Ciao, signora Diabolik

Mundo HQ

Arrivedercci, Mama!
Morre Luciana Giussani, criadora de Diabolik

Os quadrinhos italianos ficaram orfãos no ano de 2001. Depois de perderem em janeiro deste ano o seu "pai", Giovanni Bonelli, os fumetti se despediram em março de sua "mama", a autora Luciana Giussani (a sorridente signora na ilustração acima, representada entre seus personagens mais famosos, da série Diabolik).
Luciana ficou conhecida como a mãe dos quadrinhos italianos por ter criado em 1962, junto com a irmã Angela, a série de ação e suspense Diabolik. Cheia de altas perseguições, carros arrojados, belas mulheres, homens mistériosos, enfim, muita ação, a série trazia histórias envolvendo espionagem e sociedades secretas e marcou época. Por sinal, há dezenas de páginas (em italiano e francês) na Internet sobre Diaboilik, que chegou ainda a ser lançado em desenho animado. A marca registrada de Diabolik – conhecida em toda a Europa – são os olhos claros do personagem principal da série, geralmente envoltos pela máscara estilo ninja.
Luciana
e Angela também fundaram a editora Astorini, que publicava exclusivamente Diabolik e rendeu um bom dinheiro a ambas, além de ter popularizado ainda mais não apenas a série como também os quadrinhos italianos.
A notícia da morte – cuja causa nao foi confirmada – foi dada pelo atual diretor geral da editora, Mario Gomboli, no dia 31 de março.
Luciana morreu em Milão, aos 72 anos de idade. Sua irmã e co-autora de Diabolik, Angela, já havia falecido, em 1987.

 

Índice

 

 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.