Sandman Sinopses: Casa de Bonecas (The Doll’s House) – Capítulos 9 a 16

Capítulo 9 – Tales in the sand – A saga Casa de Bonecas começa com um “antigo conto africano”, que explica melhor a relação entre Morpheus e a personagem Nada, que aparece no capítulo 4. Um homem velho de uma tribo leva um garoto recém-circuncisado ao deserto onde o jovem deverá encontrar algo para que o velho lhe conte uma história. O garoto acha um pedaço de vidro em forma de coração e o velho então conta que aquilo é o que restou da antiga cidade onde a tribo vivia.

A tribo, diz o ancião, foi a primeira a existir. No entanto, houve um dia uma princesa chamada Nada, que não se interessava por ninguém, até que um estranho homem passou pela cidade, e sumiu sem nada dizer. Nada se apaixona e, com a ajuda do rei dos pássaros e do tecelão, consegue comer uma fruta mágica que a leva ao Sonhar. Ela declara seu amor, mas ao perceber que o jovem é Kai Kul, o deus sonho, decide fugir dele. O Senhor dos Sonhos a persegue e, após uma série de fugas, os dois se encontram e fazem amor.

No dia seguinte, porém, o sol os vê juntos e manda uma bola de fogo que destrói a cidade e transforma a areia em volta dela em pedaços de vidro em forma de coração. Arrependida, Nada se mata, mas o senhor dos sonhos a segue até o limite dos reinos da Morte e faz a ela um ultimato: ou ela se casa com ele ou sofrerá um eterno tormento. O ancião retoma o conto e afirma que Nada já havia dado sua recusa, acrescentando que há outra versão da história, contada só entre as mulheres.

Capítulo 10 – The Doll’s House – Este capítulo apresenta dois novos perpétuos. Ele começa mostrando um  reino e é na verdade grande corpo chamado Limiar e, no coração deste corpo, mora Desejo (afinal, ele/ela só poderia morar no coração). O segundo é Desespero, a irmã-gêmea de Desejo, que em nada se parece com a irmã fisicamente e que tem por hábito rasgar a própria pele com um anel em forma de sinete.

Desejo revela a Desespero que ela/ele estava por trás da tração entre Sandman e Nada, mas diz que o plano não funcionou como devia. Diz ainda que surgiu um Vórtice Onírico (uma entidade capaz de destruir as barreiras entre os sonhos e em última instância destruir o mundo), uma mulher. Enquanto isso, uma garota de cabelos multicoloridos chamada Rose Walker embarca com a mãe, Miranda Walker, para a Inglaterra. Rose dorme e começa a enxergar o mundo dos sonhos, e nele Lucien conta a Morpheus que três pesadelos – Brute, Blob e o Corinthio – e um sonho, Fiddlers Green, abandonaram o Sonhar na ausência do mestre.

Lucien conta ainda que foi detectado um vértice onírico e diz a ele que já sabia e que o vórtice, uma mulher, está olhando para eles naquele momento. Ele aponta para Rose e ela acorda. Já na Inglaterra, Rose e Miranda encontram-se com uma senhora que revela ser mãe de Miranda. Ela é justamente Unity Kincaid, uma das vítimas da doença do sono. Confusa, Rose se perde pela casa e ao abrir uma porta de armário encontra lá dentro as Hecateae, que lhe dão pistas misteriosas sobre seu futuro e mencionam um irmão desaparecido, Jed.  O capítulo termina mostrando um garoto amarrado em uma banheira e uma pessoa misteriosa chama o rapaz de Davy e, segurando uma faca, diz que chegou a hora.

Capítulo 11 – Moving InO capítulo começa com Rose se mudando para uma casa na Flórida, onde se hospeda temporariamente para seguir a pista do irmão, Jed.  A casa pertence a um transformista chamado Hal, que tem entre seus pensionistas um casal aparentemente perfeito (Barbie e Ken), duas mulheres misteriosas que colecionam aranhas, Zelda e Chantal, e um senhor chamado Gilbert, que nunca deixa seu quarto.

A imagem muda para o sonho de um Jed, que está vivendo no porão da casa de uma família que o adotou. Jed vive entre ratos, mas em seu sonho – o mesmo sempre que dorme – vive com um homem fantasiado chamado Hector Hall, a esposa deste, Hippolyta “Lyta” Hall, e os pesadelos Brute e Blob – aqueles que haviam fugido do Sonhar. Os dois se instalaram na cabeça de Jed onde criaram o sonho e para lá levaram Hector, que havia morrido, fazendo com que ele e a esposa pensassem que Hector havia sido escolhido para ser “o Sandman, protetor dos sonhos das crianças”.

Enquanto isso Rose descobre que seu pai morreu e que o irmão foi morar com o avô, mas este também morreu e o garoto foi levado para uma família. Ela acha uma foto do irmão com o falecido avô e na carta para a mãe e a avó comenta que a casa tem um novo morador, um grande corvo negro que não sai de sua janela. O corvo é Matthew, assistente de Sandman, que mantém o mestre informado sobre Rose, o “vórtice”. À noite, voltando de um show dado pelo senhorio, Rose é atacada e acaba sendo salva por Gilbert, que se apresenta a ela.

Matthew rouba a foto de Jed e leva a Sandman, que consegue localizar o garoto e descobre que dois pesadelos que abandonaram o reino (justamente Brute e Blob) estão na cabeça do menino. De volta ao quarto de hotel onde o garoto Davy estava amarrado, o homem com a faca, cujo rosto ainda não é mostrado, diverte-se com olhos de seres humanos – dois garotos mortos amarrados e sem olhos estão ao pé da cama – e, falando ao telefone, diz ser um colecionador e registra-se para um encontro com o nome de Corinthio. Rose recebe informações sobre o paradeiro de Jed e decide seguir atrás dele, acompanhado por Gilbert. Sandman decide ir atrás de Blute e Blob na cabeça de Jed.

Capítulo 12 – Playing House – O capítulo começa com Lyta Hall questionando-se sobre fatos estranhos em sua vida: Hector não havia morrido? Por quê ela está grávida há mais de dois anos? E, se Hector é o protetor dos sonhos das crianças, por quê os dois só cuidam de Jed? Lyta tenta pergunta ao marido, mas este diz que deve sair para enfrentar um monstro, que Blute e Blob afirmam ser o Monstro Pesadelo.

No mundo desperto, Jed é mal-tratado pela família adotiva. Rose e Gilbert se registram em um hotel no qual haverá uma convenção de fãs de sonhadores. Sandman chega à cabeça de Jed e Hector, acreditando ser “o Sandman”, tenta detê-lo, provocando risadas em Lorde Morpheus. Sandman retira o mundo criado por Brute e Blob da cabeça de Jed, causando uma explosão que mata os pais adotivos.

Os dois pesadelos são punidos, Hector Hall é mandado para a terra dos mortos e Lyta tenta atacar Sandman, mas este impede que ela se aproxime, a informa que a criança gerada por ela nos sonhos “é dele” e não deve ser machucada. Morpheus então avisa que voltará quando o bebê nascer e abandona Lyta, que jura que o mestre dos sonhos só terá seu filho se ela estiver morta. Enquanto isso, Jed, desnorteado, pega uma carona com o Corinthio.

Capítulo 13 – Collectors – No hotel onde Rose e Gilbert se registraram, dezenas de homens e mulheres estranhos se registram para uma suposta convenção de fãs de cereais. Todos tem nomes estranhos e falam constantemente sobre morte, sangue e correlatos. 

O organizador do evento, Nimrod, é informado pelo dono do hotel que dois hóspedes – Rose e Gilbert – terão de ficar ali por ordem da polícia, já que a casa do garoto que os dois procuravam explodiu. Nimrod concorda a contra-gosto, mas avisa que ambos não devem entrar na área restrita à convenção. Nimrod trata a todos como “colecionadores” e em breve o Corinthio chega ao local  (um homem de cabelos brancos e óculos escuros que Nimrod diz ser uma lenda entre os colecionadores e que pensava ser mais velho).

Os colecionadores são na verdade serial killers realizando uma reunião. Incidentalmente, Rose e Gilbert estão no elevador quando o Corinthio e outro “colecionador”, o “Cirurgião”, entram nele. Rose fica impressionada com o aspecto do Corinthio, enquanto Gilbert fica visivelmente perturbado, anota um nome em um papel e diz a Rose para dizê-lo em voz alta em caso de perigo. Enquanto isso, Corinthio, Nimrod e Cirurgião matam cruelmente um falso colecionador que havia se infiltrado no encontro (antes de matar o homem, o Corinthio avisa que não pode usar seu porta-malas porque guardou ali algo para mais tarde). 

Gilbert some, Rose é atacado por um serial killer que mata crianças e consegue dizer o nome do papel: Morpheus. Sandman aparece, coloca o maníaco para dormir e diz a Rose para abandonar o prédio. O Senhor dos Sonhos então desce ao saguão onde o Corinthio discursa aos presentes, “desfaz” o Corinthio (que revela possuir duas horrendas bocas no lugar dos olhos) e parte levando embora o “sonho” dos colecionadores, ou seja, a visão que eles têm sobre si mesmos, seus devaneios de grandeza. Gilbert reaparece com Jed nas mãos, afirmando que ele estava em um porta-malas de um carro.  

Capítulo 14 – Men of Good FortuneEste capítulo é um interlúdio no qual Sandman é mostrado em um passado distante. Sonho é  levado pela irmã, Morte, a uma taverna da velha Inglaterra, na qual um homem, Rob Gadling, afirma que a Morte é para os tolos e que ele não vai morrer. Sandman pergunta ao homem se ele realmente acredita naquilo e, após obter uma resposta positiva, diz que irá encontrá-lo em 100 anos no mesmo local. 

Um segundo encontro é mostrado e a partir de então os dois se encontram sempre a cada 100 anos, sendo que em cada um destes encontros são mostrados mudanças culturais e os revezes enfrentados pelo mortal. Em um dos encontros, Morpheus escuta uma conversa entre dois freqüentadores do local, Kit Marllow e Will Shakeaspeare, com quem faz um pacto para que este “crie novos sonhos para instigar os homens.”

Em outro, é abordado por uma jovem senhora chamada Johanna Constantine (uma parenta distante de John Constantine), que tenta força-lo a trabalhar para ela e acaba sendo dominada por ambos – em um próximo encontro, Sonho revela a Gadling que a moça acabou por lhe prestar excelentes serviços. Em um dos últimos encontros, Gadling afirma a Sonho que acredita que o mestre dos sonhos só se encontra com ele porque é um solitário e precisa de companhia. Sonho se ofende e abandona Gadling, que fica falando sozinho, afirmando que se os dois voltarem a se encontrar isso ocorrerá apenas porque são amigos. A HQ termina em um bar moderno, onde um Gadling yuppie bebe sozinho a uma mesa quando é abordado por Sonho. Gadling diz que não tinha certeza que o mestre dos sonhos iria ao encontro e este arremata: “Sempre ouvi que não era educado deixar os amigos esperando.”

Capítulo 15 – Into the Night – Findo o interlúdio, a história retoma a história de Rose Walker. A moça está de volta à pensão, onde espera pela recuperação do irmão. Quando dorme, começa a invadir os sonhos dos demais moradores do local (entre outros, o de Barbie, que sonha ser a princesa de uma terra encantada). A determinada altura, Rose quebra as barreiras entre os sonhos e Morpheus aparece, impede que ela continue a quebrar as barreiras e a leva para o Sonhar. 

Matthew, o corvo, vai para o hospital onde Jed está e encontra-se com Gilbert, a quem revela que Rose é um vórtice onírico. Gilbert, então, revela que ele é um sonho e que Morpheus irá matar Rose para se livrar do vórtice. Os dois, juntos, vão para o Sonhar atrás de Morpheus e  Rose.

 

Capítulo 16 – Lost Hearts – Morpheus revela a Rose que ela é o vórtice e por isso deve morrer. Gilbert  – que na verdade é Fiddler’s Green, o sonho desaparecido – chega com Matthew e tenta impedir a morte da garota, mas Morpheus afirma que não é possível e determina que Gilbert reocupe seu lugar no Sonhar e este obedece. No mundo desperto, Unity Kinkaid, a avó de Rose, está morrendo.

Antes que isso aconteça, porém, Unity aparece no Sonhar e informa a Morpheus que quem deve morrer é ela e não sua neta, já que Unity seria o vórtice e isso só não aconteceu porque estava com a doença do sono. Unity pede a Rose que lhe dê seu coração e quando Rose faz isso, Unity se torna o vórtice e morre, eliminando a ameaça ao Sonhar. Rose tenta retomar sua vida e escreve sobre o episódio e, ao fazer um comentário complementar, revela que sua melhor amiga chamava-se Judy e morreu em um massacre em uma lanchonete (aquele que havia sido causado por Dee no capítulo 6).

PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.