HQMix 2001 terá transmissão via Internet
Oscar brasileiro dos quadrinhos entregará "Rê Bordosas" (ou seriam Rês Bordosas?) para melhores do ano passado
A edição deste ano do HQMix – prêmio considerado pela editora norte-americana Marvel como o mais significativo da América Latina e, com justiça, conhecido como o "Oscar nacional das HQs" – será transmitida ao vivo via Internet. Segundo os cartunistas Jal e Gual, a entrega das estatuetas da personagem Rê Bordosa – escolhida neste ano para simbolizar o prêmio – na banheira deverá ser realizada no final de março ou no começo de fevereiro, e será mostrada ao vivo pela rede mundial de computadores.
O endereço (URL) da transmissão deverá ser revelado em breve pela dupla de organizadores, mas já está tudo acertado para a transmissão, de acordo com Jal. Ele informa também que as cédulas de votação do HQMix deste ano estarão sendo distribuídas ainda neste mês de janeiro.
Vale lembrar que até o ano passado a entrega dos prêmios era realizada no segundo semestre. A antecipação do prêmio foi uma das mudanças anunciadas ainda no ano passado com o objetivo de melhorar o HQMix. "Desta forma, os trabalhos que foram lançados no ano anterior estarão mais frescos na cabeça dos jurados e do público", explica.
Também está sendo mudada a votação em si. A maioria dos eleitos como melhores do ano continuará a ser escolhida pela "academia" – composta por quadrinistas em geral (cartunistas, chargistas, desenhistas, caricaturistas, etc), profissionais ligados à área (como editores de HQs), estudiosos do assunto e jornalistas e críticos especializados. No entanto, alguns prêmios mais populares serão dados por votação do público, via Internet.
Isso significa que muitos dos concorrentes só saberão se vão ou não ganhar o prêmio durante o evento. "Isso vai tornar tudo muito mais emocionante, porque até então as pessoas vinham já sabendo que tinham ganho e em algumas categorias de 2001 o suspense será garantido", diz Jal.
Resta agora esperar pela definição da data correta e do endereço na Internet no qual a transmissão será feita. O HGB trará estas informações para você assim que elas forem confirmadas.
E o Aranha vai para…
A editora Marvel também resolveu entrar na onda de prêmios e resolveu criar o seu próprio Oscar, simbolizado por uma estatueta do Homem-Aranha. A votação é pública, feita via Internet, e a iniciativa seria mais do que louvável, não fosse um detalhe: os prêmios só podem ser dados a heróis, vilões, minisséries e HQs da própria Marvel.
Assim sendo, se você quiser ajudar a Marvel americana a lamber suas próprias crias, pode dar sua opinião na página da editora.
Mais um detalhe: o voto é de múltipla escolha entre as opções já pré-selecionadas pela Marvel, por isso não pense que você vai conseguir fazer justiça a aquele personagem legal da editora que sempre é esquecido ou dar o prêmio de pior do ano para um personagem de vendas altas. O seu voto é livre, mas nem tanto…
Comentar