Cinema e quadrinhos são duas fontes que sempre beberam uma da outra, mas é inegável que nos últimos anos cada vez mais HQs têm ganhado vida nas telonas do cinema e nas telinhas dos celulares – onde os canais de streaming apostam nos mais diversos super-heróis (muitos deles secundários nos gibis) para estrelar séries que geralmente agradam os fãs de carteirinha e conquistam outros que nem conheciam os personagens. E para a alegria geral, o ano de 2020 promete muitos lançamentos pra quadrinhomaníaco nenhum botar defeito!
De vilões do Homem Aranha a um novo filme da Turma da Mônica, de blockbusters da Marvel e da DC a um assassino de uma editora pouco conhecida, passando por filme estilo terror dos Novos Mutantes e seriado de TV de amigos do Capitão América, tem um pouco de tudo, para todos os gostos. Confira a seguir, cronologicamente, os principais lançamentos do ano (nota da redação: as datas foram divulgadas pelas produtoras para lançamento mundial e podem mudar):
7 de fevereiro – Aves de rapina – Arlequina e sua emancipação fantabulosa. Após se separar do Coringa, a vilã Harley Quinn (Margot Robbie) entra em conflito com o submundo de Gotham City e acaba unindo forças com outras mulheres de força da cidade (algumas também “mal compreendidas” como ela), como a heroína Canário Negro, a vigilante Caçadora e a detetive Renee Montoya para enfrentar o perigoso Máscara Negra, interpretado por Ewan MacGregor. O elenco feminino do filme, capitaneado por Margot, esteve em São Paulo na CCXP 2019 falando com os fãs sobre o filme e a expectativa em torno dele é grande (mesmo porque, Harley foi uma das poucas que se salvou no malfadado filme do Esquadrão Suicida).
13 de março – Bloodshot. Pouco conhecido no Brasil, o personagem da editora Valliant é um ex-soldado com poderes de regeneração e metamorfose adquiridos graças a nanorobôs (nanites) injetadas em seu sangue, daí o nome Bloodshot. Utilizado como mercenário por um grupo que inclusive apaga a memória dele constantemente, ao menos nos quadrinhos a busca inicial do personagem é tentar descobrir quem ele realmente é. Ou foi. Nos cinemas, Bloodshot será interpretado por Vin Diesel.
2 de abril – Os Novos Mutantes – Primeiro filme de mutantes na linha terror/suspense. Os Novos Mutantes – baseado no grupo de mesmo nome, surgido nas histórias dos X-Men – mostra cinco jovens que estão começando a desenvolver seus poderes aparentemente lidando com traumas do passado e tentando sobreviver no que se supõe ser um hospital psiquiátrico. O novo trailer do filme será lançado em seis de janeiro, por sinal. Além do novo gênero para um filme de heróis, destaque para nomes do elenco como Maisie Willians, a Arya Stark de Game of Thrones, que dará vida à mutante Lupina; da brasileira Alice Braga, como Cecilia Reyes; e do ator Charlie Heaton (de Stranger Things) como Sam Gutrie/ Míssil. Em tempo, a outro ator brasileiro na produção: Henrique Chagas Moniz de Aragão Gonzaga (que usa o pseudônimo Henry Zaga) dá vida a Roberto da Costa, o Mancha Solar, que nas histórias da Marvel é um mutante brasileiro.
1º de Maio – Black Widow – Apesar da personagem já ter encerrado a participação nos blockbusters da Marvel em Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame), o filme se passa cronologicamente bem antes disso. Scarlett Johansson mais uma vez dá vida à agente russa Natasha Romanoff que, após os eventos do filme Capitão América: Guerra Civil (lançado em 2016), se vê sozinha e é forçada a lidar com o seu passado. No filme, Natasha encontrará, entre outros personagens das HQs da Marvel, a espiã Yelena Belanova, que a substituiu como Viúva Negra a trabalho do governo russo depois que ela desertou e foi trabalhar com os Vinngadores.
5 de junho – Mulher Maravilha 1984 – O trailer deste segundo filme da Mulher Maravilha foi lançado mundialmente na CCXP2019, no Brasil, com a presença da própria Gal Gadot, e deixou muita gente curiosa. Ambientado – como indica o nome – nos anos de 1980, o filme traz o vilão Max Lord (interpretado por Pedro Pascal, de Game of Thrones), que descobre um artefato que realiza desejos. A personagem Barbara Minerva em ser uma nova Mulher-Maravilha e acaba transformada na Mulher Leopardo. Diana, por sua vez, quer trazer o amado Trevor de volta à vida, mas obviamente nem tudo vai sair como o esperado.
10 de julho – Morbius. Depois de Venom ter ganho filme próprio (que também terá continuação neste ano), que chega aos cinemas é outro malfeitor das HQs do Homem Aranha, o vampiro Morbius. No filme assinado pela Sony Pictures, Jared Leto tentará se redimir da interpretação mais sofrível do Coringa que se tem notícia agora na pele de um personagem de quadrinhos da Marvel em vez da DC. Nos gibis, o bioquímico ganhador do Prêmio Nobel Michael Morbius, ao tentar curar-se de uma doença sanguínea rara com um tratamento experimental envolvendo morcegos hematófagos e terapia de eletrochoque, é acometido com uma condição muito pior, um “pseudo-vampirismo”, que lhe dá poderes sobrenaturais e sede de sangue. Em determinado ponto, movido por noções de ética, ele começa a atacar apenas bandidos para beber o sangue deles e é perseguido pela polícia (e pelo Aranha, que nas HQs eventualmente consegue curá-lo).
2 de outubro – Venon 2 – O segundo filme do parasita espacial que começou a carreira como uniforme negro do Homem Aranha promete ser melhor do que o primeiro. Tom Hardy mais uma vez dá vida ao vilão e há duas boas novidades. Uma é que Tom Holland está negociando uma aparição no filme como o aracnídeo mais querido da vizinhança (dedos cruzados). A segunda, como já sabe quem viu o pós-crédito do primeiro Venon, é que Eddie Brock e sua criatura simbionte terão que enfrentar Carnificina (Carnage), interpretado pelo sempre brilhante e assustador Woody Harrelson.
8 de outubro – Turma da Mônica 2 – Lições – O primeiro filme da turminha mais querida dos quadrinhos brasileiros foi um arraso e em time que está ganhando não se mexe: mais uma vez, o filme trará um roteiro adaptado de uma Graphic MSP dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Se no primeiro filme a escolhida foi “Laços”, neste segundo o conteúdo será baseado na sequência, “Lições”, na qual originalmente as crianças vão para escola e, depois de tentar fugir do colégio seguindo um plano do Cebolinha, Mônica quebra o braço e a mãe da dentucinha decide que é melhor para ela estudar em outro lugar e dar um tempo dos melhores amigos. O quarteto de crianças que encantou no primeiro filme – Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira – está confirmado nos papéis principais.
6 de novembro – The Eternals – Com elenco estelar, que inclui Angelina Jolie, Richard Madden e Salma Hayek, os Eternos é a principal dúvida da temporada. Criados por Jack Kirby, os personagens são absolutamente desconhecidos do grande público e, entre os fãs de quadrinhos, são comumente classificados como “Cult” (há quem ame, há quem odeie, há quem prefira ignorar). Os Eternos são um desdobramento do processo evolutivo que criou a vida no planeta Terra que, na teologia criada por Kirby, foi produzida/manipulada por alienígenas chamados de Celestiais. Em tese, estes alienígenas queriam ue os Eternos fossem os defensores do planeta (e, por sua vez, eles têm como inimigos os “Deviantes”, que querem destruir a Terra).
The Flash – ???? – Ainda há quem diga que o filme solo estrelado por Ezra Miller vai sair no final de 2020, mas as últimas informações dão conta que ele será filmado apenas a partir de 2021 e estreará em 2022. Ou seja, esse não é um dos filmes que você verá em 2020. Também saem só a partir do ano que vem outros filmes anunciados por aí como Thor: Love and Thunder; Shang Shi e a lenda dos dez anéis; Dr. Estranho e o multiverso da loucura; o novo Batman (com o carinha de Crepúsculo como Homem Morcego), Aquaman 2; Shazam 2; Capitã Marvel 2, Guardiões da Galáxia 3, Esquadrão Suicida 2 (ou reboot, como queiram).
Séries
As séries supers que já estavam passando em 2019 prometem novidades boas pro ano. O que está chamando mais atenção no momento é a curiosidade em torno do que vai acontecer com o Arrowverso após A Crise das Infinitas Terras, até porque já foi anunciado informalmente que este ano The Arrow terá sua última temporada (assim como Lúcifer, que inadvertidamente acabou aparecendo na crise). Supergirl, The Flash e Lendas do Amanhã seguirão intocadas, mas com certeza impactadas pelo evento da crise, que termina agora em janeiro nos EUA e ainda não tem data para estrear na Netflix.
Por falar na Netflix, o canal deve estrear neste ano Jupiter´s Legacy, baseado nos quadrinhos de Mark Miller sobre uma geração de filhos de Super-heróis. Também há grande expectativa no canal de streaming para a estreia das novas temporadas de Titãs, Umbrella Academy, Manto e Adaga e Raio Negro – e sim, da segunda temporada de The Witcher, que tecnicamente não é um super-herói, mas é mutante e tem versão em HQ, então tá valendo…rs. Fora da Netflix, também são muito esperadas as segundas temporadas de The Boys e de Pennyworth (esta última, sobre a “origem” do famoso mordomo da família Wayne). A conferir.
Em termos de novas séries, todo mundo está de olho na Disney Plus. No final de 2020, deve estrear The Falcon and The Winter Soldier, spin-off que nasceu a partir do segundo filme do Capitão America. Anthony Mackie (Falcão), Sebastian Stan (Soldado Invernal) e Daniel Brühl (Zemo) repetem os papéis que já fizeram no cinema. Neste ano, a princípio, esta será a única série do Universo Marvel no canal. Ficam pra a partir de 2021 todas as outras (muitas) anunciadas pelo Disney+: Loki, Gavião Arqueiro, Wanda e Visão, What if etc.
Outras séries que devem estrear em 2020, por enquanto apenas nos Estados Unidos, são Stargirl – criada em 1999 originalmente, a personagem nos quadrinhos é Courtney Whitmore, uma estudante de segundo ano do ensino médio que descobre uma poderosa arma cósmica e, auxiliada pelo padrasto que costumava ser ajudante do herói que detinha antes o cajado, decide ser uma super-heroína – e Green Arrow and the Canaries, um anunciado spin off de The Arrow, que chegará ao fim nesta oitava temporada. Ambos estrearão no canal CW.
Comentar