Humor em (ótimas) tiras
Calvin parou de ser publicado em 1995, mas suas tiras ainda são publicadas até hoje nos jornais brasileiros – para o deleite dos fãs. A partir de junho, no entanto, o garoto traquinas criado por Bill Watterson também vai poder ser encontrado em um gibi – que promete ser bimestral – em ótima companhia. A Opera Graphica estará lançando, na primeira semana de junho, a revista Calvin & Cia, com uma seleção de algumas das melhores tiras de histórias em quadrinhos contemporâneas.
A estrela da revista será mesmo Calvin, como bem mostra o título e a primeira capa (com um trocadilho bem-sacado aproveitando a onda funk – que ao contrário das tiras é de gosto duvidosíssimo). A proposta do gibizinho é republicar o melhor do pestinha e seu tigre filosófico, tanto das páginas dominicais quanto das tiras diárias.
Outro campeão de tiras que será publicado na revista é Garfield, o guloso gato criado por Jim davis. Para que a trinca fosse perfeita, só faltou mesmo as tirinhas de Snoopy. Mas os fãs de cachorro não ficarão decepcionados: Grimmy, um dos mais sarcásticos caninos já criados para o mundo das tirinhas, é outra estrela da publicação.
O curioso é que a revista mudou o nome do personagem para "Grimm", talvez por ter esquecido que o cachorro amarelo criado por Mike Peters já foi publicado por um bom tempo nas páginas do jornal O Estado de São Paulo e teve ainda um álbum editado pela Best News Editora, em 1991. Grimmy é bem mais sarcástico que Garfield, além de ser uma espécie de antítese do gato: enquanto o filho de Jim Davis usa e abusa do tolo Oddie, Grimmy é inteligentíssimo e tortura o gato Átila.
A revista tem ainda tiras pouco conhecidas no Brasil, mas que fazem sucesso no exterior, como Coisa de Louco, Non Sequitur, Ziggy, Lola e SuperZeros. Completam o gibi séries brasileiras inéditas, como Maciota e Ran.
Cada edição trará uma média de cinco páginas de tiras por personagem, além de matérias sobre as séries e seus autores. Confira abaixo um pouco mais sobre as tiras "desconhecidas" que a revista pretende trazer ao Brasil:
Non Sequitur apresenta o é uma série de cartuns em formas de tiras. Não possui personagens fixos mas enfoca muita gente de meia idade. Seu publico alvo é o leitor médio dos jornais. A maioria homens.
Coisa de Louco é uma série bem aloprada, não possui personagens fixos também e faz muito humor com situações clichês como tapetes voadores, lojas de animais e sitiantes. Tem muito humor non sense.
Ziggy é um típico funcionário de estatal ou de uma grande empresa, ironizando as situações do dia-a-dia. Lola é uma senhora que vive na rua. Aquelas velhinhas cheias de sacolas que são facilmente encontradas nas cidades grandes de todo o mundo. Que não moram com a família e vivem do que conseguem na rua.
SuperZeros são dois heróis trapalhões. Dois zeros. Um grandão idiota e outro metido a sabido, mas igualmente estúpido.
Maciota é um jogador de futebol de várzea, malandro e vagabundo.
Comentar