As centenas de milhares de pessoas que se preparam para a décima segunda edição da Comic Com Experience (CCXP) – maior festival de cultura pop do mundo que ocorre em São Paulo (neste ano, de 4 a 7 de dezembro) – tiveram um belo “esquenta” nos últimos quatro dias. Afinal, desde a última quinta-feira (29) até a noite de ontem (1º) rolou a segunda edição da CCXP-MX, “expansão internacional” da feira paulistana promovida na Cidade do México.
E como ocorre nas boas edições da CCXP original, o que não faltaram foram celeridades convidadas para falar de lançamentos do cinema e do streaming, com destaque especial para os protagonistas do filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que estreia no mês que vem. Com muito bom humor, Pedro Pascal (Senhor Fantástico), Vanessa Kirby (Mulher-Invisível), Joseph Quinn (Tocha-Humana) e Ebon Moss-Bachrach (Coisa) falaram sobre o longa, responderam a perguntas e brincaram com o público. E foram extremamente ovacionados nos dois palcos em que se apresentaram (o Thunder, com público limitado, e o Omelete, fisicamente localizado no meio do evento e aberto a todos.
Pedro Pascal, ou “Pedrito”, como foi chamado pela plateia e alguns dos entrevistadores, destacou que os atores se apaixonaram pelo filme e por eles mesmos, o que fez com que se tornassem uma família tanto dentro quanto fora do longa. “O produtor Kevin Page, o diretor Matt Shakman e todos os envolvidos no filme quiseram criar e partilhar com o público o tipo de Quarteto Fantástico pelo qual as pessoas se apaixonaram originalmente nos quadrinhos, um filme que realmente reflete a HQ original, de maneira pura e sincera. Esse é o tom do filme, ao qual todos se dedicaram de todo coração”, disse.
Já Vanessa Kirby topou a brincadeira de descrever cada um dos quatro heróis em quatro palavras. Assim, definiu Sue Storm/Mulher Invisível como “amorosa, forte, durona e emotiva” e Reed Richards/Senhor Fantástico como “sexy, quente, especial e um gênio.” “Ben Grimm/Coisa é gentil, profundo, fraternal e um cavalheiro. Johnny Storm/Tocha Humana é atrevido, divertido, descolado e lindo”, afirmou. Ebon Moss-Bachrach utilizou menos palavras: “Cérebro (Reed), Coração (Sue), Quadris (Johnny) e Espinha Dorsal (Ben).”
Joseph Quinn, por sua vez, desconversou quando perguntado sobre a relação de Primeiros Passos com o futuro do Universo Marvel – “vocês vão ter que assistir para saber” -, porém acabou soltando um spoiler. O ator confirmou que o vilão Toupeira (Mole Man) estará no filme, o que até então era uma especulação dos fãs.
Cenas e trailers
Quem esteve no palco Thunder na apresentação dos Quatro Fantásticos também assistiu, com exclusividade, a uma cena de três minutos do filme, que mostra os heróis fugindo da Surfista Prateada na nave da equipe ao mesmo tempo em que – dentro da nave – Sue Storm está dando à luz ao primeiro filho.
Vindo de um planeta (?) destruído, a nave pilotada pelo Coisa tenta chegar a – aparentemente – uma passagem interdimensional. Na cena, além das conversas entre os quatro enquanto fogem (que incluem piadas feitas por Bem Grimm e Johnny se gabando de conquistas amorosas), o público pode conferir ainda – e aprovar – os efeitos especiais envolvendo o Sr. Fantástico se esticando para apertar botões e puxando alavancas.
E não foi apenas o filme da Marvel que teve imagens inéditas – e integrantes de elenco – de estreias previstas para este ano na CCXP-MX. Com presença dos principais atores e atrizes, Gen V, série derivada de The Boys, ganhou trailer e teve data de estreia confirmada pelo serviço de streaming Prime Vídeo: 17 de setembro.
Pelo que foi mostrado, um novo personagem assumirá a direção da academia e irá se focar em transformar os estudantes superpoderosos em “soldados de verdade.” Com isso a tensão entre super-seres e humanos normais deve crescer ainda mais.
Usando um boné inseparável com referência a tradicional lucha libre mexicana, o ator Xolo Maridueña, astro de Besouro Azul, também esteve na CCXP-MX 25. Contudo, apesar de ter relembrado um pouco sobre o filme de 2023 (que a princípio não terá sequência), o que ganhou mais destaque das falas do ator foi a informação generalizada que haverá mais spin offs de Karatê Kid – como Lendas, atualmente no cinema – e Cobra Kai. “Cobra Kai nunca morre”, brincou.
Um punhado de sites e postagens em redes sociais sensacionalistas também surfou na afirmação brincalhona de Xolo dizendo que Bruna Marquezine, que atuou com ele em Besouro Azul, era “fofoqueira.” Na versão dos click baiters houve algum tipo de agressividade na brincadeira (nada a ver) e o fato “gerou polêmica”. Na verdade, eles é que tentaram polemizar…
Outra queridinha dos filmes de supers que esteve presente foi Scarlett Johansson, a eterna Viúva Negra do Universo Cinematográfico Marvel. A atriz, porém, estava presente como parte do elenco de Jurassic World: Recomeço, previsto para ser lançado em 3 de julho. Fã da franquia iniciada por Steven Spielberg em 1993, Scarlett definiu o novo filme como “muito, muito bom” e um dos pontos altos da carreira dela.
Assassinos seriais
No campo dos serial killers, a CCXP-MX revelou o trailer de Dexter: Ressureição, no qual o personagem principal interpretado por Michael Hall e o detetive Angel Batista (David Zayas) voltam a se encontrar – os dois atores estavam presentes no evento. Também foi confirmado um trio estelar para a nova série: Uma Thurman (Kill Bill), Neil Patrick Harris (How I Met your Mother) e Peter Dinklage (Game of Thrones). Pelo que foi visto no trailer este último será uma espécie de “colecionador” de assassinos seriais que irá reunir em Nova York. Seria uma SerialKillercon?
Em outro painel o dinamarquês Mads Mikkelsen, protagonista de Hannibal, afirmou que quer voltar para uma quarta temporada da série. “Eu gostaria de fazer, mas eles precisam me chamar logo. Eu fazer esse papel daqui a dez anos pode ser ridículo”, disse.
Peter Gunn e John Cena
Um dos últimos painéis do domingo reuniu o diretor – e atual responsável pelos destinos do Universo DC nos cinemas – Peter Gunn e o ator John Cena. Os dois estão juntos na violenta e engraçada Peacemaker (ou Pacificador), série do serviço de streaming Max que terá a segunda temporada lançada em agosto. E que, segundo Gunn, surgiu porque pediram a ele para criar um seriado com um dos personagens de Esquadrão Suicida (2021). “Disse que queria Peacemaker só porque adoro trabalhar com o John”, afirmou.
E quem – sem trocadilhos intencionais – roubou a cena foi mesmo John. Hiperativo, falastrão e sem noção como o personagem, brincou com o público, fez a dancinha da abertura e não parava de falar um minuto. Em especial no palco Omelete, o ator deu show e sequer deixava os entrevistadores Marcelo Forlani e Giovana Pagano fazerem perguntas.
Simplesmente ficava incitando a plateia a berrar e aplaudir, levava todos a gargalhadas com a atuação (?) de entusiasmado sem limites e não parava (segundo James Gunn, o ator faz a mesma coisa todos os dias no set de filmagens nos 25 minutos iniciais de trabalho pra deixar a turma animada).
Quando finalmente eram feitas perguntas ele ainda interrompia James Gunn com alguma pataquada e ainda respondia a perguntas para ele no melhor estilo Peacemaker. Quando questionado como foi encontrar consigo mesmo na segunda temporada – uma cena do trailer revela que o personagem irá se deparar com uma versão de si mesmo – e se caso existissem dois John Cena eles seriam amigos ou inimigos, primeiro perguntou ao entrevistador (usando um jogo de palavras com o verbo play, em inglês) se o que estava querendo saber era como ele se sentia “brincando” consigo mesmo.
Ato contínuo afirmou ser muito gratificante e que “ninguém ficava cego” por brincar consigo mesmo, como diziam algumas pessoas. Depois de encerrada a resposta, lembrado que ainda havia uma segunda parte da pergunta, disparou que existem dois John Cena na vida real e que eles são amigos. “Meu pai também é John Cena”, disparou com a voz retumbante em meio a risadas.
Cosplays, games e muito mais
Assim como na CCXP original, a do México não se resume apenas aos lançamentos em vídeo e convidados. Os tradicionais cosplayers, que em São Paulo invadem os corredores do evento, também marcaram presença na verão mexicana, tanto nos espaços comuns quanto nos concursos organizados pela comic con.
Também houve Artist Allley, reunindo artistas de quadrinhos tanto famosos quando menos populares, e a Games Island, área para o público jogar e se divertir em uma experiência mais interativa. O Magic Market, tradicional espaço de produtos geeks, triplicou de tamanho em relação à edição de 2024, chegando a 60 lojas com artigos que iam de lembrancinhas a colecionáveis raros.
“Costumamos dizer que a CCXP é muito mais do que uma comic con porque, na verdade, é um festival. Reunimos milhares de apaixonados por cultura pop em todas as suas formas — de estrelas de cinema e séries a quadrinistas, gamers, fãs de cultura asiática e cosplayers. É, sem dúvida, um paraíso geek”, afirmou Fábio Reis, diretor da CCXP México.
Anunciada em 2023 pela Omelete Company, que no Brasil é a grande responsável pela CCXP, a CCXP-MX é fruto de uma parceria com a Ocesa, empresa mexicana especializada na promoção de shows, espetáculos e concertos musicais. Utilizando a experiência adquirida com mais de uma década de edições brasileiras, a “versão México” parece ter chegado para ficar e promete crescer a cada ano, assim como a irmã mais velha brasileira. Arriba, CCXP-MX!
Comentar