Pequenos só no tamanho
Eles são pequenos e fofinhos, mas com uma espada na mão são um perigo! Estamos falando de Os Pequenos Guardiões, série escrita e desenhada pelo cartunista David Petersen que foi lançada no Brasil pela editora Conrad. Cada livretinho da série custa entre R$ 10 e R$ 12, dependendo da livraria, e vale cada centavo. Por enquanto, já foram lançados os volumes I a V (ao todo, sãos seis volumes, que deixam gosto de quero mais).
Apesar de ser estrelada por ratos – e de outras criaturas como cobras e caranguejos – é basicamente uma história de capa-e-espada, do tipo Os Três Mosqueteiros. Os ratinhos que dão nome à série fazem parte da Guarda, uma associação de roedores soldados formada no ano de 1149, após a guerra contra um certo general Doninha, para proteger os “cidadãos” camundongos.
Estreladas pelo quarteto Saxon, Kenzie, Lieam e Sadie, as histórias misturam aventura, espionagem e intriga em uma luta do bem contra o mal, na qual no começo ninguém sabe ao certo quem é o vilão. Mas, como dizem os ratinhos: não importa contra quem se luta, mas pelo que se luta.
Os tais ratinhos da Guarda são muito unidos e corajosos, e como é comum nas histórias de capa-e-espada, as aventuras vêm cheias de lições de honra, coragem e glória. Muitas vezes, inclusive, há sacrifícios pessoais de um camundongo para ajudar a todos os demais. Com tudo isso, a série foi inclusive recomendada pela Associação das Bibliotecas Americanas e está conquistando tanto crianças quanto adultos em todo o planeta.
O autor David Petersen é americano e já escreveu vários outros livros infantis, mas a série Pequenos Guardiões é um de seus maiores sucessos e foi uma das mais vendidas em 2007 nos Estados Unidos. Também, com desenhos tão caprichados e uma história dessas, não há quem não se apaixone pelos heróicos roedores.
Comentar