Vitória Sombria

Mundo HQ

Batman: Vitória Sombria
Por Mateus Passos
Especial para o Mundo HQ

Após anos de espera, finalmente chega ao Brasil mais um dos excelentes frutos da cooperação de dois execelentes artistas, Jeph Loeb e Tim Sale: "Batman: Vitória Sombria" (Dark Victory), em sete edições quinzenais pela Panini Comics, a R$ 5,50 cada. O lançamento é uma seqüência de "O Longo Dia das Bruxas" (The Long Halloween), lançado em 1998 pela Abril.

Com roteiros de Loeb e arte de Sale, a primeira história mostrava Batman ao final de seu primeiro ano como vigilante, quando jurou, com o capitão James Gordon e o promotor Harvey Dent, livrar Gotham City do controle da máfia. No entanto, a partir de um 31 de outubro, dia das bruxas, vários mafiosos do bando de Carmine Falcone, o Romano, começaram a ser mortos em feriados. Iniciou-se então uma busca pela verdade sobre o assassino que recebeu o apelido Feriado.

A série atual, Vitória Sombria, foi publicada a partir de 1999 nos EUA – em treze edições – e tem início com uma fuga em massa do Arkham e a libertação sob condicional de Feriado. Mais ainda, a HQ mostra a transição de Gotham de um império do crime organizado para um verdadeiro "freakshow" de criminosos como Hera Venenosa, Coringa e Pinguim. E ainda a luta dos "primeiros donos" da cidade (membros dos quase erradicados clãs Falcone e Moroni) para evitar isso, além do início das aventuras de Dick Grayson como Robin e um novo desafio para Batman e o recém-promovido Comissário Gordon: o possível retorno de Feriado à ativa, dessa vez atacando policiais.

A história é também uma boa surpresa para aqueles que só conhecem o trabalho da dupla Loeb & Sale por meio das recentes mini-séries do Demolidor e do Aranha. Ao contrário de uma história simples carregada de nostalgia (sem as desmerecer, é claro), Vitória Sombria traz uma aventura inédita e intrigante, mostrando o grande talento de Loeb para lidar com o homem-morcego, o que lhe rendeu um contrato para o arco de histórias Hush, publicado atualmente na revista Batman nos EUA.

Uma verdadeira dupla dinâmica da nona arte, a parceria de Jeph Loeb e Tim Sale já gerou diversas outras obras de excelente qualidade, como "Super-Homem: As Quatro Estações", "Demolidor: Amarelo", "Homem-Aranha: Azul" (todas já lançadas no Brasil) e a ainda inédita por aqui "Hulk: Cinza" .

Roteiro e o desenho combinam perfeitamente entre si, dado o entrosamento entre os dois artistas, produzindo trabalhos superiores, por exemplo, a várias das últimas empreitadas de Loeb, como a infeliz saga "Mundos em Guerra". A dupla começou a trabalhar junta há mais de dez anos, numa mini-série dos Desafiadores do Desconhecido, primeiro trabalho de Loeb como roteirista de quadrinhos e também a primeira vez em que Sale desenhou para uma grande empresa do ramo, a DC Comics.

Mateus Passos é aluno de jornalismo da PUC-Campinas e adora quadrinhos

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.