Grump (& Vândalo):
humor garantido
Junte bom-humor com sarcasmo e ironia (em doses cavalares) e o resultado só pode ser boas risadas. Essa é a fórmula de Grump, personagem-título recém-lançado selo Graphic Talents da Editora Escala. Criado por Orlandeli (que já publicou na revista Bundas, Front e tem suas tiras em vários jornais do país), Grump é um sujeitinho banal que vive as desventuras do dia a dia ao lado de seu cachorro, Vândalo. As histórias são divertidíssimas e exploram o cotidiano do brasileiro – com algumas situações levadas ao extremo.
Sempre que se comenta um personagem novo, é comum compará-lo a algum já criado, mas no caso de Grump é difícil comparar a dupla a alguma coisa já criada.
Se bem que, em algumas situações a relação de Grump e de seu sarcástico cachorro lembram um Jon Arbucle e seu gato Garfield totalmente hardcores. E, correndo o risco de ser taxado de nacionalista, os dupla de orlandeli dá de dez a zero na de Jim Davis (apesar do cartunista brasileiro com certeza ganhar menos que o americano e ser publicado em menos jornais… ê, vida dura de artista brazuca!)
Grump é um sujeitinho de personalidade muito instável e que muda de opinião, segudo o autor, "como quem muda de cueca" (atençào meninas: para homens higiênicos isso significa pelo menos uma nova opinião a cada dia…). Já o cachorro, Vândalo, tem bem mais personalidade que o dono, e faz questão de tirar um sarro do pobre coitado sempre que pode.
O traço de Grump e Vândalo, rápido e certeiro como as piadas e observações do cartunista, já foi comparado ao do saudoso cartunista Henfil. Realmente, Grump tem um quê de Fradinho, se bem que a personalidade às vezes até cruel do sarcástico Frade de Henfil se encaixa bem melhor em Vândalo.
Apesar de ser a primeira vez que os personagens aparecem em uma revista, as histórias do Grump e do Vândalo são publicadas em diversos jornais do país no formato de tiras (algumas dasquais podem ser conferidas na própria revista).
Além de Grump, a revista – que está sendo vendida a R$ 1,50 – ainda trás uma história sobre "O Comportamento Sexual dos Lobos, um gibi-documentário que, como afirma o próprio pessoal da Editora Escala com muita propriedade, com certeza provocaria um colapso nervoso toda a equipe do canal National Geographic.
Além disso, a revista traz um Making Of de como foi feita a história principal de Grump. E aí, mais uma vez, Orlandeli mostra sua genialidade: para ajudar o narrador a contar a mostrar as várias fases de produção da HQ, surge o Palhaço Cosquinha, um ex-metalúrgico que se vê obrigado a trabalhar como palhaço para enfrentar a crise do desemprego. Dá pra imaginar o humor do sujeito, não?
A revista Grump já está nas bancas e se o leitor quiser saber um pouco mais de Orlandeli, também pode dar um pulinho no site do autor. Vale a pena.
Confira, abaixo, mais uma tirinha de Grump e veja ainda uma página da história principal do gibi:
Comentar