MSP Novos 50: o que é bom fica cada vez melhor

Mundo HQ

 

 

Pode o que é bom ficar melhor? Se o objeto em questão for um livro da coleção MSP50, tenha certeza disso. Não que seja fácil, ou melhor, possível, comparar os trabalhos dos mais de 150 artistas que participaram de cada um dos três livros da série, mas o fato é que cada novo título traz belíssimas e inesperadas surpresas com os personagens que todo mundo conhece.

 

Assim, MSP Novos 50  – Mauricio de Sousa por 50 Novos Artistas, lançado na Bienal do Livro Rio 2011, é mais uma vez um tremendo gol de letra. Ou, nesse caso, de letra e traço.

 

A proposta do livro é a mesma dos dois anteriores, lançados em 2008 e 2009: trazer ao público cinqüenta histórias em quadrinhos com os personagens de Maurício de Sousa criadas livremente por artistas de todo o Brasil.

 

O coordenador editorial do projeto, Sidney Gusman, mais uma vez convocou autores de renome e outros (injustamente) pouco conhecidos e o resultado é de tirar o fôlego.

 

Cada convidado – ou convidados, já que há quatro histórias realizadas por duplas de roteirista e desenhista – recebeu liberdade total para escolher o personagem ou núcleo de personagens que quisesse utilizar em uma HQ de duas a cinco páginas. Exceção aqui a cartunistas e ilustradores, que tiveram a mesma liberdade, mas optaram por desenhos de uma única página.

 

 

 

Um detalhe interessante é que entre os convidados, muitos escolheram por fazer histórias estreladas ou com boa participação de personagens, digamos, mais secundários. Sim, estamos falando do Xaveco (rs). Mas também estão lá seu Juca, Denise, Anjinho…

 

 

 

Há espaço para um Anjinho adulto no traço de Mike Deodato, uma releitura do clássico  A Princesa e o Robô por Sam Hart, Mônica e moças da turma de biquíni na praia no traço de Ed Benes, Horácio e Lucinda totalmente “dinossaurizados” por Maurenilson e muito, muito, muito mais…

 

 

O livro está disponível em duas versões: capa dura e brochura, ambas em formato 19,5 x 28 cm, 220 páginas em cores e papel couche 90g (capa dura – R$ 84,00 e brochura – R$ 59,90). A única coisa ruim sobre MSP Novos 50 é o fato de que ele é o último. Segundo a editora Panini, responsável pela publicação, o livro “encerra a trilogia”.

 

 

É claro, porém, que outras trilogias poderão surgir e ninguém ficará surpreso se Sidney Gusman em breve anunciar em seu twitter, como de costume, que já está entrando em contato com novos autores para um MSP60…

 

 

Confira os autores de MSP Novos 50: Rogério Coelho, Ronaldo Barata, Mike Deodato Jr., Galvão, Lederly Mendonça, Bernardo Aurélio, Marcio Coelho, Paulo Vergueiro, Alves, W. Lene Chaves, Aluir Amâncio, João Montanaro, Marcelo Cassaro, Eduardo Francisco, Adão Iturrusgarai, Watson Portela, Samuel Fonseca, Tiago Elcerdo, Hector Lima, George Schall, Daniel Bueno, Samanta Flôor, Pablo Carranza, Roberta Pares, Will Leite, Daniel HDR, Luciano Irrthum, Ana Koehler, Luis Ernesto de Morais, Estevão Ribeiro, Leo Finocchi, Amorim, Carlos Ruas, Danilo Brandão, Volney Nazareno, Sam Hart, Pryscila Vieira, Orlando, Shiko, Davi Calil, Lupe, Maurenilson, Ed Benes, Klévisson Viana, Celso Menezes, Felipe Massafera, Jaum e Rael Lyra.

 

 

 

 

 

 

 

 

(publicado em 07/09/2011)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.