Capítulo 29 – Thermidor – Thermidor é o primeiro de uma série de três contos de Sandman que misturam ficção e fatos reais históricos. Ele começa quando Sonho se encontra com Johanna Constantine (aquela que o havia ameaçado em um de seus encontros seculares com Robert Gadling) em 1794 e pede a ela que haja como uma agente mortal em uma missão para ele.
A cena seguinte se passa um mês depois e Johanna é mostrada na França, em plena Revolução, carregando uma cabeça decepada. Em breve, ela é perseguida por Maximillien Robespierre e Louis-Antoine Saint Just (personagens reais da revolução francesa), que querem obter a cabeça de volta por se tratar de um “mito” que não tem mais lugar na nova França (trata-se da cabeça viva de Orpheus, filho de Sandman, cuja história seria contada pouco depois em Sandman Especial).
Johanna é colocada na prisão até decidir revelar o paradeiro da cabeça (que ela havia escondido em uma pilha de cabeças cortadas por ordem da Revolução) e recebe instruções de Morpheus em um sonho. No dia seguinte, ela leva os revolucionários até o local onde pega a cabeça e, ao colocá-la sobre a pilha, todas começam a cantar. Robespierre e Saint Just ficam catatônicos e a moça foge com a cabeça de Orpheus.
Pouco depois, a facção de Robespierre e Saint Just é deposta e ambos são guilhotinados (as datas da HQ são precisas em relação à História e o próprio nome “Thermidor” refere-se ao nome dado pelos revolucionários ao mês de julho e parte de agosto). O episódio termina com Johanna entregando a cabeça de Orpheus a sacerdotes da ilha grega de Naxxos. Orpheus comenta que não vê mais o pai, nem mesmo em seus sonhos, e pergunta se ele está bem. Johanna diz que sim e manifesta vontade de ver Orpheus de novo, mas ele diz que isso não ocorrerá.
Capítulo 30 – Augustus – A história deste capítulo é narrada pelo anão Lycius, um ator da Roma antiga que relembra em suas memórias um dia que passou ao lado do imperador Caio Otávio Augustus.
Cheia de referências reais ao período histórico em que se passa, a história narra a trajetória do imperador, que tinha pesadelos terríveis com o tio, Júlio César (o menino era seu legítimo herdeiro e consta que teria sido estuprado por César), amainados por contadores de histórias.
Uma noite, em vez de um contador é o próprio Senhor dos Sonhos que aparece e o aconselha a passar um dia de sua vida disfarçado de mendigo no mercado, longe dos olhos dos deuses, para poder planejar os rumos de Roma. É este dia, permeado de lembranças de Augustus, que Lycius narra na HQ.
Capítulo 31 – Three Septembers and one January – Neste episódio Neil Gaiman romanceia a história de Joshua Norton, um sul-africano que realmente viveu em San Francisco (EUA) e que, em 1859, declarou-se Imperador dos Estados Unidos.
Norton virou uma personagem lendária e chegou a criar seu próprio dinheiro, que era tido como souvenir e até aceito em algumas lojas. O “imperador” morreu em janeiro de 1880 e seu enterro, marcado por um eclipse total do sol, teve um cortejo de 10 mil pessoas. Gaiman se utiliza de todos estes detalhes reais para transformar a história real de Norton em uma aposta entre Sonho e suas três irmãs mais novas, Desejo, Desespero e Delírio.
As três apostam que Sandman não pode evitar que Norton entrar em seus respectivos reinos (seja dominado por desejo, delírio ou desespero). Sonho aposta e dá a Norton seu sonho de ser imperador, o que garante sua vitória na aposta. A HQ é cheia de referências a San Francisco da época, contando inclusive com “participação especial” do escritor Mark Twain.
*** Entre os Capítulos 31 e 32 foi publicada a revista Sandman Special, trazendo uma história completa, “Song of Orpheus”, que reconta o mito grego de Orpheus aliado ao enredo dos perpétuos. Orpheus, na HQ, é filho de Sandman (Morpheus) e da Musa Calíope. A história mostra como Orpheus relegou o pai porque este não quis ajudá-lo a ir em busca de sua amada no reino de Hades e, ao final, como o pai resgatou o que restou do filho (a cabeça falante) e providenciou que esta fosse cuidada pelos séculos futuros, mas se recusou a aceitar Orpheus novamente como filho. Também nesta HQ aparece pela primeira vez o irmão pródigo dos perpétuos: Destruição.
Comentar