50 mil Simpsons nas bancas
50 mil Simpsons invadiram as bancas neste início de março. Aliás, a bem da verdade, foram muito mais do que isso: afinal cada um dos 50 mil exemplares do recém-lançado gibi dos Simpsons traz consigo a família completa – Hommer, Marge, Bart, Lisa e Maggie -, pra não mencionar outros parentes diretos e indiretos…
A Abril resolveu lançar o gibi a galope da polêmica causada pelo famoso episódio da família Simpson no Brasil, recentemente levado ao ar pela Fox. O episódio, por sinal, também alavancou a audiência dos Simpsons no SBT, mesmo sem ter sido transmitido na versão dublada até o momento. A editora, então, apostou suas fichas em uma HQ bem cuidada, de tamanho maior que o tradicional formatinho e em papel bom, a R$ 4,90 cada.
As histórias são feitas pela equipe da editora estadunidense dos Simpsons (a Bongo Entertainment) e traduzidas e reimpressas pela Abril, que em seu material de divulgação chegou a se gabar de ser a primeira a trazer a HQ de Hommer e companhia para o Brasil. Ledo engano. Uma editora menor já havia lançado a revista, mas como não tinha nem um terço do fôlego da Abril, acabou parando no número 3.
A Abril, porém, considera que qualquer tiragem abaixo de 50 mil e mal distribuída pelo Brasil não conta, por isso insiste no posto de pioneira a trazer as HQs. Mas isso é um mero detalhe. O que efetivamente conta é que as HQs são inéditas (trata-se de aventuras independentes da série televisiva), divertidas e, como apregoa o slogan da capa do gibi, "sem intervalos".
É claro que o timing do humor cáustico de Bart e companhia sofre um pouco com a mudança de mídia, especialmente porque o desenho permite uma rapidez maior nas piadas aliada a som e movimento, mas ainda assim o gibi dos Simpsons é, bem, um gibi dos Simpsons. Ou seja, imperdível para quem gosta do estilo de humor "colocando o dedo na ferida" do american way of life (e de outros estilos de vida também…).
Em tempo: a Abril está negociando com a Fox a comercialização dos 13 primeiros episódios da primeira temporada dos Simpsons. As fitas de VHS – a opção em DVD já existe no mercado brasileiro – seriam vendidas junto com uma revista de curiosidades sobre a família, os demais habitantes de Springfield e o criador da série, Matt Groening.
Comentar