Capítulo 1 – Sleep of The Just – O primeiro capítulo da série mostra Sandman, o Senhor dos Sonhos, sendo capturado por um conclave de bruxos comandado pelo mago Roderick Burgess, o “Magus”, em 1916. Burgess tentava capturar a Morte, mas, mesmo sem saber o quê capturou, decide manter a entidade aprisionada após retirar dela suas roupas, um estranho elmo, um saco de areia e um rubi.
Quando a entidade – Sonho – acorda, Burgess exige poder e imortalidade em troca de sua liberdade, mas Sonho simplesmente ignora seu captor. Com o senhor dos sonhos morto, pessoas de todo o mundo começam a sofrer com a chamada “doença do sono”, que faz com que elas deixem de dormir ou passem a dormir por longos períodos (são mostrados vários casos dentro da HQ).
Em 1930, com o Senhor dos Sonhos ainda aprisionado, Burgess é traído por um de seus assistentes, Ruthven Sykes, e por sua amante (que se torna amante do assistente), Ethel Cripps. Os dois fogem para longe do mago, levando os objetos furtados do Senhor dos Sonhos. Para evitar que Burgess se vingue usando magia, Sykes obtém um amuleto de um demônio do Inferno, em troca do elmo de Sandman.
Em 1932, a história mostra como estão os que sofrem a doença do sono, com destaque para uma moça chamada Unity Kinkaid, que havia dormido quando criança, foi estuprada (ainda dormindo) na clínica na qual estava internada e deu a luz a uma menina, também sem ter acordado. Em 1936, Ethel foge levando o rubi, o saco de areia e o amuleto que havia sido dado pelo demônio a Sykes. Burgess, já bem mais velho e preparando seu filho Alex para sucedê-lo, mata Sykes à distância utilizando-se de um feitiço.
Em 1947 Sykes morre em decorrência da idade avançada, sem que seu prisioneiro tenha sequer dito uma palavra no longo período desde a captura. O filho, Alex, assume o manto de Magus e a tarefa do pai em tentar negociar com o Senhor dos Sonhos. O tempo vai passando e Alex vai envelhecendo até que, em 1988, ao descer para o porão onde está o Senhor dos Sonhos para mais uma vez tentar negociar com ele, o já decrépito Alex desmancha sem querer o círculo mágico que mantém Sandman preso quando sua cadeira de rodas – empurrada por seu amante, Paul MacGuire – passa por cima do círculo.
Sandman escapa e para se vingar condena Alex Burgess ao terror do “eterno despertar”: o novo mago passa a dormir para sempre, tendo pesadelos horríveis nos quais, sempre que acredita ter acordado, descobre-se em meio a um novo pesadelo.
Capítulo 2 – Imperfect Hosts – Sandman volta a seu reino, o Sonhar, passando pelos portais de Chifre e de Marfim (aqueles aos quais se refere Homero, na Odisséia), mas, muito fraco, acaba desmaiando e é encontrado por uma gárgula, Gregory, que o leva até a mansão onde estão dois habitantes dos sonhos: Cain e Abel, protetores dos segredos e mistérios.
Os dois– Cain relutantemente – ajudam seu mestre a se recuperar e Sonho segue em frente até seu castelo, que descobre quase totalmente destruído. Um homem magro identificado como Lucien, o bibliotecário dos sonhos, saúda seu mestre e conta que as coisas chegaram a aquele estado – não só o Sonhar fora devastado como muitos sonhos e pesadelos deixaram o local – em decorrência do aprisionamento de Morpheus.
Sonho decide então ir atrás dos objetos tomados por Burgess para recuperar plenamente seus poderes e restaurar seu reino. Para saber onde estão os objetos, invoca em um ritual as “três bruxas”, as três que são uma, as Hecateae. Obtendo as respostas e uma ameaça velada contra sua vida, o Senhor dos Sonhos resolve iniciar a busca pelo que lhe foi tomado.
Importante ressaltar que Cain e Abel, as Hecatae, Lucien e Eva e o Corvo (que aparecem mais tarde na obra) não foram criados nos quadrinhos por Neil Gaiman e sim trazidos de volta em versões melhoradas: estes personagens apareciam na linha de HQs de horror da DC nos anos 70 – respectivamente, The House of Mistery e The House of Secrets (Cain e Abel); The Witching Hour (as Hecatae); Tales of The Ghost Castle (Lucien); e Dark Mansion of Forbidden Love (Eva e o Corvo).
Capítulo 3 – Dream a Little Dream of Me – Morpheus vai ao mundo desperto em busca de seu saco de areia dos sonhos, que segundo as Hecatae estaria em poder do mortal John Constantine, um aventureiro que utiliza magia de acordo com seus propósitos. Durante vários dias, Constantine ouve por onde passa repetidas músicas que têm em suas letras as palavras sonho e Senhor dos Sonhos (Mr. Sandman).
Finalmente o próprio Morpheus aparece para o mortal e pede para que este devolva seu pertence. Constantine, porém, já não está mais com o objeto, mas resolve ajudar Sandman em sua busca e os dois acabam localizando a areia na casa do pai de uma ex-namorada de Constantine, uma viciada que havia roubado o saco.
Chegando na casa os dois descobrem que a moça abriu o saco de areia e a estava usando como uma droga injetável, o que fez com que os sonhos a devorassem bem como a seu pai (o corpo do pai da moça vira literalmente papel de parede) e até mesmo um ladrão que entrou na casa.
Sandman recupera seus sonhos, dá uma morte sem dor à mulher que já se encontrava nas últimas (a pedido de Constantine) e vai embora concedendo um favor a Constantine em pagamento de seus préstimos: o mago aventureiro não vai mais ter os pesadelos que não o deixavam dormir direito nos últimos anos. Observação – neste capítulo o autor Neil Gaiman mais uma vez utiliza personagens que não criou, com o intuito de atrair leitores de outras obras para o início de seu conto: John Constantine é um personagem que já existia no universo DC/Vertigo, criado por outro autor, Alan Grant, e desde então já possuía revista própria, chamada Hellblazer.
Capítulo 4 – A Hope in Hell – Mais fortalecido com a areia dos sonhos, Sandman resolve ir até o Inferno em busca de seu elmo. A concepção visual do Inferno, bem como os demônios presentes, mistura elementos retirados tanto da Bíblia quanto do Inferno de Danté, sem esquecer elementos já utilizados em outras HQs e (mais) uma participação especial de um personagem já existente no universo DC, o demônio Etrigan, que leva Sandman por uma “tour” no Inferno antes de acompanhá-lo à presença de Lúcifer, também chamado na série de “Estrela da Manhã” e Samael.
Na “tour”, Etrigan passa por vários lugares, entre os quais a Floresta dos Suicidas (que na última estada do Senhor dos Sonhos no Inferno, segundo ele mesmo comenta, era apenas um mirrado bosque) e a jaula onde está aprisionada uma africana identificada como Nada (o nome Nada é original, portanto não deve ser levado em conta seu significado em português para os propósitos da história). A moça, ao ver Sandman, o chama de Kai’Kul, afirmando ser ele o seu amante, e pergunta se ele a perdoou.
Morpheus responde que ele a ama, mas ainda não a perdoou e que a sentença de dez mil anos no Inferno imposta por ele a ela ainda não terminou. Após este encontro, Sandman chega até a sala de Lúcifer e dos dois outros demônios que no momento governam o Inferno ao lado dele (ou pensam que governam, como revela depois o anjo caído), Belzebuub e Azazel. Sandman declara que um dos demônios do Inferno está com seu Elmo e Lúcifer concede licença para que o Senhor dos Sonhos o encontre e pegue o elmo.
O demônio chama-se Choronzon e declara ter adquirido o elmo em uma “transação legal” (com o traidor Sykes, no primeiro capítulo) e que, portanto, se Sandman quiser o elmo deve desafiá-lo. O Senhor dos Sonhos aceita o desafio e o que se segue então é uma batalha de fantasia, ao estilo de Merlim versus Madame Min em “A Espada Era a Lei”. Usando uma mistura de palavra e imagem, cada um dos contestantes diz ser uma coisa e ou outro deve afirmar ser uma que destrói a anterior.
O desafio chega ao ápice quando Choronzon afirma ser o fim, a besta do apocalipse, o juízo final. “E você, Sonho, o que é?”, questiona ao desafiante. “Eu sou a esperança”, diz Morpheus, vencendo a contenda. Sandman recupera então seu elmo e agradece aos reis do inferno, que diz serem honrados, ao que Lúcifer retruca que ele deveria olhar em volta, pois está cercado e não tem poder para escapar dali, afinal Sonho não tem poder no Inferno.
Sandman retruca: “Você diz que sonhos não têm poder aqui? Então diga-me Lúcifer Estrela-da-Manhã – e perguntem a si mesmos, todos vocês – que poder o Inferno teria se todos os prisioneiros daqui não pudessem sonhar com o Paraíso?”. Sandman então se retira em meio à multidão de demônios silenciosos, que abre espaço para que ele passe, e Lúcifer promete que, por causa desta humilhação, irá destruí-lo.
Capítulo 5 – Passengers – Com parte de seu poder restabelecido, Sandman decide ir atrás de seu rubi. A jóia foi feita por ele mesmo com grande parte de seus poderes para facilitar suas tarefas, pois realiza todos os desejos de seu dono. Ethel Cripps havia ficado com o rubi inicialmente, mas o filho desta, um psicopata chamado John Dee, ou simplesmente Doctor Dee, havia alterado a jóia de tal modo que só ele conseguiria utilizá-la.
Assim, quando Sandman – após visitar personagens da Liga da Justiça, que havia capturado Dee e guardado a jóia em um depósito – consegue pegar o rubi, este ativa uma armadilha que suga parte de seus poderes e o deixa sem sentidos. Ao mesmo tempo, Dee foge da prisão e vai em busca da jóia. Ele a encontra no mesmo armazém onde Sandman se encontra desmaiado (sem, no entanto, enxergar o Senhor dos Sonhos), afirma em voz alta que alguém mexeu na pedra e sai cantando pela noite.
Capítulo 6 – 24 hours – Dee entra em um restaurante, gerenciado por uma pretendente a escritora chamada Betty, onde espera para que Sandman o encontra. Neste meio tempo, manipula mentes de pessoas em todo o mundo, promovendo uma série de mortes e incidentes terríveis.
Dentro do restaurante, Dee manipula as mentes da proprietária e dos clientes (um motorista de caminhão, uma jovem lésbica chamada Juddy, um rapaz a procura de emprego e um casal formado por um marido interesseiro e uma necrófila) e faz com que eles o cultuem, revelem segredos, punam-se uns aos outros e, em última instância, matem-se entre si. Logo depois que o último dos presentes no restaurante morre, Sandman chega.
Capítulo 7 – Sound and Fury – Sandman questiona as ações de Dee e percebe que a pedra alterou as faculdades mentais do homem que já não era são antes de possuí-la. Como não convence Dee a entregar a joia, este o desafia e os dois vão para o Sonhar para lutarem pela joia.
No ápice da batalha, Dee destrói o rubi acreditando que com isso mataria Sandman, mas acaba liberando os poderes do Mestre dos Sonhos, que encerra a batalha e leva Dee de volta ao Asilo Arkham para Criminosos Insanos (“retirado” do universo de outro herói da DC, Batman) e trazendo os seres humanos de volta ao controle de suas mentes.
Capítulo 8 – The Sound of her Wings – Após ter derrotado Dee e recuperado seus pertences, Sandman aparece sentado em um banco de praça dando pedaços de pão aos pombos. Uma nova personagem, bela, pálida, sensível e extremamente animada aparece. É Morte (Death), irmã de Morpheus, que primeiro tenta animá-lo – chegando a brincar com partes do filme Mary Poppins – e, logo depois, lhe dá uma bela bronca e manda Sandman parar de ter pena de si mesmo.
Ainda apalermado, Morpheus resolve seguir a irmã em seu “dia de trabalho”. Morte, ao lado de Sandman, visita várias pessoas e as leva para seu reino (várias diferentes mortes são mostradas). Depois de passar o dia com a irmã, Sandman conclui que ela tem responsabilidades, assim como ele, se reanima e decide voltar para reconstruir seu reino.
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