Scooby Doo, Corrida Maluca, Herculóides, Jonny Quest, Space Ghost, Flintstones, Frankstein Júnior. Esses – e vários outros – desenhos da dupla Willian Hanna e Joseph Barbera marcaram a infância de milhões de pessoas e estão na memória afetiva de muita gente. Pois essas memórias vão receber um belo chacoalhão graças à DC Comics, que coloca nas bancas – dos Estados Unidos, por enquanto – neste mês de maio de 2016 uma série de histórias em quadrinhos baseada em clássicos HB.

Um dos mais esperados entre os títulos que já estão chegando ao mercado é Future Quest, um mistura dos mais conhecidos heróis de aventura criados pela dupla Hanna-Barbera. Com argumentos de Jeff Parker (Aquaman, Batman 66, Justice League United) e arte de Evan Doc Dhaner (Liga da Justiça e Darkside War: Green Lantern), a revista combina as aventuras de Jonny Quest com Herculoides, Homem-Pássaro, Galaxy Trio, Mightor, Space Ghost, Frankenstein Junior (e Bob!), e Os Impossíveis.

Já a nova versão de A Corrida Maluca tem uma cara inegável de Mad Max – e não à toa, já que o design dos carros foi elaborado por Mark Sexton, responsável por Mad Max: fury road. Os personagens ganharam um ar bem mais adulto, com uma Penelope Charmosa mais sexy e Dick Vigarista acompanhado por um Muttley que, bem, provavelmente terá muito mais facilidade em dar dentadas do que aquela tradicional risadinha.
Por fim, outro título anunciado que gerou frisson junto aos fãs é The Flintstones. A julgar pela arte já divulgada (a desenhista responsável é Amanda Conner (de Harley Quinn e Starfire), esta HQ é a que vai se manter mais fiel ao desenho animado. O argumentista Mark Russell (Prez, God is disappointed in you) promete usar a história para mostrar uma espécie de origem da civilização, recheada de piadas e, claro, daqueles fantásticos utensílios “modernos” dos Flintstones geralmente feitos de pedras e criaturas pré-históricas – a imagem do selfie de Fred e Vilma ilustra bem esse ponto.
Como sempre, homens e dinossauros convivem na história (aliás, o desenho animado é responsável até hoje por muita gente ainda acreditar que houve um tempo em que os seres humanos realmente conviveram com os répteis gigantes). Porém, Russel vai trazer certos conflitos inexistentes no original: já foi divulgado, por exemplo, que Fred passará por maus bocados pra evitar que o Tigre Dentes-de-Sabre de estimação devore a pequena Pedrita.
É difícil adivinhar se as novas roupagens dos desenhos Hanna-Barbera vão (de)colar. Tentativas de modernizar personagens para o público jovem são, via de regra, arriscadas e imprevisíveis. Quando Maurício de Sousa lançou Mônica Jovem, fenômeno de vendas até hoje, não faltaram profetas prevendo o fracasso da empreitada. Pensando em se aproveitar da onda, outra editora lançou uma versão teen de Luluzinha e o resultado foi desastroso.
Comentar