Chega de ficar tentando adivinhar a que horas a Globo vai resolver passar os mesmos episódios de sempre para quem sabe dar sorte e descobrir um que não viu ainda! Os 27 episódios produzidos de A Caverna do Dragão foram lançados em DVD neste mês de novembro, em um Box “edição de colecionador” que não pode faltar na estante de quem curtia bons desenhos animados nos anos 80. E nos anos 90, anos 2000, 2010…
As aventuras dos meninos que entraram em um carrinho de montanha russa e foram parar no meio de um RPG, ou melhor, no fantástico mundo de Dungeons & Dragons, podem ser encontradas em qualquer boa loja do ramo ou à venda pela Internet por valores que variam de R$ 70 a R$ 80 (a produção brasileira é da Visual Filmes).
Criadas por uma competente turma de roteiristase desenhistas para a CBS em 1983, baseada no jogo Dungeons & Dragons, as aventuras de Hank, Sheila, Eric, Diana, Presto e Bobby (e, sim, a por vezes irritante Uni) marcaram época.
Vivendo em um mundo de fantasia ao melhor estilo Tolkien, as crianças tentavam encontrar um caminho de volta para casa enquanto venciam inimigos em missões nas quais eram enviadas pelo misterioso Mestre dos Magos, nas quais invariavelmente falhavam graças ao maligno Vingador (ou, em algumas vezes, graças a opções que faziam em prol de um bem maior).
Em 1986, por falta de investidores, a série chegou ao final. Um episódio derradeiro, Réquiem, chegou a ser escrito, mas não houve tempo nem recursos para que fosse produzido e levado ao ar (SIM, INFIÉIS, EXISTE UM EPISÓDIO FINAL: CLIQUE AQUI PARA LER O ROTEIRO).
Com o fim abrupto e não explicado pela rede CBS, que exibia o desenho, surgiram inúmeros boatos de episódios desconhecidos e teorias cheias de bobagem sobre o desenho – alguns diziam que ele foi cancelado porque o jogo causava suicídios e violência, e portanto o desenho também, e houve até uma estúpida e amplamente divulgada versão de que as crianças na verdade haviam morrido em um acidente na montanha russa e o mundo fantástico era o inferno!
Alheios a tudo isso, os fãs órfãos – e sem a Internet, que então não existia – ficaram sem saber se viram todos os episódios ou mesmo quantos existiam. Agora, porém, todos os 27 produzidos podem ser conferidos na íntegra, para a felicidade de quem até hoje ainda não conseguiu entender porque um desenho tão bom não ganhou nova versão em meio a tantos remakes (aê, Cartoon Network, será que preciso desenhar a dica pra vocês entenderem?).
E por falar em questões não explicadas, alguém aí sabe dizer porque o Vingador precisa daquele cavalo para voar se tem duas asas nas costas? Com a palavra, o Mestre dos Magos…
Em tempo: é possível assistir aos episódios dos DVDs de Caverna do Dragão em português ou no original em inglês (com ou sem legendas em português). Há opção ainda de ver os desenhos com comentários de diretor.
Comentar