Sandman Sinopses: Terra dos Sonhos (Dream Country) – Capítulos 17 a 20

Capítulo 17 – Calliope A história começa em 1986, quando Richard Madoc, um escritor que escreveu um grande sucesso e desde então nunca mais escreveu nada, visita o renomado escritor Erasmus Fry e, em troca de um item conhecido como belzoar, leva para casa uma musa que Fry havia capturado na Grécia e mantinha em sua casa, estuprando-a quase que diariamente em troca de inspiração.

Madoc recebe a musa, que se chama Calliope, e a leva para casa, onde também a mantém prisioneira e a estupra constantemente em troca de inspiração Callíope invoca as Hecatae em busca de ajuda, mas estas dizem não poder ajudar. Sugerem, no entanto, que ela chame seu antigo amante, Morpheus (que é chamado por Callíope como “Oneiros”, que os romanos chamavam de “escultor da forma”), mas acabam dizendo que nesta época ele também se encontra prisioneiro e não pode ajudar.

Com o passar dos anos, sempre às custas de Callíope, Madoc começa a fazer cada vez mais sucesso, torna-se um bestseller, teatrólogo, roteirista de cinema… Em  março de 1990, Sonho, já liberto, vai em socorro de Callíope. Ele pede que Madoc liberte a musa, mas o escritor afirma que não teria ideias sem Callíope e por isso não pode libertá-la.

Morpheus, então, amaldiçoa Madoc com uma overdose de ideias. Durante um passeio pela rua, o escritor começa a ter tantas ideias que entra em um estado de delírio e usa os próprios dedos e sangue para escrever a  profusão de sonhos que estão lhe ocorrendo. Madoc é socorrido por um médico e decide libertar Callíope. A musa, solta, propõe uma tentativa de reconciliação a Sonho antes de ir embora, mas este recusa. Quando a musa e Sonho se vão, Madoc não consegue mais lembrar-se de qualquer coisa ou ter qualquer idéia.

Capítulo 18 – A Dream of a Thousand CatsEste capítulo de Sandman é inteiramente estrelado por gatos. Uma gata que teve seus filhotes mortos pelos donos (porque ela era de raça pura e seu amante, um vira-lata) acaba se encontrando com Sonho (em forma de gato) para perguntar porquê aquilo acontecera. O “Gato dos Sonhos” revela que um dia o mundo foi dos gatos, que faziam dos humanos (então do tamanho de ratos) o que desejavam.

Os humanos, porém, se reuniram e mil deles sonharam um mundo no qual eram senhores, e a partir daquele dia a realidade mudou. A gata, desde então, percorre o mundo incentivando os gatos a sonharem um mundo no qual são senhores, na esperança de que se mil gatos tiverem o mesmo sonho o mundo voltará a ser deles.

Capítulo 19 – A Midsummer Night’s Dream – Utilizando elementos do teatro shakeaspereano e lendas inglesas, este capítulo de Sandman mostra o reencontro de Will Shakeaspeare e Sonho, para que o primeiro “pague” a primeira parte de seu pacto.

Shakeaspeare “paga” a dívida com a peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, que é exibida para Sonho e seus convidados: o próprio povo das fadas, entre os quais Titânia, Auberon e até mesmo o puck  Robin Goodfellow. Durante a peça o povo das fadas revela que está deixando de vez o mundo dos homens, é insinuada a morte de Hamnet, filho real de Shakeaspeare (a HQ termina citando quando o garoto morreu na vida real) e, por fim, o cruel Robin Goodfellow (que em nada lembra o doce elfo da peça) substitui um ator e decide ficar no mundo desperto. 

Capítulo 20 – FacadeEste capítulo é uma história-solo com a Morte, que foge um pouco da obra. Sandman não aparece e a história é independente dos demais fascículos: uma mulher amaldiçoada pelo deus egípcio torna-se uma espécie de super-heroína com poderes indesejáveis e imortal.

A moça, chamada Rainie Blackwell, vive por centenas de anos, em boa parte dos quais tenta se suicidar e não consegue. Até que, na época presente (entenda-se anos 80/90), atrai a atenção da Morte que acaba se apiedando da moça e a ensina a obter o perdão de Rá e o fim de sua vida.

 

PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.