Em 1997, a cartunista Laerte usou uma figura de um herói genérico – “só capa e músculos” – em um cartum. Posteriormente, resolveu desenvolver o personagem, transformando-o em uma caricatura de herói, e surpreendeu-se com o resultado: ganhou o prêmio HQMix de 1998 de melhor personagem e as páginas de diversos jornais, além de várias resenhas positivas e histórias publicadas na revista Cybercomix e no site da revista.
Overman também ganhou coletâneas e em 2006 foi transformado em curtas de animação para o Adult Swin, do Cartoon Network. Também foi produzido Overman, o filme, com o ator Caco Ciocler no papel título. As filmagens se encerraram em 2023 e a previsão de estreia é em agosto de 2025.
Enredo
Overman é, na própria definição da autora, um herói pé-de-chinelo, cheio de esteroides e que mora em uma pensão.
É bronco, de baixo QI, extremamente exagerado e preocupado com sua imagem, mas, por outro lado, já vendeu o corpo em troca de fichas de fliperama.
Além das tiradas naturais em cima do personagem, as histórias são recheadas de gozações calcadas em clichês de super-heróis (como a capa ao vento e o tema musical) e de super-vilões.
Na origem elaborada por Laerte para o personagem (na verdade, visões que Overman teve na pensão e que podem ou não ser reais) , ele era antes um homem de cabelos loiros apelidado de “Sonão” e trabalhava em um circo ao lado de Luci, a Mulher Gorila. Na atração no melhor estilo Monga, era Overman quem usava a fantasia de gorila, claro.
Enganados pelo empresário, Lucy e “Sonão” decidem matá-lo. Na fuga com o dinheiro do circo e o corpo do dono, Overman e Lucy são cercados por uma tribo de gabirus(homens-rato que também trabalhavam no circo), que captura Lucy e saúda Overman o chamando de “Ratão”.
O sumo-sacerdote dos gabirus, vestindo uma estranha roupa amarela e roxa, ordena que a garota seja sacrificada e dá a Overman “a honra” de cometer o ato.
Porém ele se sente estranhamente atraído pela roupa, que toma do sacerdote e se torna o uniforme do super-herói. Verdade ou apenas um delírio do cérebro de Overman?
Difícil dizer.
Personagens
Além de Overman, destacam-se Ésquilo, o malandro com quem ele divide a pensão e que o engana o tempo todo.
Há ainda alguns superaliados, entre os quais se destaca Pâmela, a mulher-cachorro (que por sinal deve ter papel relevante no filme, interpretada por Karina Ramil)
E uma galeria grande de supervilões, como a Louva Deusa, o Maníaco Flatulento, o Passador de Trote, a sensual Pane e o SuperVítima.
Curiosidade: Mim, Tarzan, não Spaceghost
Overman é o primeiro herói publicado de Laerte, mas não o primeiro da vida da cartunista. Ela conta que, quando criança, desenhava histórias de aventura de uma espécie de Tarzan, um cara forte, que vivia na selva.
Talvez esse Tarzan tenha sido um protótipo de Overman, mas e quanto ao uniforme? Ainda que haja similaridades notáveis com o de Space Ghost, Laerte nega os boatos de que teria se baseado no célebre personagem.
“Realmente eles se parecem, mas não me inspirei em nenhum herói e, sim, na ideia do herói. Queria um cara anabolizado, cheio de esteroides, com máscara e capa, e supervaidoso.”
Comentar