Oscar das HQs é adiado em

Mundo HQ

HQMix 2001 só em maio
Oscar brasileiro dos quadrinhos é
adiado em um mês

Parece que ter escolhido Rê Bordosa como prêmio a ser dado para os melhores do ano de 2000 está influenciando o HQMix 2001. Assim como Rê, que raramente chegava a seus compromissos no horário marcado, o Oscar dos Quadrinhos brasileiros também vai se atrasar… pelo menos na edição deste ano. A cerimônia de premiação, que estava prevista inicialmente para o mês de abril, será realizada agora só em maio.
O adiamento ocorreu em virtude da complexidade do prêmio – considerado pela editora norte-americana Marvel como o mais significativo da América Latina e, com justiça, conhecido como o "Oscar nacional das HQs" -, que será feito pela primeira vez em toda a sua história no primeiro semestre do ano (antes o HQMix era tradicionalmente realizado entre agosto e novembro anualmente). Além disso, a cerimônia será
transmitida ao vivo via Internet, o que implica em mais detalhes a serem resolvidos.
Assim, segundo os cartunistas Jal e Gual, a entrega das estatuetas da personagem Rê Bordosa – escolhida neste ano para simbolizar o prêmio – deverá ficar mesmo para maio. Os vencedores também deverão ser conhecidos apenas no mês das noivas ou, na melhor das hipóteses, no final de abril.
Vale lembrar que até o ano passado
a entrega dos prêmios era realizada no segundo semestre. A antecipação do prêmio foi uma das mudanças anunciadas ainda no ano passado com o objetivo de melhorar o HQMix. "Desta forma, os trabalhos que foram lançados no ano anterior estarão mais frescos na cabeça dos jurados e do público", explica.
Também está sendo mudada a votação em si. A maioria dos eleitos como melhores do ano continuará a ser escolhida pela "academia" – composta por quadrinistas em geral (cartunistas, chargistas, desenhistas, caricaturistas, etc), profissionais ligados à área (como editores de HQs), estudiosos do assunto e jornalistas e críticos especializados. No entanto, alguns prêmios mais populares serão dados por votação do público, via Internet.
Isso significa que muitos dos concorrentes só saberão se vão ou não ganhar o prêmio durante o evento. "Isso vai tornar tudo muito mais emocionante, porque até então as pessoas vinham já sabendo que tinham ganho e em algumas categorias de 2001 o suspense será garantido", diz Jal.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.