E o HQMix 2001 vai para…
Catorze anos depois de ter assassinado Rê Bordosa, o cartunista paulistano Angeli vai levar o corpo da moça para a casa, no próximo dia 31 de outubrob. Não se trata de nenhum crime macabro e sim da entrega da edição 2001 do maior prêmio brasileiro dos quadrinhos, o HQMIx, que neste ano terá retratado em sua estatueta justamente a personagem mais "porraloca" de todos os tempos. Além do prêmio de melhor chargista dado a Angeli, serão entregues no palco do Teatro São Pedro, em São Paulo, outras 48 estatuetas para diversas categorias relacionadas à área dos quadrinhos.
Alguns dos premiados de 2000 (o prêmio refere-se sempre aos melhores do ano anterior) eram mais que previsíveis. É o caso o próprio Angeli, que nos últimos anos levou praricamente todos os prêmios do chamado "Oscar Brasileiro" dos Quadrinhos na categoria charge, do filme dos X-Men (melhor adaptação para outro veículo), do mangá Dragon Ball (melhor série) e do álbum de Terror "Do Inferno", de Alan Moore (também premiado como melhor desenhista estrangeiro). No entanto, também houve surpresas merecidas, como a vitória da tira Aline, de Adão Iturrusgarai, que conquistou um prêmio que até então era levado ano após ano por "Níquel Náusea", de Fernando Gonsales. Confira todos os premiados no quadro desta página (algumas categorias das 60 previstas não tiveram premiados anunciados, mas ainda poderão ser inclusos novos nomes até a data do evento).
A festa de entrega deste ano deverá contar com a presença de todos os premiados e seus representantes, a exceção dos artistas estrangeiros. Ainda assim, é possível que alguns deles dêem às caras pela capital paulista, como Ivo Millazzo (melhor desenhista), que planeja uma viagem para o Brasil na mesma época da entrega. Por sinal, a definição da data de entrega do prêmio deste ano, ao contrário de alguns dos premiados, não foi nada previsível. Os organizadores do evento, os cartunistas Jal e Gual, haviam planejado o evento inicialmente para o primeiro semestre, em maio. Em virtude de compromissos profissionais de ambos, porém, o HQMIx foi adiado para junho, depois para uma data não-definida e finalmente para 31 de outubro.
"Foi um ano complicado, cheio de trabalho e com uma série de revezes. Chegamos até a pensar em cancelar o prêmio, mas nunca poderíamos fazer isso, afinal o HQMix já é um prêmio importante e esperado por todo", diz Jal, ressaltando que a principal função do prêmio é movimentar o mercado. "Muitos artistas pouco conhecidos acabam se firmando no mercado depois que recebem o prêmio", diz.
Além de ser conhecido como "Oscar Brasileiro" das HQs, o prêmio HQMix é considerado pela Editora Marvel, publicadora de personagens como Homem-Aranha e X-Men, como a mais importante honraria concedida a trabalhos da área na América Latina.
Sagú
Pela primeira vez neste ano os piores quadrinhos do ano também serão premiados, não em São Paulo, mas em Campinas, onde no dia 23 de setembro será entregue o prêmio Sagú, no Centro Cultural Evolução. "Um prêmio dese tipo é muito bom, pois além de engraçado valoriza os demais prêmios dados aos melhores", brinca Jal.
O prêmio Sagú – que consiste em uma garatuja e um potinho de sagú – será entregue por Zé do Caixão e encerrará o I Festival de HQ e Universo Fantástico, que começa no dia 21 de setembro no Evolução e faz parte do I Festival de Humor de Campinas, que terá sua nova programação (a programação original foi suspensa em decorrência da morte do prefeito Antônio Costa Santos) anunciada na próxima terça-feira, dia 18.
1. DESENHISTA NACIONAL: MUTARELLI
2. ROTEIRISTA NACIONAL: ANDRÉ DINIZ
3. DESENHISTA REVELAÇÃO: FABIO YABU
4. CARTUNISTA: SPACCA
5. GRANDE MESTRE DO QUADRINHO: EDMUNDO RODRIGUES
6. REVISTA INFANTIL: A TURMA DA MÔNICA
7. GRAPHIC NOVEL ESTRANGEIRA: PALESTINA
8. REVISTA SERIADA: DRAGON BALL
9. REVISTA DE AVENTURA E FICÇÃO: MIRABILIA
10. REVISTA INDEPENDENTE: HIPOCAMPO (AMARAL)
11. EDIÇÃO ESPECIAL: RESTOLHADA (MARCATTI)
12. ÁLBUM ERÓTICO: VOLÚPIA (SHIMAMOTO)
13. ÁLBUM DE TERROR: DO INFERNO
14. FICÇÃO: REI DO PONTO
15. AVENTURA: KEN PARKER – UM PRÍNCIPE PARA NORMA
16. LIVRO DE CHARGE: HUMOR DO FIM DO SÉCULO (PE)
17. LIVRO DE CARTUM: COM TODOS OS RISCOS (PB)
18. TIRA NACIONAL: ALINE (ADÃO)
19. PROJETO EDITORIAL: HUMOR BRASIL 500 ANOS
20. ADAPTAÇÃO PARA OUTRO VEÍCULO: X-MAN, O FILME
21. PRODUTO LICENCIADO: GUARANÁ CAÇULINHA POKEMON
22. EMPRESA LICENCIAMENTO: NINTENDO
23. TOYS (Action): RUGRATS (Os Anjinhos)
24. PERSONAGEM DESTAQUE: ALINE
25. HOMENAGEM ESPECIAL: 50 ANOS DA 1.ª EXPO. DE HQ
26. GRANDE CONTRIBUIÇÃO DO ANO: IMAGO DAYS
27. DESENHISTA ESTRANGEIRO: IVO MILAZZO
28. ROTEIRISTA ESTRANGEIRO: ALAN MOORE
29. CHARGISTA: ANGELI
30. CARICATURISTA: LOREDANO
31. ILUSTRADOR: MARIZA
32. COLORISTA: LILIA MARUYAMA
33. REVISTA DE HUMOR: BUNDAS
34. REVISTA MIX: CANALHA
35. GRAPHIC NOVEL NACIONAL: FAWCETT
36. MINISSÉRIE ESTRANGEIRA: BATMAN & TARZAN
37. REVISTA SOBRE QUADRINHOS: HERÓI 2000
38. PROJETO GRÁFICO: GRAFFITI
39. ÁLBUM DE HUMOR: LUKE & TANTRA (Angeli)
40. ÁLBUM INFANTIL: SURIÁ E O MUNDO DO CIRCO (Laerte)
41. ÁLBUM DE CLÁSSICO: GEN 2
42. LIVRO ILUSTRADO (Álbum de Figurinhas): POKEMON
43. TIRA ESTRANGEIRA: DILBERT
44. DESENHO ANIMADO – LONGA: TOY STORE 2
45. DESENHO ANIMADO – CURTA: OS IDIOTAS MESMO
46. SITE DE HQ: CYBERCOMIX
47. SITE SOBRE HQ: UNIVERSOHQ
48. EDITORA DO ANO: CONRAD
49. JORNALISTA ESPECIALIZADO NO SEGMENTO: Sidney GUSMAN (Universo HQ/Estadão)
Comentar