Cheiro de queijo derretido no ar
Um aroma de queijo derretido paira no ar e, onde há queijo derretido, Groo deve estar por perto. É isso aí, após quase três anos longe das bancas brasileiras, Groo, o bárbaro mais tapado do mundo, e seu cão Rufferto voltam ao Brasil. A Pandora Books vai publicar a partir de agosto de 2001 a minissérie Groo e Rufferto, originalmente lançada nos EUA pela Dark Horse em quatro partes (por aqui serão só duas), em dezembro de 1998. (NOTA DA REDAçÃO: o primeiro exemplar acabou sendo lançado em janeiro de 2002, por R$ 4,90, com 52 páginas)
Groo foi criado em 1982 e no Brasil teve uma revista mensal de 1989 a 1992, quando foi encerrado em decorrência do Plano Collor. Em 1998 a Abril chegou a lançar uma excelente aventura solo – Groo, o inteligente – com promessas de retomar o título, mas foram só promessas. Desta vez é a Pandora quem traz uma aventura do errante e, dependendo das vendas, pode ressuscitar a revista mensal.
Groo e Rufferto é uma aventura especial criada pela dupla Mark Evanier e Sergio Aragonés. Atualmente, por sinal, os dois só produzem especiais com o personagem – um ou dois por ano, depois de terem feito mais de 70 exemplares mensais, dos quais nem metade chegou ao Brasil… A história começa quando Groo e seu fiel companheiro canino chegam a um estranho castelo, encontram um poderoso mago chamado Anacrônico (ahá!!!), que guarda um fabuloso tesouro.
Os problemas começam quando o mago, em um de seus feitiços, envia o pobre Rufferto diretamente para uma época maluca, em que nada parece fazer sentido: o século 20. Enquanto o pobre cachorro passa por situações incríveis no futuro, seu dono causa o caos e a destruição no passado.
Mark Evanier conta que esta é a primeira vez em que o nome de Rufferto aparece no título, em decorrência da crescente popularidade do cachorro. "Fizemos uma história com os dois, mas na qual Rufferto tem uma aventura solo. Ele está fazendo tanto sucesso que em breve poderemos deixar o bárbaro estúpido de lado, mudaremos o nome dele pra ‘Snoopy’ e lançaremos livos aproveitando o merchandising dos Peanuts", brinca.
Os fãs de Groo, porém, não precisam se preocupar pois, por mais que Rufferto tenha mais espaço do que o bárbaro nesta HQ, os dois continuarão juntos e inseparáveis. E, afinal de contas, cachorros que fazem sucesso em histórias em quadrinhos há vários, mas bárbaro só tem um… ou seriam dois? Terei errado?
Comentar