Inicialmente, Patinhas foi idealizado como um personagem escada para o Pato Donald – a ideia de Barks (apelidado de Homem dos Patos pelas inúmeras criações envolvendo os patos da Disney) era usar a figura de um tio para aprofundar diferentes aspectos da personalidade do pato nervosinho. O tio, porém, logo se mostrou um diamante bruto, que Barks tratou de lapidar com seu talento inigualável.
Sempre avarento, mas ao mesmo tempo capaz de atos de extrema generosidade (como dar uma fortuna em pepitas de ouro a uma ex-namorada ou gastar rios de dinheiro para garantir a sobrevivência de um povo do deserto), Patinhas rapidamente conquistou fãs em todo mundo.
Enredo
A Saga também ajuda a compreender melhor as manias e a personalidade de Patinhas. O próprio Barks já havia citado inúmeras histórias do passado do personagem em suas HQs, bem como feito o velho Patinhas revisitar – e descobrir novos tesouros em – cenários de aventuras que teria vivido na infância e adolescência.
Há também diversos momentos “históricos” – como quando o milionário ganhou a moedinha número um e a primeira aparição dos Metralhas e do rival Mac Money – e curiosidades: quer conhecer a mãe do Pato Donald, Hortência? Ela está lá, na mais tenra infância e na atribulada adolescência, exibindo o pavio curto que se tornaria característico do filho.Curiosidade: o real valor da número um

Carl Barks criou a moedinha número um, mas depois se arrependeu de transformá-la em amuleto. Afinal, se Patinhas conquistou o que tem pelo trabalho e inteligência, fazer o velho pato depender da sorte supostamente gerada por uma moeda velha era um contrasenso. A solução foi dada por Don Rosa nA Saga do Tio Patinhas. Na verdade, por uma armação idealizada pelo próprio pai de Patinhas, Fergus, a moeda foi o pagamento do primeiro par de botas engraxado por Patinhas. Mas era uma moeda americana, ou seja, nada valia na Escócia. O pato, então, a guardou para lembrar do trabalho que teve e de como foi enganado no pagamento, jurando que aquilo nunca mais aconteceria, e ainda a usou como inspiração para fazer fortuna em outro país.




Comentar