Simpsons nas HQs

Mundo HQ

50 mil Simpsons nas bancas

50 mil Simpsons invadiram as bancas neste início de março. Aliás, a bem da verdade, foram muito mais do que isso: afinal cada um dos 50 mil exemplares do recém-lançado gibi dos Simpsons traz consigo a família completa – Hommer, Marge, Bart, Lisa e Maggie -, pra não mencionar outros parentes diretos e indiretos…

A Abril resolveu lançar o gibi a galope da polêmica causada pelo famoso episódio da família Simpson no Brasil, recentemente levado ao ar pela Fox. O episódio, por sinal, também alavancou a audiência dos Simpsons no SBT, mesmo sem ter sido transmitido na versão dublada até o momento. A editora, então, apostou suas fichas em uma HQ bem cuidada, de tamanho maior que o tradicional formatinho e em papel bom, a R$ 4,90 cada.

As histórias são feitas pela equipe da editora estadunidense dos Simpsons (a Bongo Entertainment) e traduzidas e reimpressas pela Abril, que em seu material de divulgação chegou a se gabar de ser a primeira a trazer a HQ de Hommer e companhia para o Brasil. Ledo engano. Uma editora menor já havia lançado a revista, mas como não tinha nem um terço do fôlego da Abril, acabou parando no número 3.

A Abril, porém, considera que qualquer tiragem abaixo de 50 mil e mal distribuída pelo Brasil não conta, por isso insiste no posto de pioneira a trazer as HQs. Mas isso é um mero detalhe. O que efetivamente conta é que as HQs são inéditas (trata-se de aventuras independentes da série televisiva), divertidas e, como apregoa o slogan da capa do gibi, "sem intervalos".

É claro que o timing do humor cáustico de Bart e companhia sofre um pouco com a mudança de mídia, especialmente porque o desenho permite uma rapidez maior nas piadas aliada a som e movimento, mas ainda assim o gibi dos Simpsons é, bem, um gibi dos Simpsons. Ou seja, imperdível para quem gosta do estilo de humor "colocando o dedo na ferida" do american way of life (e de outros estilos de vida também…).

Em tempo: a Abril está negociando com a Fox a comercialização dos 13 primeiros episódios da primeira temporada dos Simpsons. As fitas de VHS – a opção em DVD já existe no mercado brasileiro – seriam vendidas junto com uma revista de curiosidades sobre a família, os demais habitantes de Springfield e o criador da série, Matt Groening.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.