Sonhos magníficos
Editora Conrad lança versão brasileira do excepcional Sandman – Dream Hunters
As HQs de Sandman, o senhor dos sonhos criado pelo inglês Neil Gaiman, conquistaram milhares de leitores em todo o mundo graças a seus argumentos cativantes e inteligentes. A revista chegou ao fim em 1995, com a morte de Morpheus, mas, sabe como é, um sonho nunca morre. Pelo contrário, ganha mais forças no especial Dream Hunters, Os Caçadores de Sonhos, que acaba de chegar às lojas especializadas em hq e boas livrarias.
Trata-se de uma versão criada por Gaiman para um conto japonês, "A Raposa, o Monge e o Mikado dos Sonhos", ricamente ilustrada por Yoshitaka Amano, considerado (com razão) um dos melhores ilustradores do Japão.
Gaiman ficou impressionado quando leu o conto pela primeira vez por encontrar tantas semelhanças entre o conto antigo e o mundo de seu personagem. Decidiu, então, fazer um especial e chamar o ilustrador nipônico para o trabalho.
É bom ressaltar que não se trata de uma continuação da série – Morpheus morreu e nao volta mais -, e sim de uma linda história atemporal.
Na realidade, não se trata sequer de quadrnhos ao pé da letra e sim de um livro ricamente ilustrado. As páginas de texto escrito se alternam com as maravilhosas figuras coloridas e em preto e branco de Yoshitaka. Cada uma delas poderia, até mesmo, ser enquadrada e colocada na parede.
A tradução do conto, sobre uma insólita paixão entre uma raposa e um monge budista, foi feita com correção e agrada aos que gostam das histórias simples e cheias de morais escondidas (e outras nem tanto) do oriente.
A única coisa ruim do livro é o preço, um tanto caro, estipulado pela Conrad: R$ 49,50. Mas traata-se de uma obra prima, impressa em ótimo papel e capa dura. O sonho é caro, mas vale a pena.
Comentar