Birada Cultural: seis exposições em Campinas homenageiam os 50 anos do cartunista Bira Dantas

Mundo HQ

 

 

 

 

Nascido paulistano por acaso do destino e radicado em Campinas por opção, o cartunista Ubiratan Libânio Dantas de Araújo completa cinquenta anos de vida neste domingo (3). E, a partir de amanhã, ele e Campinas ganham de presente seis diferentes exposições que comemoram a vida e mostram a imensa obra de Bira Dantas, como é mais conhecido, em um grande evento que os artistas do traço da cidade batizaram como “Birada Cultural”.

 

 

 

“A ideia vai além de homenagear o Bira: queremos também mostrar às pessoas da cidade que o acolheu o artista que ele é. Afinal, não é todo dia que você pode entrar em um lugar de Campinas e esbarrar numa lenda dos quadrinhos brasileiros”, diz o cartunista Fabiano Carriero, idealizador da Birada e ele mesmo um ex-aluno do quadrinista cinqüentão.

 

 

Classificar Bira como legendário não é um exagero. Moço, começou trabalhando como estagiário nos estúdios Maurício de Sousa. De lá, saiu para trabalhar com o lendário Ely Barbosa (criador da turma do Gordo, Turma da Fofura e tantos outros), onde fazia histórias em quadrinhos de “os Trapalhões” – algumas, inclusive, tiveram de ser “suavizadas” em virtude da crítica social e política que sempre esteve no sangue do autor.

 

 

Por sinal, ainda nos anos de 1980, Bira começou a atuar em uma das frentes nas quais é mais conhecido: as charges sindicais. Em 85, ele trabalhava tanto para o Sindicato dos Químicos na capital quanto para o estúdio Briquet, onde fazia intercalação de desenhos animados.

 

 

 

Em 1988, mudou-se para Campinas e se apaixonou pela cidade que, diga-se de passagem, retrata em belos desenhos nos quais mostra de prédios históricos a esquinas pouco conhecidas de rara beleza arquitetônica. No Sindicato dos Eletricitários (Sinergia), continuou a produção enorme de charges políticas e sindicais que preenchem inúmeros panfletos, jornais e páginas de Internet.

 

 

Chegou a ter um bar na cidade, onde misturava suas paixões: desenhos, vídeos e blues. Bira toca gaita muito bem e já caricaturou praticamente todos os grandes mestres deste e de outros gêneros musicais. Também se tornou professor de desenho, formando inúmeros alunos, e é um exímio pesquisador  da história dos quadrinhos. Por sinal, adaptou para as HQs obras clássicas da literatura, como Memórias de um Sargento de Milícias e Dom Quixote.

 

 

Também atua em várias frentes em defesa das HQs – entre elas na Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo –, representa os quadrinhos nacionais em eventos fora do país – como os Encontros de Quadrinhos da Coréia – e faz as tirinhas do Tatu-man (publicadas no Correio Popular).  Tem mais, Bira publica desenho em incontáveis blogs  e sites, e com seus trabalhos já ganhou prêmios, muitos prêmios, nacionais e internacionais.

 

 

 

“Por todo isso é que nos unimos para tentar mostrar uma fração dos seus trabalhos e dar a devida importância, hoje e não amanhã”, diz Carriero. O curioso é que tudo foi feito e organizado em segredo, em especial com a ajuda do Facebook e uma mãozinha de Cláudia, esposa de Bira, que só ficou sabendo de tudo na noite de sexta.

 

 

 

A primeira exposição, que abre às 9 horas de segunda no Espaço Cultural Pandora, é sobre Bira: traz trabalhos de diversos artistas da cidade – em sua maioria caricaturas – tendo o próprio homenageado como tema.  As demais exposições, que abrem nos dias 5, 7, 8 e 9 de março, reúnem de maneira temática parcelas do acervo de Bira Dantas: Tiras do Tatu-man (na Biblioteca/Gibiteca Municipal), Adaptações Literárias (na Fnac do Pq Dom Pedro), cartuns da cidade (na Galeria Sede) Caricaturas e desenhos de blues (no Dockery Duo). Por fim, no dia 19 de março a Birada Cultural termina com noite de autógrafos e bate-papo na Fnac. É Bira pra todos os gostos!

 

 


 

 


  
Atividade: Homenagem dos cartunistas – Exposição de caricaturas
Local: Espaço Cultural Pandora; rua Joaquim Novaes, 146, Cambuí
Data: de 4/03 a 19/03
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 21h; Sábado, das 8h30 às 12h30
 
Atividade: Exposição das tiras do Tatu-man
Local: Biblioteca Pública Municipal "Professor Ernesto Manoel Zink"; Av. Benjamin Constant, 1633 Centro
Data: de 05/03 a 19/03
Horário: das 9h às 17h (Bate-papo com Bira Dantas às 14h, dia 05/03)
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h
 
Atividade: Exposição Adaptações Literárias
Local: Fnac; Pq. Dom Pedro Shopping, Av. Projetada Leste, 500
Loja A17, Santa Genebra
Data: de 07/03 a 19/03
Horário: das 10h às 22h
 
Atividade: Cartuns da cidade
Local: Galeria Sede; Rua Sampaio Peixoto, 368, Cambui
Data: de 08/03 a 19/03
Horário: das 19h às 23
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h
 
Atividade: Exposição Tinta e blues, com musica de Dockery Duo (16h às 17h, dia 09/03)
Local: loja disorder; Rua General Osório, 1565 – Cambuí
Data: de 9/03 até 19/03
Horário: das12h às 20h
 
Atividade: Encerramento – noite de autógrafos e bate-papo
Local: Fnac –  Pq. Dom Pedro Shopping, Av. Projetada Leste, 500 – Loja A17, Santa Genebra
Data: 19/03
Horário: 19h

 

(publicado em 3/3/2013)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.