Didi ataca os quadrinhos

Mundo HQ

O trapalhão no gibi

Era uma vez quatro amiguinhos: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Os quatro eram muito engraçados, apareciam na TV, faziam filmes pro cinema e ganhavam muito dinheiro com suas trapalhadas. Um dia, porém, Zacarias e Mussum foram para o céu, Dedé brigou com Didi e virou evangélico, e Didi ficou sozinho. Mas não por muito tempo. Renato Aragão, o comediante que dá vida ao personagem Didi, rapidamente montou uma nova equipe e lançou a "Turma do Didi" na televisão. E, com o sucesso da TV – e dos filmes de Didi no cinema (a lista dos 40 filmes brasileiros mais assistidos de todos os tempos tem 10 com o personagem) -, Aragão resolveu colocar Didi nos gibis.

Com desenhos cirados pelo estúdio Twister, "A Trupe do Didi" é composta por diversos personagens que poderão ser vistos em quatro revistas voltadas para o público infantil, que a Editora Escala acaba de lançar: Aventuras do Didizinho, Revista do Didi, Revistinha de Pintar: A Trupe do Didi e Pintando com o Didizinho.

Em Aventuras (32 páginas coloridas no formato 13,4 cm X 19 cm., voltada a crianças de 6 a 14 anos), são contadas histórias nas quais o herói é o Didi dos quadrinhos, chamado de Didizinho por ser mais novo e mais bonitinho que o original (aliás, uma curiosidade, o personagem Didi foi criado por Renato Aragão há mais de 40 anos, em 1960, no Ceará). Além de Didi, participam das aventuras o Psite (um amigo imaginário e inseparável do Didizinho), Bonga (um menino carente), Severina (uma mulher valente com suas opiniões politizadas), Ananias (um anão que acha que é lindo e que é o melhor em tudo), Sonacaxa (um cantor que adora escrever músicas com letras diferentes), Da Poltrona (o bem informado, aquele que está sempre por dentro das últimas notícias e os lançamentos mais recentes de cinema e TV), Jurema (a eterna namorada do Didizinho), Mãozinha, Livinha, Joana, Sabetudo, Recruta 49 e vários outros.

As histórias são sempre bem-humoradas e, em geral, Didi é o herói que sempre se dá bem no final, depois de algumas trapalhadas. Aliás, essa sempre foi a fórmula de Didi e dos Trapalhões, quer seja no cinema, na TV ou nos quadrinhos – há muito tempo, nos anos 80, Didi já teve uma revista junto com Dedé, Mussum e Zacarias, que mostrava as aventuras dos quatro. Aquela revistinha terminou quando o quarteto se desfez, mas esta nova, pelo jeito, vai longe.

Didizinho também aparece em outras duas das quatro revistas lançadas, a Revistinha de Pintar da Trupe do Didi e Pintando e Brincando com o Didizinho. As duas são voltadas para crianças de três a oito anos. A primeira traz só atividades de pintura e a segunda tem outros passatempos divertidos. Por fim, a Revista do Didi traz textos de Renato Aragão, na pele de Didi, contando curiosidades, piadas e também passatempos voltados para crianças de 6 a 12 anos.

E ainda tem mais: os personagens de As Aventuras do Didizinho não vão ficar só no gibi. Eles também estão sendo licenciados para várias áreas do mercado, como moda infantil e alimentação, entre outras. Como já disse Didi em muitos de seu quadros da TV: "Ô, Da Poltrona. Armei e me dei bem".

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.