Era uma vez um garoto que gostava de desenhar, insistiu nas próprias criações mesmo quando muitos diziam que não daria certo, criou centenas de personagens, dominou o mercado nacional (não só com histórias em quadrinhos, mas com desenhos animados, filmes e inúmeros produtos ligados à imagem das próprias criações), se fez presente em dezenas de outros países, arrebatou homenagens e premiações mundiais, e mais do que fez por merecer o apelido de Walt Disney brasileiro. Ainda que, convenhamos, Mauricio de Sousa, que completa 90 anos neste dia 27 de outubro, não precise de apelido nenhum para ter a grandiosidade reconhecida.
Mas 90 anos são 90 anos, logo é preciso celebrar a data à altura, com muita comemoração e presentes. Um deles, em especial, é um mimo não apenas para o artista, mas – como costuma ocorrer muito nestas ocasiões – também para os fãs do pai da Turma da Mônica e tantas outras turmas. Neste sábado, dia 18, a Panini e a MSP Estúdios lançam em São Paulo – com direito a tarde de autógrafos – a coletânea MSP90, que reúne 240 páginas de HQs feitas por nove dezenas de artistas em homenagem ao mestre, utilizando os personagens dele.

“Como neste 27 de outubro o Mauricio completa 90 anos e a gente ama uma festa, eu propus pra Panini e pra MSP pra fazer uma coletânea com 90 autores e autoras de quadrinhos do Brasil inteiro fazendo releituras dos personagens clássicos dele. É um presentaço pro Mauricio e pra todo mundo que ama quadrinhos. São 75 histórias, cada uma com três páginas, sendo 15 delas feitas em dupla pelos artistas”, diz Sidney Gusman, editor da MSP e idealizador do projeto.

A publicação chega em formato de luxo, disponível em capa dura ou cartão, ambas as versões já em pré-venda no site da Panini – a primeira custa R$ 129,90 e a segunda, R$ 89,90. Vale lembrar que este belíssimo tributo tem como inspiração – ou ponto de partida – outra ideia de Gusman que data do hoje longínquo ano de 2009, o MSP50 Artistas. Na época, foram reunidos cinco dezenas de cartunistas em coletânea para homenagear o então meio século de carreira de Mauricio.

O resultado foi tão bom que gerou três “continuações”: o MSP novos 50, o MSP +50 e o Ouro da Casa, com histórias curtas de artistas do próprio estúdio. Mais ainda, foi a semente para as Graphic MSP, nas quais artistas convidados tiveram a liberdade de escolher o personagem que quisessem e criar histórias longas e completas, verdadeiras Graphic Novels, parte delas inclusive com mais de um episódio.

Autógrafos e autores
A Panini realiza sessão de autógrafos especial no lounge da Unibes Cultural (na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo), das 13 às 18 horas do dia 18 de outubro. O evento é aberto ao público – mas com regras específicas em virtude do grande número de pessoas esperadas (confira abaixo). Haverá venda exclusiva da obra no local, uma oportunidade única para os fãs garantirem um exemplar autografado e vivenciarem de perto um momento histórico.

A “seleção brasileira” de quadrinistas que participou do MSP90 é composta por: Ademar Vieira, Adri. A, Al Stefano, Alex Mir, Alex Rodrigues, Alexandre Lourenço, Aline Zouvi, Amanda Miranda, Ana Cardoso, Bianca Pinheiro, Bruno Seeling, Caetano Cury, Cah Poszar, Camilo Solano, Carlos Estéfan, Carol Borges, Carol Rossetti, Cartumante, Cecília Marins, Cora Ottoni, Cristina Eiko, Dan Borges, Daniel Bretas, Daniel Esteves, Débora Santos, Eddy Barrows, Eric Peleias, Fabrício Martins, Fefê Torquato, Felipe Castilho, Felipe Pan, Filipe Remédios, Fred Rubim, Gabriel Arrais, Gabriel Dantas, Gabriel Nascimento, Germana Viana, Gidalti Junior, Gio Guimarães, Gui Lipari, Guilherme Bandeira, Guilherme de Sousa, Helena Cunha, Helô D’ângelo, Hiro Kawahara, Hugo Canuto, Ilustralu, Isaac Santos, Jean Lins, Jefferson Costa, João Henrique Belo, José Luis Soares, Ju Loyola, Karipola, Larissa Palmieri, Lark, Laura Jardim, Leonardo Romero, Lucas Werneck, Luckas Iohanathan, Luiza Lemos, Marcel Ibaldo, Marceli Ibaldo, Marília Marz, Max Andrade, Melissa Garabeli, Monaramis, Olavo Costa, Paulo Crumbim, Paulo Moreira, Pedro Mauro, Phellip Willian, Priscilla Petraites, Rafa Fritzen, Rafael Calça, Rapha Pinheiro, Rebeca Prado, Regi Braz, Robson Moura, Shun Izumi, Skaila, T.S Carmo, Tai, Tainan Rocha, Thiago Krening, Thiago Souto, Verônica Berta, Wellignton Reis, Wes Samp, Yoshi Itice.

Filme vem aí
Vale lembrar que Mauricio e o público irão ganhar diversos outros presentes neste mês, Entre eles estão Mauricio – uma Graphic MSP protagonizada pelo autor com elementos reais da vida do cartunista, escrita por Flávio Teixeira e desenhada por Mauro Souza – e Mauricio de Sousa: o filme, longa-metragem que estreia em 26 de outubro, véspera do aniversário do mestre.

O filme, que tem no papel principal Mauro Sousa (ator e filho de Mauricio) retrata a trajetória do pai da Turma da Mônica, desde a infância em Mogi das Cruzes (SP) até se tornar um dos desenhistas mais importantes e queridos do país.




Comentar