Arrivedercci, Mama!
Morre Luciana Giussani, criadora de Diabolik
Os quadrinhos italianos ficaram orfãos no ano de 2001. Depois de perderem em janeiro deste ano o seu "pai", Giovanni Bonelli, os fumetti se despediram em março de sua "mama", a autora Luciana Giussani (a sorridente signora na ilustração acima, representada entre seus personagens mais famosos, da série Diabolik).
Luciana ficou conhecida como a mãe dos quadrinhos italianos por ter criado em 1962, junto com a irmã Angela, a série de ação e suspense Diabolik. Cheia de altas perseguições, carros arrojados, belas mulheres, homens mistériosos, enfim, muita ação, a série trazia histórias envolvendo espionagem e sociedades secretas e marcou época. Por sinal, há dezenas de páginas (em italiano e francês) na Internet sobre Diaboilik, que chegou ainda a ser lançado em desenho animado. A marca registrada de Diabolik –
conhecida em toda a Europa – são os olhos claros do personagem principal da série, geralmente envoltos pela máscara estilo ninja.
Luciana e Angela também fundaram a editora Astorini, que publicava exclusivamente Diabolik e rendeu um bom dinheiro a ambas, além de ter popularizado ainda mais não apenas a série como também os quadrinhos italianos.
A notícia da morte – cuja causa nao foi confirmada – foi dada pelo atual diretor geral da editora, Mario Gomboli, no dia 31 de março.
Luciana morreu em Milão, aos 72 anos de idade. Sua irmã e co-autora de Diabolik, Angela, já havia falecido, em 1987.
Comentar