Grump e Vândalo

Mundo HQ

Grump (& Vândalo):
humor garantido


Junte bom-humor com sarcasmo e ironia (em doses cavalares) e o resultado só pode ser boas risadas. Essa é a fórmula de Grump, personagem-título recém-lançado selo Graphic Talents da Editora Escala. Criado por Orlandeli (
que já publicou na revista Bundas, Front e tem suas tiras em vários jornais do país), Grump é um sujeitinho banal que vive as desventuras do dia a dia ao lado de seu cachorro, Vândalo. As histórias são divertidíssimas e exploram o cotidiano do brasileiro – com algumas situações levadas ao extremo.
Sempre que se comenta um personagem novo, é comum compará-lo a algum já criado, mas no caso de Grump é difícil comparar a dupla a alguma coisa já criada.
Se bem que, em algumas situações a relação de Grump e de seu sarcástico cachorro lembram um Jon Arbucle e seu gato Garfield totalmente hardcores. E, correndo o risco de ser taxado de nacionalista, os dupla de orlandeli dá de dez a zero na de Jim Davis (apesar do cartunista brasileiro com certeza ganhar menos que o americano e ser publicado em menos jornais… ê, vida dura de artista brazuca!)


Grum
p é um sujeitinho de personalidade muito instável e que muda de opinião, segudo o autor, "como quem muda de cueca" (atençào meninas: para homens higiênicos isso significa pelo menos uma nova opinião a cada dia…). Já o cachorro, Vândalo, tem bem mais personalidade que o dono, e faz questão de tirar um sarro do pobre coitado sempre que pode.
O traço de Grump e Vândalo, rápido e certeiro como as piadas e observações do cartunista, já foi comparado ao do saudoso cartunista Henfil. Realmente, Grump tem um quê de Fradinho, se bem que a personalidade às vezes até cruel do sarcástico Frade de Henfil se encaixa bem melhor em Vândalo.

Apesar de ser a primeira vez que os personagens aparecem em uma revista, as histórias do Grump e do Vândalo são publicadas em diversos jornais do país no formato de tiras (algumas dasquais podem ser conferidas na própria revista).

Além de Grump, a revista – que está sendo vendida a R$ 1,50 – ainda trás uma história sobre "O Comportamento Sexual dos Lobos, um gibi-documentário que, como afirma o próprio pessoal da Editora Escala com muita propriedade, com certeza provocaria um colapso nervoso toda a equipe do canal National Geographic.


Além disso, a revista traz um
Making Of de como foi feita a história principal de Grump. E aí, mais uma vez, Orlandeli mostra sua genialidade: para ajudar o narrador a contar a mostrar as várias fases de produção da HQ, surge o Palhaço Cosquinha, um ex-metalúrgico que se vê obrigado a trabalhar como palhaço para enfrentar a crise do desemprego. Dá pra imaginar o humor do sujeito, não?


A revista Grump já está nas bancas e se o leitor quiser saber um pouco mais de Orlandeli, também pode dar um pulinho no site do autor. Vale a pena.

 

 

 

Confira, abaixo, mais uma tirinha de Grump e veja ainda uma página da história principal do gibi:

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.