Fãs escritores
Aventuras inéditas de Lobo, Super-Homem, Mulher-Maravilha e vários outros heróis de quadrinhos. E também de heróis de filmes como Guerra nas Estrelas e Indiana Jones, e até mesmo do anime Dragon Ball. Não, não se trata de um novo pacote de lançamentos nas bancas e nos canais de TV, e sim do crescimento do Fanfiction -a ficção escrita por fãs – brasileiro na Internet.
A primeira página do gênero no Brasil surgiu há algum tempo – a Fanfic BR, sobre a qual você leu por aqui – mas acabou sendo desativada após divergências entre os participantes. Um grupo deles, porém, se reuniu e deu continuidade à idéia no site Hyperfan.
A proposta da página é a mesma da anterior: os fãs de personagens famosos (e alguns não tão famosos) da DC, Marvel e Image, entre outras editoras, publicam na página histórias inéditas de seus heróis – inéditas porque são criadas por eles mesmos, claro.
A única diferença é que, por enquanto, os autores não estão inventando as capas das revistas de suas HQs fictícias, como faziam no extinto Fanfic. Os contos, no entanto, são de alta qualidade e a impressão do leitor é a de que está mesmo lendo as histórias do herói "de verdade" (com a diferença que alguns argumentos são até melhores que os criados pelos hot shots das grandes editoras). Ente os heróis que têm histórias publicadas no site, estão desde Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha até Mulher Hulk e Lobo (estes contos são impagáveis), entre outros.
Mas o Hyperfan não é nem de longe o único site de Fanfiction no Brasil. A Biblioteca Fancition, por exemplo, traz ótimas histórias criadas por fãs baseadas em universos de fantasia e ficção científica. O grande destaque é um Crossover entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas, batizado de Trek Wars. A história é boa e o que chama mais a atenção são as ilustrações criadas pelos autores, que misturam, entre outras coisas, as naves dos dois filmes (acima).
Já a página Fanfiction Homepage, criada por uma garotinha de 12 anos, o leitor se aventura em histórias de Indiana Jones – a primeira delas, descobrindo a Arca de Noé – e de Dragon Ball Z. A página é caprichada, os textos são bons (respeitadas as proporções, claro) e o site promete novos capítulos a cada semana. Vale conferir.
Por fim, quem gosta de anime deve conferir também o site Exodus. Lá é possível verificar histórias de Saylor Moon e outros desenhos japoneses.
O número de sites de fanfiction cresce cada vez mais e é difícil prever o que acontecerá com o gênero daqui para frente – se ficar muito grande, é possível que os donos dos direitos autorais dos personagens comecem a ficar incomodados com a "concorrência" de seus próprios heróis (espera-se, porém, que isso não aconteça). de qualquer forma, uma coisa é certa: com os fãs cuidando do destino de seus heróis, as histórias nunca mais serão as mesmas. Ainda bem.
Comentar