Diferentemente dos outros personagens de Maurício de Sousa, a gênese de Milena – que surgiu em 2017 – é fruto de muito planejamento e foi cuidadosamente elaborada. Tudo começou com uma demanda detectada por Mônica Sousa, filha que inspirou o autor a criar a dentuça mais famosa de todos os tempos e Diretora Executiva da Maurício de Sousa Produções (MSP).
Nas palestras e eventos dos quais participava, Mônica era constantemente questionada sobre a ausência de personagens negras com as quais meninas e mulheres pretas pudessem se identificar. Afinal, desde 1960 a turma já tinha um menino negro, Jeremias (ainda que tenha levado décadas para o personagem sair do elenco de apoio e ser protagonista de uma HQ), mas nenhuma garota.
Para elaborar Milena, a MSP fez uma série de reuniões com mulheres e instituições de renome na área de inclusão, igualdade racial e cultura afrobrasileira. Entre os nomes já citados por Mônica Sousa como participantes destes encontros e palestras estão Alexandra Loras (executiva, comunicadora e ex-consulesa da França), Monique Evelle (jornalista, empreendedora e criadora de conteúdo), a youtuber Nátaly Neri, do canal Afros e Afins, e a direção da Faculdade Zumbi dos Palmares.
Depois de muito estudo de conteúdo e de traço, Milena estava pronta para vir a público. Mas, também de maneira inédita no que se refere aos personagens de Maurício, ela não apareceu pela primeira vez nas páginas de um gibi. A primeira aparição pública da personagem ocorreu no dia 17 de dezembro de 2017, no evento “Corrida Donas da Rua” (realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo), onde uma pessoa real se fantasiou como Milena.
Vale aqui fazer um parêntese: em 2007, Maurício de Sousa já havia dito em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo que estava elaborando uma família negra que se mudaria de Salvador para o bairro do Limoeiro. Porém foi só mesmo em 2017 que Milena deu as caras, e fora das HQs.
Pouco mais de um ano se passou antes que ela aparecesse pela primeira vez em um gibi: a edição 45 de Turma da Mônica, em janeiro de 2019. Foi ali, na história “A Nova Amiguinha”, que a família de Milena passou a morar no Bairro do Limoeiro, onde vivem os personagens principais da Turma da Mônica.
A partir daquele momento, a personagem começou a conquistar cada vez mais espaço, não só nos quadrinhos – onde também entrou nas linhas Turma da Mônica Jovem e na Geração 12 – como, também, em outras mídias da turminha. Ganhou versão desenho animado (inclusive nos mega assistidos episódios de Monica Toy) e live action.
Nas telonas, ela estreou no segundo longa-metragem da Turma da Mônica: Lições, de 2021, interpretada por Emily Nayara. Vale lembrar que o primeiro longa, Laços, foi lançado em 2019, ano em que a pequena acabara de “nascer” nos gibis, por isso ficou de fora.
Porém, na excelente Turma da Mônica: a série, lançado em 2022 na Globoplay, lá está Milena de novo no elenco, firme e forte, mais uma vez bem interpretada por Emily Nayara.
A personagem também está em Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, que estreou em 18 de janeiro de 2024. Desta vez, a atriz Carol Roberto deu vida a versão adolescente de Milena.
Aproveitando uma demanda represada por seis décadas, Milena também está nos mais diversos produtos da Turma, das roupas vendidas da Lojinha da Mônica às franquias mais diversas, passando por bisnaguinhas e muitas outras.
Enredo
Milena é uma menina competitiva, que adora cantar, dançar e cuidar de animais – a mãe, Sílvia, é veterinária, o que despertou esse lado na garota. Amiga de todos, muitas vezes é a mais equilibrada da turminha, mas de outras é dominada pelo desejo de competir e ser melhor. É carinhosa e adora os pais e irmãos.
Na maioria das histórias contracena com Mônica, Magali, Denise, Cebolinha, Cascão e companhia, participando das aventuras da garotada no bairro. Em outras, o foco é mais na própria família da garota, também em situações cotidianas. Ela também já “contracenou” com Jeremias na terceira Graphic MSP protagonizada pelo garoto, “Estrela.”
Personagens
Além dos personagens que já integravam a Turma da Mônica, Milena tem uma família formada pelo pai, o publicitário Renato; a mãe, a veterinária Sílvia, a irmã mais velha Sol e o irmão caçula, Fabinho.
O sobrenome de família de Milena é Sustenido, uma ideia da MSP para reforçar a relação da família com a música. Aliás, as primeiras sílabas dos nomes dos integrantes da família, se colocadas na ordem certa, formam as notas musicais Re-Mi-Fa-Sol e Si. Os avós maternos da personagem se chamam Doriva e Laurinda, completando as demais notas.
Na edição 41 de Turma da Mônica, de 2023, Milena – que até então não tinha um animal próprio de estimação, já que ajudava a cuidar de todos os do bairro, em especial os abandonados – ganhou uma gatinha.
Nascida em um beco, ela se chama Mostarda e na história de estreia (“Vou cuidar dela”) protege a distraída Milena de uma série de perigos que estão ao redor da menina antes que ela finalmente perceba a gatinha e que a própria Mostarda decida “adotar” a família de Milena. Afinal, destaca a felina, “são os animais que escolhem os humanos.
Curiosidade: conquistando a rua
O fato de Milena ter sido lançada em um evento chamado “As Donas da Rua” parece algum tipo de profecia. Afinal, diferentemente do Cebolinha, que tenta em vão conquistar a coroa da Mônica, a primeira personagem negra de Maurício de Sousa vem ganhando cada vez mais espaço.
Basta olhar a foto acima: Milena aparece em sete das 14 capas de gibi das duas primeiras fileiras, que concentram as edições com mais de um personagem. Ela está em nas três edições de Turma da Mônica Jovem (note que um dos gibis aparece duas vezes) e na edição de Geração 12, nas capas de duas Turma da Mônica (cujas histórias de abertura são protagonizadas por ela e pela família Sustenido) e na capa do almanaque temático Mônica e seus amigos.
A propósito, uma das ouras capas que aparece na foto é de Jeremias: Estrela, onde a personagem também é uma das principais, ao lado do protagonista. Mônica que se cuide.
Comentar