Os Simpsons no Brasil

Os Simpsons detonam (n)o Brasil

A Fox planeja levar ao ar neste domingo, dia 8 de dezembro, às 20h30, o episódio dos Simpsons que mais causou polêmica no Brasil até hoje, apesar de a maioria dos brasileiros ainda não o terem assistido – pelo menos até às 20h30 do domingo. Trata-se de “Blame it on Lisa”, a aventura dos Simpsons no Brasil.

Desde que foram criados por Matt Groening, na década de 80, os Simpsons sempre foram os personagens de desenho animado mais politicamente incorretos do mundo. E todo mundo apaludia, afinal, Groening fazia questão de colocar o dedo em todas as feridas americanas, satirizando ao extremo o American Way of Life.

Mas bastou virar seus canhões em um único episódio para o Brasil e até mesmo o presidente Fernando Henrique Cardoso exigiu desculpas da Fox (para não mencionar a Riotur querendo processar Groening). Mas afinal, o que o desenho tem demais? Humor e sarcasmo, é a resposta. Só que, por mais que tenhamos problemas no Brasil, dói ver os outros tirando sarro disso.

Groening retrata com exagero a violência, a sexualidade (usando por exemplo uma dança nova chamada “enfiada” e um programa infantil erotizado) e, claro, exagera também na ignorância sobre o Brasil ao mostrar a Amazônia ao lado do Rio, Bart aprendendo espanhol para vir pra cá (ele é prontamente alertado do erro por Lisa) e animais selvagens na capital carioca. Nada que os Simpsons não tenham feito com todos os países do mundo retratados em seus episódios, em especial os EUA. Mas é o tal negócio: pimenta nos olhos dos outros…

Caso você não vá assistir ao episódio, segue abaixo um resumo dele. Estamos querendo ouvir sua opinião, e você pode deixá-la no nosso fórum ou enviar artigos contrários ou a favor do episódio (já recebemos um a favor, do leitor Daniel Rennó, clique aqui para ler)

RESUMO DO EPISÓDIO

Tudo começa em Springfield quando chega uma conta de telefone no valor de 400 dólares cobrando ligações telefônicas o para o Brasil. Homer começa a estrangular Bart mas na verdade a culpada foi Lisa (daí vem o nome do episódio “Blame it on Lisa” ou seja “Ponha a culpa na Lisa”).

Homer e Marge vão para a companhia telefônica e falam quem não vão pagar essa conta, a companhia então corta a linha telefônica impedindo os Simpsons de usarem o telefone. Homer como é um “expert” nesses serviços sobe no poste para tentar religar o serviço e acaba levando uma seqüência de choques.

Então a família decide ir ao Brasil para ver o que está acontecendo e Lisa resolve assumir que foi ela e fala que o dinheiro gasto era para um órfão chamado Ronaldo, que mora no Rio de Janeiro, no orfanato “Anjos Imundos”.

Homer não gosta da idéia e fala que os meninos do Brasil são “pequenos Hitlers” (numa engraçada referência ao livro “Os Meninos do Brasil “). Lisa coloca para a família uma fita de vídeo enviada por Ronaldo agradecendo as doações de Lisa e comenta que com o dinheiro que ela deu foi possível comprar sapatos para dança e uma porta para o orfanato que estava sendo invadido por macacos a todo momento.

Os Simpsons chegam no Brasil e vão para um hotel onde os funcionários são tão fanáticos por futebol que chutam as malas dos hóspedes. Bart fica fascinado por um programa para crianças (uma bela gozação aos antigos programas da Xuxa, com direito a “paquitas” de maiô que ficam se esfregando em letras). A família vai até uma favela procurar Ronaldo e Marge fala: – Nossa que vizinhança mais charmosa e Lisa retruca: – Mãe isso é uma favela, o governo pinta ela de cores diferentes para que os turistas não fiquem ofendidos. Marge: – É, para mim funcionou.

Após isso os Simpsons vão até uma churrascaria e Lisa faz um plano: a família deve se dividir para achar Ronaldo. Bart e Homer vão para a praia de Copacabana. Lisa e Marge vão para uma escola de samba onde estão dançando uma nova mania nacional, a “Enfiada”.

Ao chegar em uma feirinha Homer e Bart são distraídos por uma vendedora enquanto trombadinhas roubam suas coisas. Após entrar em um táxi, Homer é seqüestrado. Homer vai parar na Amazônia.

Marge encontra Ronaldo em um carnaval de rua ele está vestido de flamingo em cima de um carro alegórico. Ronaldo, que havia ficado rico como figurinista (e trabalhava para o tal programa infantil) dá o dinheiro para pagar o resgate de Homer. O lugar para o pagamento são os bondes do Pão de Açucar.

Marge joga o dinheiro para os seqüestradores e Homer pula para o bonde de Marge. Com o peso de Homer o Bondinho cai de uma altura muito grande e quando chega ao chão Marge pergunta se Homer está bem e o beija, o episódio acaba com Bart comido por uma cobra e dançando samba dentro dela.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.