Capítulo 9 – Tales in the sand – A saga Casa de Bonecas começa com um “antigo conto africano”, que explica melhor a relação entre Morpheus e a personagem Nada, que aparece no capítulo 4. Um homem velho de uma tribo leva um garoto recém-circuncisado ao deserto onde o jovem deverá encontrar algo para que o velho lhe conte uma história. O garoto acha um pedaço de vidro em forma de coração e o velho então conta que aquilo é o que restou da antiga cidade onde a tribo vivia.
A tribo, diz o ancião, foi a primeira a existir. No entanto, houve um dia uma princesa chamada Nada, que não se interessava por ninguém, até que um estranho homem passou pela cidade, e sumiu sem nada dizer. Nada se apaixona e, com a ajuda do rei dos pássaros e do tecelão, consegue comer uma fruta mágica que a leva ao Sonhar. Ela declara seu amor, mas ao perceber que o jovem é Kai Kul, o deus sonho, decide fugir dele. O Senhor dos Sonhos a persegue e, após uma série de fugas, os dois se encontram e fazem amor.
No dia seguinte, porém, o sol os vê juntos e manda uma bola de fogo que destrói a cidade e transforma a areia em volta dela em pedaços de vidro em forma de coração. Arrependida, Nada se mata, mas o senhor dos sonhos a segue até o limite dos reinos da Morte e faz a ela um ultimato: ou ela se casa com ele ou sofrerá um eterno tormento. O ancião retoma o conto e afirma que Nada já havia dado sua recusa, acrescentando que há outra versão da história, contada só entre as mulheres.
Capítulo 10 – The Doll’s House – Este capítulo apresenta dois novos perpétuos. Ele começa mostrando um reino e é na verdade grande corpo chamado Limiar e, no coração deste corpo, mora Desejo (afinal, ele/ela só poderia morar no coração). O segundo é Desespero, a irmã-gêmea de Desejo, que em nada se parece com a irmã fisicamente e que tem por hábito rasgar a própria pele com um anel em forma de sinete.
Desejo revela a Desespero que ela/ele estava por trás da tração entre Sandman e Nada, mas diz que o plano não funcionou como devia. Diz ainda que surgiu um Vórtice Onírico (uma entidade capaz de destruir as barreiras entre os sonhos e em última instância destruir o mundo), uma mulher. Enquanto isso, uma garota de cabelos multicoloridos chamada Rose Walker embarca com a mãe, Miranda Walker, para a Inglaterra. Rose dorme e começa a enxergar o mundo dos sonhos, e nele Lucien conta a Morpheus que três pesadelos – Brute, Blob e o Corinthio – e um sonho, Fiddlers Green, abandonaram o Sonhar na ausência do mestre.
Lucien conta ainda que foi detectado um vértice onírico e diz a ele que já sabia e que o vórtice, uma mulher, está olhando para eles naquele momento. Ele aponta para Rose e ela acorda. Já na Inglaterra, Rose e Miranda encontram-se com uma senhora que revela ser mãe de Miranda. Ela é justamente Unity Kincaid, uma das vítimas da doença do sono. Confusa, Rose se perde pela casa e ao abrir uma porta de armário encontra lá dentro as Hecateae, que lhe dão pistas misteriosas sobre seu futuro e mencionam um irmão desaparecido, Jed. O capítulo termina mostrando um garoto amarrado em uma banheira e uma pessoa misteriosa chama o rapaz de Davy e, segurando uma faca, diz que chegou a hora.
Capítulo 11 – Moving In – O capítulo começa com Rose se mudando para uma casa na Flórida, onde se hospeda temporariamente para seguir a pista do irmão, Jed. A casa pertence a um transformista chamado Hal, que tem entre seus pensionistas um casal aparentemente perfeito (Barbie e Ken), duas mulheres misteriosas que colecionam aranhas, Zelda e Chantal, e um senhor chamado Gilbert, que nunca deixa seu quarto.
A imagem muda para o sonho de um Jed, que está vivendo no porão da casa de uma família que o adotou. Jed vive entre ratos, mas em seu sonho – o mesmo sempre que dorme – vive com um homem fantasiado chamado Hector Hall, a esposa deste, Hippolyta “Lyta” Hall, e os pesadelos Brute e Blob – aqueles que haviam fugido do Sonhar. Os dois se instalaram na cabeça de Jed onde criaram o sonho e para lá levaram Hector, que havia morrido, fazendo com que ele e a esposa pensassem que Hector havia sido escolhido para ser “o Sandman, protetor dos sonhos das crianças”.
Enquanto isso Rose descobre que seu pai morreu e que o irmão foi morar com o avô, mas este também morreu e o garoto foi levado para uma família. Ela acha uma foto do irmão com o falecido avô e na carta para a mãe e a avó comenta que a casa tem um novo morador, um grande corvo negro que não sai de sua janela. O corvo é Matthew, assistente de Sandman, que mantém o mestre informado sobre Rose, o “vórtice”. À noite, voltando de um show dado pelo senhorio, Rose é atacada e acaba sendo salva por Gilbert, que se apresenta a ela.
Matthew rouba a foto de Jed e leva a Sandman, que consegue localizar o garoto e descobre que dois pesadelos que abandonaram o reino (justamente Brute e Blob) estão na cabeça do menino. De volta ao quarto de hotel onde o garoto Davy estava amarrado, o homem com a faca, cujo rosto ainda não é mostrado, diverte-se com olhos de seres humanos – dois garotos mortos amarrados e sem olhos estão ao pé da cama – e, falando ao telefone, diz ser um colecionador e registra-se para um encontro com o nome de Corinthio. Rose recebe informações sobre o paradeiro de Jed e decide seguir atrás dele, acompanhado por Gilbert. Sandman decide ir atrás de Blute e Blob na cabeça de Jed.
Capítulo 12 – Playing House – O capítulo começa com Lyta Hall questionando-se sobre fatos estranhos em sua vida: Hector não havia morrido? Por quê ela está grávida há mais de dois anos? E, se Hector é o protetor dos sonhos das crianças, por quê os dois só cuidam de Jed? Lyta tenta pergunta ao marido, mas este diz que deve sair para enfrentar um monstro, que Blute e Blob afirmam ser o Monstro Pesadelo.
No mundo desperto, Jed é mal-tratado pela família adotiva. Rose e Gilbert se registram em um hotel no qual haverá uma convenção de fãs de sonhadores. Sandman chega à cabeça de Jed e Hector, acreditando ser “o Sandman”, tenta detê-lo, provocando risadas em Lorde Morpheus. Sandman retira o mundo criado por Brute e Blob da cabeça de Jed, causando uma explosão que mata os pais adotivos.
Os dois pesadelos são punidos, Hector Hall é mandado para a terra dos mortos e Lyta tenta atacar Sandman, mas este impede que ela se aproxime, a informa que a criança gerada por ela nos sonhos “é dele” e não deve ser machucada. Morpheus então avisa que voltará quando o bebê nascer e abandona Lyta, que jura que o mestre dos sonhos só terá seu filho se ela estiver morta. Enquanto isso, Jed, desnorteado, pega uma carona com o Corinthio.
Capítulo 13 – Collectors – No hotel onde Rose e Gilbert se registraram, dezenas de homens e mulheres estranhos se registram para uma suposta convenção de fãs de cereais. Todos tem nomes estranhos e falam constantemente sobre morte, sangue e correlatos.
O organizador do evento, Nimrod, é informado pelo dono do hotel que dois hóspedes – Rose e Gilbert – terão de ficar ali por ordem da polícia, já que a casa do garoto que os dois procuravam explodiu. Nimrod concorda a contra-gosto, mas avisa que ambos não devem entrar na área restrita à convenção. Nimrod trata a todos como “colecionadores” e em breve o Corinthio chega ao local (um homem de cabelos brancos e óculos escuros que Nimrod diz ser uma lenda entre os colecionadores e que pensava ser mais velho).
Os colecionadores são na verdade serial killers realizando uma reunião. Incidentalmente, Rose e Gilbert estão no elevador quando o Corinthio e outro “colecionador”, o “Cirurgião”, entram nele. Rose fica impressionada com o aspecto do Corinthio, enquanto Gilbert fica visivelmente perturbado, anota um nome em um papel e diz a Rose para dizê-lo em voz alta em caso de perigo. Enquanto isso, Corinthio, Nimrod e Cirurgião matam cruelmente um falso colecionador que havia se infiltrado no encontro (antes de matar o homem, o Corinthio avisa que não pode usar seu porta-malas porque guardou ali algo para mais tarde).
Gilbert some, Rose é atacado por um serial killer que mata crianças e consegue dizer o nome do papel: Morpheus. Sandman aparece, coloca o maníaco para dormir e diz a Rose para abandonar o prédio. O Senhor dos Sonhos então desce ao saguão onde o Corinthio discursa aos presentes, “desfaz” o Corinthio (que revela possuir duas horrendas bocas no lugar dos olhos) e parte levando embora o “sonho” dos colecionadores, ou seja, a visão que eles têm sobre si mesmos, seus devaneios de grandeza. Gilbert reaparece com Jed nas mãos, afirmando que ele estava em um porta-malas de um carro.
Capítulo 14 – Men of Good Fortune – Este capítulo é um interlúdio no qual Sandman é mostrado em um passado distante. Sonho é levado pela irmã, Morte, a uma taverna da velha Inglaterra, na qual um homem, Rob Gadling, afirma que a Morte é para os tolos e que ele não vai morrer. Sandman pergunta ao homem se ele realmente acredita naquilo e, após obter uma resposta positiva, diz que irá encontrá-lo em 100 anos no mesmo local.
Um segundo encontro é mostrado e a partir de então os dois se encontram sempre a cada 100 anos, sendo que em cada um destes encontros são mostrados mudanças culturais e os revezes enfrentados pelo mortal. Em um dos encontros, Morpheus escuta uma conversa entre dois freqüentadores do local, Kit Marllow e Will Shakeaspeare, com quem faz um pacto para que este “crie novos sonhos para instigar os homens.”
Em outro, é abordado por uma jovem senhora chamada Johanna Constantine (uma parenta distante de John Constantine), que tenta força-lo a trabalhar para ela e acaba sendo dominada por ambos – em um próximo encontro, Sonho revela a Gadling que a moça acabou por lhe prestar excelentes serviços. Em um dos últimos encontros, Gadling afirma a Sonho que acredita que o mestre dos sonhos só se encontra com ele porque é um solitário e precisa de companhia. Sonho se ofende e abandona Gadling, que fica falando sozinho, afirmando que se os dois voltarem a se encontrar isso ocorrerá apenas porque são amigos. A HQ termina em um bar moderno, onde um Gadling yuppie bebe sozinho a uma mesa quando é abordado por Sonho. Gadling diz que não tinha certeza que o mestre dos sonhos iria ao encontro e este arremata: “Sempre ouvi que não era educado deixar os amigos esperando.”
Capítulo 15 – Into the Night – Findo o interlúdio, a história retoma a história de Rose Walker. A moça está de volta à pensão, onde espera pela recuperação do irmão. Quando dorme, começa a invadir os sonhos dos demais moradores do local (entre outros, o de Barbie, que sonha ser a princesa de uma terra encantada). A determinada altura, Rose quebra as barreiras entre os sonhos e Morpheus aparece, impede que ela continue a quebrar as barreiras e a leva para o Sonhar.
Matthew, o corvo, vai para o hospital onde Jed está e encontra-se com Gilbert, a quem revela que Rose é um vórtice onírico. Gilbert, então, revela que ele é um sonho e que Morpheus irá matar Rose para se livrar do vórtice. Os dois, juntos, vão para o Sonhar atrás de Morpheus e Rose.
Capítulo 16 – Lost Hearts – Morpheus revela a Rose que ela é o vórtice e por isso deve morrer. Gilbert – que na verdade é Fiddler’s Green, o sonho desaparecido – chega com Matthew e tenta impedir a morte da garota, mas Morpheus afirma que não é possível e determina que Gilbert reocupe seu lugar no Sonhar e este obedece. No mundo desperto, Unity Kinkaid, a avó de Rose, está morrendo.
Antes que isso aconteça, porém, Unity aparece no Sonhar e informa a Morpheus que quem deve morrer é ela e não sua neta, já que Unity seria o vórtice e isso só não aconteceu porque estava com a doença do sono. Unity pede a Rose que lhe dê seu coração e quando Rose faz isso, Unity se torna o vórtice e morre, eliminando a ameaça ao Sonhar. Rose tenta retomar sua vida e escreve sobre o episódio e, ao fazer um comentário complementar, revela que sua melhor amiga chamava-se Judy e morreu em um massacre em uma lanchonete (aquele que havia sido causado por Dee no capítulo 6).
Comentar