Barbudo, casado e pai de duas crianças, Peter Parker já está quase beirando os 40 anos e trabalha em um laboratório de pesquisa e tecnologia. Um dia Tony Stark, conhecido como Iron Lad (Rapaz de Ferro) oferece a ele a chance de ser mordido por uma aranha radioativa para se tornar um super-herói. Ele concorda e é a esposa de Parker, Mary Jane, quem sugere o nome que ele adota como super-herói: Homem-Aranha.
Esta é a nova versão do amigão da vizinhança (ou seria paizão da vizinhança?), disponível agora em 2025 no Brasil pela Editora Panini, no selo Universo Ultimate. Quem acompanha o mundo dos quadrinhos nos Estados Unidos já sabe de tudo, afinal por lá essa linha se iniciou em 2023 e Ultimate Spiderman, que conta as aventuras do aracnídeo alternativo, esteve entre as revistas mais vendidas de 2024.
Mas para quem não sabe, cabe explicar: se trata de (mais uma vez) um arco de histórias que mostra um universo paralelo, onde as origens dos heróis e vilões (e muitas vezes os visuais, poderes e até identidades) são diferentes das revistas regulares.
Como têm heróis muito longevos, de tempos em tempos tanto a Marvel quanto a DC propõem mudanças radicais nas histórias. As razões para isso são várias: testar a recepção de personagens alternativos ou atualizar os tradicionais, oferecer opções diferentes para o desenvolvimento futuro das histórias, atrair um novo público para os quadrinhos, vender mais.
Às vezes as editoras fazem isso por meio de reboots onde dentro das histórias ocorrem eventos -em geral cataclísmicos – e a linha do tempo é alterada como um todo, com as mudanças dos personagens passando a valer a partir daquele ponto para todas as revistas regulares. Ou seja, o personagem tradicional que você conhecia não existe mais. Esqueça o passado, agora ele é assim e, mais ainda, vamos afirmar para todos os fins que ele SEMPRE foi assim.
Em outras ocasiões são lançados títulos que trazem ao leitor visões diferentes que não fazem parte da cronologia oficial (esta continua a ser publicada normalmente em outras revistas). Nestes casos, o público é avisado que se trata de um universo alternativo e que os personagens que eles vinham acompanhando até então continuam a existir. Ou seja, o herói ou vilão tradicional que você conhecia continua e continuará igualzinho nas revistas dele, mas estamos te mostrando como ele poderia ter sido se as coisas tivessem sido diferentes.
O Universo Ultimate da Marvel – assim como o Absolute DC, lançado pela concorrente no ano passado – se encaixa neste segundo caso. Por sinal, cabe aqui um parêntese: a Marvel já fez a mesma coisa no início do ano 2000 e com o mesmo nome, Ultimate (que aqui no Brasil foi lançado inicialmente como Marvel Millenium).
Na ocasião os personagens foram revitalizados e modernizados (tanto visualmente como nos argumentos) e o Homem-Aranha, por exemplo, que nas histórias regulares já era adulto e tinha um compromisso sério com Mary Jane, voltou a ser adolescente.
Foi naquele primeiro universo Ultimate que apareceu Miles Morales, o Homem-Aranha negro, depois incorporado ao universo regular (passou no teste!),
A propósito, Miles também terá um papel importante nesta nova versão Ultimate.
O atual Universo Ultimate
A introdução deste novo universo paralelo começou nos EUA em junho de 2023, quando a Marvel lançou o primeiro número dos quatro números de Ultimate Invasion – com argumentos de Jonathan Hickman e desenhos de Bryan Hitch.
Neste arco de histórias, um personagem chamado Criador (Maker), na verdade, uma versão vilã do Sr. Fantástico gerada na primeira linha Ultimate) consegue fugir do aprisionamento na Terra tradicional dos quadrinhos – que é chamada de Earth-616 – e, depois de enfrentar diversos heróis, inclusive a versão regular do próprio Reed Richards, vai parar em uma outra, a 6160).
Acontece que o Criador sabe como surgiram os super-heróis na Terra anterior e, de maneira a exercer os conceitos dele de justiça (e vingança), começa a alterar fatos para moldar aquele planeta do jeito dele é assim, por exemplo, que ele simplesmente pisa na aranha que iria picar o então adolescente Peter Parker (guardando o corpo do bichinho na sequência) e impede o surgimento do Homem-Aranha naquele momento.
Posteriormente, em Ultimate Spiderman, é mostrado que – sem poderes – Peter seguiu carreira em ciência e tecnologia (o que tem muito mais a ver com o personagem do que ser fotógrafo de jornal, convenhamos), namorou e desposou Mary Jane Watson. Os dois tiveram dois filhos, Richard e May, de doze e sete anos respectivamente.
Nesta realidade Peter também é órfão e foi criado pelos tios, e Tio Ben está bem vivo e é amigo de JJ Jameson. Os dois são jornalistas e trabalham do Clarim, que nesta realidade pertence a Wilson Fisk (o Rei do Crime). Porém, quando Fisk é aparentemente assassinado e o jornal se recusa a deixar a dupla publicar matérias sobre o crime e a investigação, ambos pedem demissão e fundam um novo jornal chamado “The Paper.”
E tia May? Bem, ela faleceu recentemente em um ataque terrorista pelo qual Tony Stark (filho do Homem-de-Ferro e que atua como Rapaz-de-Ferro) é acusado. Diga-se de passagem, é Tony que leva a aranha radioativa (que recuperou junto ao Criador) para Peter e diz que ele deveria ter se tornado um herói na adolescência e oferecendo a chance de ele fazer isso agora, quando já passou dos 30. Peter Parker resolve aceitar a oferta e ainda ganha o nome de Homem-Aranha – e as bençãos – de Mary Jane.
É claro que muita coisa ainda acontece na história, inclusive o surgimento de um segundo Aranha, mas é melhor deixar algumas coisas para quem quiser descobrir lendo os gibis. Mesmo que já seja fácil achar sinopses detalhadas na Internet (esse é o mal da demora para lançar as versões brasileiras).
Sem muito spoiler, vale apenas dizer algumas das principais mudanças desse universo Ultimate, sem entrar nos roteiros:
O Duende Verde agora é um vigilante que trabalha pelo bem de Nova York, usando uma armadura tecnológica de primeira linha, e conta com apoio tecnológico do Dr. Octopus. Sem uniforme ele é Harry Osborn, casado com ninguém menos que Gwen Stacy (que na linha regular do Homem-Aranha foi a namorada de Peter Parker morta pelo…Duende Verde);
Do lado do mal estão versões de Gato Negra (pai de Felicia Hardy, a Gata Negra), Kraven (o caçador), Toupeira, Senhor Negativo, Shocker, Mercenário e Mystério;
Entre os eventos apresentados na história inicial, Ultimate Invasions, o público leitor fica sabendo que Loki é o senhor de Asgard, tendo Thor como um soldado obediente; e Reed Richards é o Doutor Destino (os outros integrantes do Quarteto Fantástico aparentemente morreram);
No universo Ultimate Pantera Negra é casado com Okeye, comandante das Dora Millage. O casal reina em Wakanda -uma nação isolacionista na África – junto com a irmã de T´Challa, Shuri. Quando dois “deuses” ditadores egípcios começam a anexar países do continente, porém, Wakanda é obrigada a entrar no confronto. Killmonger e Tempestade aparecem na série como guerrilheiros que lutam contra o Egito;
Ultimate X-Men dividiu opiniões, não só pelo traço mangá (da quadrinista Peach Momoko), como pelo fato de ignorar os personagens mutantes clássicos e ter pouco a ver com o universo canônico deles. A mutante japonesa Armor, criada em 2004 e pouco explorada na HQs regulares, é praticamente a exceção. Fora isso, ospersonagens são adolescentes mutantes e uma delas, Mei Igarashi (codinome Maystorm) é fã de Tempestade;
É possível ver versões dos mutantes tradicionais, porém, em outros títulos como Ultimate Wolverine, no qual o antigo mutante canadense é um novo Soldado Invernal, controlado pelos tiranos Colossus, Magia e Omêga Vermelho. Do lado da oposição aos russos aparecem Mistica, Noturno,Gambit e Kitty Pride.
Em tempo, nos Estados Unidos os arcos de histórias foram publicados em diferentes títulos, que foram lançados sucessivamente: Ultimate Invasion, Ultimate Spiderman, Ultimate X-Men, Ultimate Black Panther e The Ultimates. Aqui no Brasil também são/serão lançados diferentes títulos, mas não necessariamente com o mesmo nome. Ultimate Invasion, por exemplo, ganhou o nome de Universo Ultimate.
Comentar