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Não é uma gracinha?
Miffy chega com tudo ao Brasil para conquistar público infantil
Olhando meio depressa ela até lembra aquela gatinha japonesa "Hello, Kitty". Branquinha, meio sem expressão e muito fofinha, com cara de bonequinha de pano. Até o nome tem semelhança: Miffy, com consoantes dobradas e ípisilon. Os brasileiros, porém, vão conhecer muito melhor a coelhinha criada pelo holandês Dick Bruna há 45 anos do que sua semelhante japonesa, que por aqui apareceu apenas em alguns estojos escolares.
É que a personagem, que é figura central de 92 livros infantis conhecidos mundialmente, está tendo seus direiros licenciados no Brasil pela ITC, uma empresa de capital 100% nacional qye já é responsável pelo licenciamento de marca e uso de Snoopy, Garfield e Menino Maluquinho, entre outros.
E é bom que o público brasileiro goste de Miffy, porque pelo jeito a cara da coelhinha e de sua turma – da qual curiosamente a maioria dos personagens bichinhos são "menininhas", ou melhor, do sexo feminino – vão estar invadindo as lojas, nos mais diversos produtos. Peter Carrero, presidente da ITC,l espera atingir o volume de US$7 mlhões de venda até 2002 e acredita que neste periodo Miffy responderá por 3% de todo o movimento de licenciamento no país.
Delírio? A julgar pelos números obtidos pela personagem em outros países, não. Os livros de Dick Bruna (o bigodudo sorridente acima) também deverão ser lançados por aqui (enquanto issso pode-se conferir algumas histórias na página da personagem da Internet) e já superam 80 milhões de cópias vendidas e traduzidas em mais de 40 idiomas.
Este sucesso se expandiu para o licenciamento e Miffy tem milhares de produtos com sua marca na Europa, Ásia e América, onde os produtos mais procurados para o licenciamento são publicações e itens de vestuário, cama, mesa e banho, quimonos infantis, meias, artigos escolares, brinquedos e bichinhos de pelúcia.
O Japão é o maior mercado mundial para Miffy (ahá, fãs da Hello, Kitty!!!) seguido dos Estados Unidos. No Japão existem 36 lojas Miffy, que só vendem produtos desta marca, independentemente das lojas multimarcas que somam milhares de pontos de venda com seus produtos.
Para se ter uma idéia do sucesso, no aniversário de 45 anos da personagem, Dick Bruna pediu aos internautas que mandassem cartões (virtuais ou não) de aniversário para Miffy, prometendo divulgar o resultado. 137.876 cartões, provindos de 80 diferentes países, chegaram à empresa de licenciamento de Bruna, Mercis bv, um acontecimento sem precedente na história de merchandising de personagens. Os cartões foram apresentados numa festa para 150 convidados na famosa Harrod`s, a mais sofisticada loja capital inglesa.
Com todo esse peso por trás, Miffy deve fazer bastante sucesso por aqui. E os brasileiros até devem torcer (e colaborar, comprando) para o sucesso da personagem. A torcida maior, porém, é para que a ITC também consiga fazer tantas vendas com Menino Maluquinho, do brasileiro Ziraldo, que merece e muito ser valorizado. E quem sabe um dia, dominar o Japão. Afinal, onde cabem fofinhos, por que não um Maluquinho?
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