Desde o meio-dia desta quinta-feira (4) até a noite de domingo (7), a cidade de São Paulo é a capital geek do mundo. Afinal nestes quatro dias ocorre a 12ª edição da Comic-Con Experience (a popular CCXP), já considerada há alguns anos o maior evento de cultura pop de todo planeta – a expectativa deste ano é que pelo menos 300 mil pessoas passem pelo São Paulo Expo, onde ocorre o evento. Assim como ocorreu em edições anteriores, o volume de atrações da CCXP25 é enorme e promete agradar todas as tribos.
No Artist´s Valley, espaço onde quadrinistas expõem, vendem e autografam trabalhos (além de conversar com os fãs) são 450 artistas confirmados. Entre os destaques estão brasileiros que fazem sucesso aqui e lá fora, como Mike Deodato (desenhista com inúmeros trabalhos para DC, Marvel, Image, Dark Horse Comics e outras), Jefferson Costa (artista de Jeremias – Pele; Superman O Mundo; Domingos), Bilquis Evely (Supergirl: Mulher do Amanhã; Sandman, vencedora do prêmio Eisner de Melhor Desenhista de 2025) e Frank Martin (colorista de Absolute Batman). Também há presença de medalhões como Fernando Gonsales (autor do quarentão Níquel Náusea) e Laerte (Piratas do Tietê, Overman).

Já entre os “importados”, gente como JM de Matteis (Moonshadow; Homem-Aranha: a Última Caçada de Kraven); Gerry Conway (co-criador do Justiceiro e autor da HQ A Morte de Gwen Stacy) e Elena Casagrande (Red Hulk; Viúva Negra). Confira aqui a lista completa dos artistas presentes.
Os grandes estúdios de cinema e streaming se fazem presentes com uma série de ativações e novidades, além da presença de atrizes, atores e diretores. Já neste primeiro dia – quem foi ontem ao spoiler night já havia visto em primeira mão – um dos destaques foi o stand da Warner Bros. dedicado ao filme da Supergirl, que estreia em 2026 (por sinal é baseado na já citada obra desenhada pela brasileira Bilquis Evely, que na abertura do evento falou no Palco Thunder).

No stand foi revelado – e pode ser conferido pelos visitantes – o uniforme que a atriz Milly Alcock utilizará no longa (bem como o logo da super-heroína) e até mesmo a arma de gancho que será empunhada pelo vilão Lobo (Jason Momoa).

As estrelas de Hollywood, uma das grandes atrações para os visitantes da CCXP, também marcam presença neste ano. Já nesta quinta deram o ar da graça, por exemplo, parte do elenco de Supernatural, comemorando os 20 anos da série no evento Road To Hell, Tom Wlaschiha (GOT e Stranger Things), Dominic Monaghan (O Senhor dos Anéis) e o ator brasileiro Rodrigo Santoro.


Também passam pela Comic-Com 2025, entre outros, Timothée Chalamet (Wonka e Marty Supreme) e integrantes dos elencos de de IT: bem-vindos a Derry, The Boys, Fall Out, A Corrida dos Bichos e Cangaço Novo.

E após uma edição 2024 com ausência notória de atores e atrizes de filmes Disney, Marvel, Pixel e Starwars (já que no ano passado a Disney – detentora dos quatro universos cinematográficos – promoveu no Brasil a sua primeira convenção própria, a D-23), a Disney+ confirmou que fará um painel com Walker Scobell, Leah Sava Jeffries, Aryan Simhadri e Charlie Bushnell. Todos eles do seriado Percy Jackson e os Olimpianos.
Um retorno aparentemente um pouco fraco, ainda mais com estreias como Homem Aranha: um novo dia e Vingadores: Doomsday previstas para o ano que vem. “Aparentemente” porque é comum aparecerem convidados surpresa na CCXP, então é melhor esperar para ver o que acontece.
Experiências, cosplays e muita coisa pra comprar
A CCXP desse ano está batendo recordes de participação de marcas e os visitantes terão acesso a inúmeras ativações e experiências imersivas. Entre elas destaque para a que acontece no (arrepiante) estande de IT: bem-vindos a Derry – que promete medo, brindes exclusivos e ação que transportam o público direto para o seriado.

Aliás, no primeiro dia do evento já ganhou destaque um cosplayer aterrorizante do palhaço Pennywise, que levantou o público. Os cosplayers da CCXP não só se expõem em palco para disputar o prêmio de melhor do evento, como circulam por todo o espaço do são Paulo Expo.

Extremamente caprichados, são um dos maiores destaques do festival (e, neste ano, houve mudanças de regras para eles).

Por fim, vale destacar que o público encontra na CCXP uma série de produtos exclusivos, dos mais diversos. A Panini, por exemplo, comercializa na feira quadrinhos com capas alternativas exclusivas e um boxe do Aranhaverso que só se encontra por lá.

Já a Funko trouxe para a edição 2025 a coleção das Guerreiras do K-Pop, série da Netflix que é a melhor e mais assistida animação do ano fora dos cinemas, e modelos exclusivos de Miles Morales, Batman e Harry Potter.
E a Iron Studios, como sempre, traz novas obras de arte (belíssimas estátuas) de todos os tamanhos, do mundo dos super-heróis e da fantasia.

Além de tudo isso, você ainda encontra na CCXP espaços dedicados a games clássicos e lançamentos, imersivas, novidades de animes, mangás, doramas, K-Pop, espaços medievais e, claro, comida, porque ninguém é de ferro. Como sempre ocorre no final do ano, para quem gosta do universo da cultura pop não há melhor lugar para ir que não seja a CCXP.
E quem não pode ir tem como opção conferir transmissões ao vivo dos “grandes momentos” no site da Comic-Con Experience . Não é igual, claro. Mas pelo menos fica um gostinho…
*Matéria ilustrada com fotos disponibilizadas pela CCXP2025




Comentar