Krazy Kat

Em 1913, o cartunista americano George Harriman criou uma tira na qual um gato, um rato e um cachorro viviam uma história de amor recheada de confusão, perseguições e humor pastelão. A tira foi publicada pela primeira vez em 1915 e logo virou sucesso e foi distribuída por jornais de todos os Estados Unidos.

Harriman desenhou e publicou Krazy Kat até 1944, mas o sucesso da tira começou a despencar anos antes, devido a uma série de eventos pessoais na vida do autor que se iniciaram em 1934, com a morte de sua esposa, Mabel. Cinco anos depois, sua filha, Bobbie, também faleceu.

O cartunista nascido em 1880 decidiu, então, morar não voltar a se casar e passou a viver só com seus dez gatos e cinco cachorros.

Por causa de problemas de artrite, o desenho de Krazy Kat foi prejudicado e, no último ano de sua carreira, apenas uma dezena de jornais continuava a publicar o personagem.

Em 25 de abril de 44, Harriman morreu dormindo e as tiras de Krazy se foram com ele.

Na década de 1950, a Dell Comics lançou um gibi de Krazy Kat, mas mudou bastante os personagens, inclusive visualmente. Versões em desenho animado chegaram a ser veiculadas em canais de TV estadunidenses, a última delas em 1962, mas sem muita repercussão.

 

Enredo

No distrito de Coconino, terra onde fica o Grand Canyon, vive Krazy Kat, um gato de sexo indeterminado (até hoje não se sabe se é ele ou ela), que é apaixonado pelo rato Ignatz. Ignatz, por sua vez, não se entusiasma muito com a paixão do gato e demonstra isso jogando tijolos o tempo todo na cabeça de Krazy.

O gato entende isso como um sinal de Ignatz realmente o ama. Offissa Pupp, o oficial canino local, por sua vez é apaixonado por Krazy e tenta proteger o gato (a gata?) perseguindo o rato para prendê-lo por seus vários crimes. O triângulo amoroso é marcado por muita confusão, perseguições e pancadaria.

Personagens:

Entre as dezenas de personagens criadas nos anos da tira, destacam-se: Krazy Kat, Ignatz Mouse, Milton Mouse, Marshall Mouse, Irving Mouse, Offissa Bull Pupp, Don Kiyote (antigo Daniel de “Daniel and Pansy”), Joe Stork, Mock Duck, Kolin Kelly (o fazedor dos tijolos usados por Ignatz), Walter Cepius Austridge, Krazy Katbird, Osker Wildcat, Krazy Katfish, Gooseberry Sprig, J. Turtle, Kristofer Kamel, Joe Bark, Aunt Tabby e Uncle Tomm Katt, Alec Kat, Sancho Pansy, Mr. Wough Wuph Wuff, Pauline Parrot, Matilda Mouse, Mrs. Kwak Wak, Mimi, Mr. Kiskidee Kuku, Kitten Kat, Marmaduke Mouse, Mr. Meeyowl, Anita Gata Blanca, Terry P. Turtle, Barney Borracho e Bum Bill Bee.

 

Curiosidade: Avós de Tom e Jerry

Krazy Kat é apontada como a primeira HQ de brigas de gato e rato (e cachorro) de toda a história. As tiras do personagem também foram muito discutidas em virtude de apresentarem um amor sadomasoquista e supostamente homossexual entre os personagens principais (afinal, ninguém soube ou sabe até hoje se Krazy é macho ou fêmea).

 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.