O coelhinho encardido também completa meio século e ganha tributo: expo Sansão 50 anos invade o Memorial da América Latina

Mundo HQ

 

 

Durante 50 anos ele xingado (de encardido, principalmente) e torturado: teve as orelhas dispostas em nós dos mais diversos estilos e quantidades e, não bastasse isso, ainda foi arremessado com força e velocidade descomunais contra os autores dos tais nós. Talvez para amainar tanto sofrimento, de certa feita os estúdios Maurício de Sousa até deram uma namorada para o pobre, uma coelha rosa chamada Dalila, mas ela desapareceu rapidamente e o deixou novamente sozinho a mercê da sina cruel.  Pois é, o coelho Sansão, vítima de tantos desenganos, assim como sua dona também está fazendo meio século e, brincadeiras à parte (ou, talvez, brincadeiras inclusas) vai ganhar uma exposição especial no Memorial da América Latina, a partir do dia 27 de fevereiro.

 

 

A ideia surgiu do cartunista Jal, que trabalha com Maurício de Sousa e é o criador das Flashexpo – exposições com temas atuais convocadas por ele via Internet, nas quais cartunistas de todo o país são convidados e podem participar livremente enviando trabalhos sobre o assunto anunciado. Como este é o Ano da Mônica, no qual inúmeras exposições, eventos e lançamentos irão homenagear a baixinha dentuça, Jal propôs uma exposição para corrigir “uma injustiça histórica”: ora, se Mônica faz 50 anos, o coelhinho que a acompanha desde sempre também está aniversariando.

 

 

“A ideia é que a Mônica nem apareça nos desenhos porque haverá muitas exposições sobre a Mônica 50 anos”, diz Jal, que após coletar os primeiros trabalhos fez também um engraçado alerta aos artistas que ainda pretendiam participar da mostra e ainda não haviam produzido seus trabalhos: “Já temos muitas piadinhas sobre nós.”

 

 

A exposição no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda  São Paulo) abre no dia 27 de fevereiro e fica em cartaz até 21 de abril, com entrada livre sempre das 9 às 18 horas.

 

 

Ao todo são mais de 50 cartunistas apresentando suas homenagens em cartuns, charges, caricaturas e ilustrações diversas, sempre com muito humor. Há desde “pontos de vista” e “vinganças” do coelho a metáforas de filmes famosos e outros personagens mundialmente conhecidos, como Pokémon e Calvin e Haroldo (esta, por sinal, é digna de nota e foi feita por Flávio Teixeira de Jesus, um dos melhores artistas da Maurício de  Sousa Produções.

 

 

O público também poderá conhecer – em ilustrações e vídeos – a história e a concepção gráfica da criação, o desenvolvimento e a linha do tempo do personagem. Além disso, a mostra leva ao saguão do Terminal de Metrô da Barra Funda bonecos gigantes, de até quatro metros de altura, criados especialmente para a ocasião.

 

 

Ele era amarelo

 

Pra quem não conhece, vale lembrar como Mônica surgiu. O próprio Maurício de Sousa conta em uma de suas crônicas que, no início dos anos de 1960 e já razoavelmente conhecido por seus primeiros personagens (Franjinha, Bidu, Cebolinha, Piteco), foi perguntado se tinha algum tipo de misoginia. Depois de descobrir o significado da palavra, notou que realmente não tinha personagens femininos e decidiu fazer um.

 

 

Enquanto buscava inspiração, surgiram na sala suas filhas Mônica (de personalidade forte e carregando sempre a tiracolo um coelho amarelo), Magali (comilona e fã de melancias) e Mariângela (que acabou inspirando Maria Cebolinha).

 

Sansão, como se vê, estava lá o tempo todo. O bichinho de pelúcia real, porém, era bem duro e recheado de palha (segundo conta Maurício). No entanto, uma nova versão fofinha –e amarela – já foi mostrada pela própria Mônica Sousa, a real e deve ser lançada em breve no mercado (confira na foto abaixo). 

 

 

(publicado em 24/02/2013)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.