Heróis de HQs, filmes e desenhos viram fanfiction

Mundo HQ

Fãs escritores

Aventuras inéditas de Lobo, Super-Homem, Mulher-Maravilha e vários outros heróis de quadrinhos. E também de heróis de filmes como Guerra nas Estrelas e Indiana Jones, e até mesmo do anime Dragon Ball. Não, não se trata de um novo pacote de lançamentos nas bancas e nos canais de TV, e sim do crescimento do Fanfiction -a ficção escrita por fãs – brasileiro na Internet.
A primeira página do gênero no Brasil surgiu há algum tempo – a Fanfic BR, sobre a qual você leu por aqui – mas acabou sendo desativada após divergências entre os participantes. Um grupo deles, porém, se reuniu e deu continuidade à idéia no site Hyperfan.
A proposta da página é a mesma da anterior: os fãs de personagens famosos (e alguns não tão famosos) da DC, Marvel e Image, entre outras editoras, publicam na página histórias inéditas de seus heróis – inéditas porque são criadas por eles mesmos, claro.
A única diferença é que, por enquanto, os autores não estão inventando as capas das revistas de suas HQs fictícias, como faziam no extinto Fanfic. Os contos, no entanto, são de alta qualidade e a impressão do leitor é a de que está mesmo lendo as histórias do herói "de verdade" (com a diferença que alguns argumentos são até melhores que os criados pelos hot shots das grandes editoras). Ente os heróis que têm histórias publicadas no site, estão desde Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha até Mulher Hulk e Lobo (estes contos são impagáveis), entre outros.
Mas o Hyperfan não é nem de longe o único site de Fanfiction no Brasil. A Biblioteca Fancition, por exemplo, traz ótimas histórias criadas por fãs baseadas em universos de fantasia e ficção científica. O grande destaque é um Crossover entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas, batizado de Trek Wars. A história é boa e o que chama mais a atenção são as ilustrações criadas pelos autores, que misturam, entre outras coisas, as naves dos dois filmes (acima).
Já a página Fanfiction Homepage, criada por uma garotinha de 12 anos, o leitor se aventura em histórias de Indiana Jones – a primeira delas, descobrindo a Arca de Noé – e de Dragon Ball Z. A página é caprichada, os textos são bons (respeitadas as proporções, claro) e o site promete novos capítulos a cada semana. Vale conferir.
Por fim, quem gosta de anime deve conferir também o site Exodus. Lá é possível verificar histórias de Saylor Moon e outros desenhos japoneses.
O número de sites de fanfiction cresce cada vez mais e é difícil prever o que acontecerá com o gênero daqui para frente – se ficar muito grande, é possível que os donos dos direitos autorais dos personagens comecem a ficar incomodados com a "concorrência" de seus próprios heróis (espera-se, porém, que isso não aconteça). de qualquer forma, uma coisa é certa: com os fãs cuidando do destino de seus heróis, as histórias nunca mais serão as mesmas. Ainda bem.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.