Snoopy em desfile
Escola Panamericana de Arte irá promover exposição em homenagem aos 50 anos do beagle
Snoopy está fazendo aniversário cinqüenta anos em outubro de 2000 e, apesar do aniversário ser marcado pela tristeza da morte de seu criador, Charlie Shulz, no começo do ano, a data não poderia deixar de ser comemorada. Afinal, mesmo prestes a se tornar um repeitável cinqüentão, o beagle e a turma do eterno perdedor Charlie Brown continuam sendo os donos de uma das tiras mais publicadas do mundo – ao todo, 2.600 jornais de diversos países publicam as aventuras dos Peanuts.
Por esse motivo, a Escola Panamericana de Arte abrigará uma exposição em homenagem ao aniversário. Uma retrospectiva de 50 anos de tiras será exibida juntamente com filmes para televisão, livros, posters e milhares de artigos confecionados sob licença com a figura de Snoopy e sua turma.
Algumas peças de roupa dos bonecos Snoopy e Belle, criadas por renomados designers para a exposição "Snoopy in fashion", realizada no Museu do Louvre, em Paris, também serão apresentadas no evento. A exposição terá ainda várias gravuras de Tom Everhart, renomado artista plástico americano que pintou Snoopy sob sua ótica, exibidas com peças de artistas brasileiros usando o mesmo tema.
Ziraldo, Zélio, Antonelli, Gustavo Rosa e Cláudio Tozzi, entre outros, foram convidados para desenhar Snoopy como eles o vêm e seus trabalhos figurarão na mostra como um tributo a Charles Schulz. Já exibido em vários museus na Europa, inclusive Paris e Bruxelas, a mostra da Escola Panamericana de Arte está sendo organizada pela ITC (empresa que licencia os direitos de uso da marca Snoopy no Brasil) e será inaugurada no próximo dia 25 de outubro. A mostra ficará aberta ao público até 11 de novembro.
Comentar