Stan Sakai trabalhava como letrista de Groo, o errante e pensava constantemente em criar um personagem baseado no samurai Miyamoto Musashi, um personagem do século 17 (Musashi, livro em dois tomos lançados no Brasil, conta a história deste guerreiro). Inicialmente, Usagi seria um personagem humano secundário, chamado Myiamoto, na história Oakenshiel e Hermy. Mas, em 1983, Stan resolveu trocar os heróis humanos por animais e mudou também os nomes.
Usagi, então com cabelos pretos, acabou ganhando o atual visual de coelho espadachim, com orelhas amarradas no estilo de cabelo samurai.
Em 1984, o editor Steve Gallacci criou uma pequena editora, a Thoughts and Images, e na busca por novos talentos ouviu falar de Stan. Um acordo via correio foi fechado entre os dois e as HQs de Usagi Yojimbo fizeram sua estreia na revista Albedo, onde permaneceram por cinco edições.
Em 1985, Stan decidiu fazer algumas camisetas com Usagi e elas foram totalmente vendidas. Os números 1 e 2 da revista Albedo, por sua vez, atingiram a cifra de US$ 250,00 no mercado de HQs. Ainda naquele ano, Stan recebeu um chamado da editora Fantagraphics Books. O editor Kim Thompson estava juntando histórias de animais humanizados e convidou o autor para contribuir.
Usagi então se tornou ainda mais popular e uma reedição das histórias publicadas na Albedo foi feita.
Finalmente, em 1987, a Fantagraphics anunciou a revista solo de Usagi Yojimbo, que saiu com participações especiais de outros quadrinistas, inclusive de Sérgio Aragonés, para quem Stan costumava trabalhar como letrista.
Em 1992 os quadrinhos em branco preto passaram por uma fase difícil e Usagi foi cancelado na Fantagraphics. A partir de então, Stan perambulou por algumas editoras até que, em 1996, chegou à Dark Horse, onde permanece ainda hoje com uma série mensal e até mesmo página oficial na Internet (www.usagiyojimbo.com).
No Brasil, o herói fez sua estréia em 1999, pela Via Lettera. A Devir também apostou no personagem e lançou belos livros dele.
Enredo
Usagi era um samurai até perder o mestre, Lorde Mifuno, na batalha de Adashigahara. A partir de então, se tornou um guerreiro errante (ronin) que eventualmente aceita trabalhos como guarda-costas (yojimbo). Durante as aventuras, Usagi cruza com personagens históricos do Japão, luta com os mais variados inimigos – incluindo ninjas – e dá um panorama geral do Imério Japonês durante a virada do século XVII.
Personagens
Diversos personagens aparecem nas aventuras de Usagi, mas alguns merecem destaque:
Kenichi – amigo de infância de Usagi e, mais tarde, vencido por ele em batalha. Um coelho meio cabeçudo e com tendências a afogar suas mágoas em saquê.
Sensei Katsuichi – O sensei de Usagi, um leão habilíssimo em artes marciais e pouco dado a gentilezas.
Gen – Um rinoceronte que caça recompensas, é muito bem-humorado e vive metendo Usagi em frias
Tomoe Ame – Uma guarda-costas de um príncipe, exímia lutadora e que tem interesse romântico (e uma dívida de honra) com Usagi.
Curiosidade: um bárbaro e um samurai se encontram
Em Usagi Yojimbo Ronin, já publicado no Brasil, Stan Sakai faz uma homenagem a Sérgio Aragonés. O antigo letrista de Groo faz com que o bárbaro passe pelo coelho no meio da rua. Os dois trocam olhares nada amistosos e pensam: “Bárbaro estúpido!”; “Samurai idiota!”. Mas o encontro deve ter sido um sonho, já que a vila japonesa em que ele ocorreu permaneceu em pé depois que Groo passou por lá.
Ah, as as Tartarugas Ninja também fizeram uma visitinha a Usagi. Não bastasse Groo… Abaixo, uma arte de Sérgio Aragonés presenteada a um fã mostra uma luta entre Groo e Usagi, inédita nos quadrinhos por enquanto.
Comentar