. Ele vive, a maior parte do tempo, com o dono Jon Arbuckle, a quem adora atazanar.

Além de comer, dormir e amolar o dono, o gato também ama maltratar o cachorro Odie, que nem sempre entende o que está ocorrendo. A maioria das tiras se passa na casa de Arbuckle, na fazenda dos pais do humano  ou em uma das tentativas de viagem do pobre Jon, ou ainda em tentativas de se ir ao veterinário.

Personagens

Além de Garfield, Jon e Odie, os principais personagens da tira o amigo de Jon, Lyman (originalmente era o dono de Odie); a família (caipira) Arbuckle; a veterinária Liz, por quem Jon é apaixonado (e que geralmente o despreza como todas as outras integrantes do sexo feminino); a gata Arlene, por quem Garfield tem uma quedinha, e o gatinho Nermal, a quem Garfield tem vontade de esganar por ser “tão fofo”.

 

Curiosidade: Jim Davis teve 25 gatos

Inspiração para criar Garfield não faltou para Jim Davis. O autor teve, de uma vez só, 25 gatos. Toda essa “gataiada” vivia na fazenda da família Davis, em Indiana, e tinha toda atenção de Jim e de seu irmão, Doc (que inspirou o irmão de Jon Arbuckle na tira).

A maioria dos felinos, conta Jim, tinha o mesmo “nome”: cat (gato, em inglês). Ironicamente, depois que se mudou para a cidade e ficou rico graças a Garfield, Jim deixou os gatos de lado. É que a esposa do quadrinista, Carolyn, é alérgica a bichanos.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.