Ultra Man, Seven, Gaya…conheça toda a família

Mundo HQ

Ultras e mais ultras
por Takanobu Sama *

Se você está lendo esta coluna é porque, com certeza, já assistiu um episódio das séries da "família Ultra". Talvez tenha brincado de levantar uma pilha para se transformar em Ultraman ou Ultraseven nos anos 70 ou, quem sabe, via Ultraman e Ultraseven no Programa do Bozo, nos anos 80. Ou ainda é um dos fãs da família Ultra por ter visto os protetores espaciais da paz no canal Locomotion ou em outro canal a cabo nos anos 90 e neste começo de 2000…
Não faz diferença em qual destas descrições você se encaixa: o fato é que um dia Ultraman conquistou seu coração. Ou teria sido Ultraseven? Afinal de contas, quantos Ultra existem? Beeeem, a família Ultra é razoavelmente grande e, por mais estranho que pareça, nasceu graças a um criador de monstros.
Tudo começou na década de 60, quando Eiji Tsuburaya, diretor de efeitos especiais de Godzilla (o imenso réptil da série original, aquele que vivia destruindo Tóquio), resolveu seguir carreira solo. Especialista em máscaras de látex (aquelas que não pode faltar nos montros de live action japonês), Tsuburaya primeiro fez um piloto apenas com monstros, chamado de Ultra Q. Então, em 1966, criou …

Ultraman (1966) – A história se passava no ano de 1993 (na época um futuro não muito distante), quando o vigilante espacial Ultraman, um alienígena natural da nebulosa M-78, vinha para a Terra perseguindo o vilão Bemlar e, acidentalmente, acabava causando a queda do avião do cientista terráqueo Hayata, da organização S.I.A. (o correspondente em português à sigla era "Patrulha Científica").Hayata morre e, para trazê-lo de volta, Ultraman une sua energia vital a do humano, concentrando sua própria matriz energética em uma cápsula Beta (a famosa pilhinha…) Desta forma,o herói salva a vida de Hayata e ao mesmo tempo consegue um disfarce para permanecer em segredo na Terra e combater Bemlar e outros monstros que aparecessem pelo caminho (sempre que era necessário, Hayata levantava a cápsula, liberando a energia, e se "transformava" em Ultraman). Apesar dos poderes (vôo, super-força, teletransporte e manipulação de energia plasmática, que lhe permitia soltar serras de energia e diversos raios), constantemente a luz no peito de Ultraman começava a piscar, um alarme de que em breve ele morreria. Por que isso acontecia? Bem, a resposta completa só ficou bem esclarecida quando apareceram os outros Ultra, mas para resumir uma longa história, Ultraman era de um planeta do qual o Sol explodiu e, para não morrer, a civilização local resolveu criar um sol mecânico. Esse sol, porém, além de dar energia gerou um plasma especial, que transformou os habitantes do planeta em ultra-seres, de pele metálica (não são robôs!) e poderes especiais.
  Tudo isso ocorreu há uns 260 mil anos, mais ou menos… Porém, quando usavam seus poderes, os Ultra gastavam sua energia rapidamente e podiam morrer. Os cientistas criaram, então, uma Torre de Energia (a Torre Ultra) na qual os habitantes deviam se recarregar de quando em quando. Acontece que, após uma invasão que quase massacrou toda a família Ultra, os líderes do Planeta resolveram criar uma patrulha interestelar para perseguir vilões e invasores de plantão (Ultraman é um integrante desta força de elite). Como não podem ficar indo e voltando para a nebulosa M-78 o tempo todo, os Ultra residentes em outros planetas são obrigados a se recarregarem de energia solar. Só que, quando usam seus poderes, esta energia acaba em mais ou menos 3 minutos e, se continuarem usando seus poderes eles morrem (e agora você já sabe o porquê da luzinha…). E mais: mesmo não usando sempre seus poderes e recarregando no sol, de vez enquando os Ultra têm de voltar a seu planeta para recarregar diretamente da Torre. Ultraman foi exibido durante um ano e, no episódio final, de número 39, acabava sendo derrotado pelo monstro Z-Ton. Aparecia, então, um segundo ultra, Ultraman Zoffy, claramente um superior, que vinha levá-lo de volta ao planeta para curá-lo. Estava plantada aí a semente para a série seguinte:

Ultra Seven (1967) – Também habitante M-78, Ultraseven era considerado o maior guerreiro de seu planeta e vem a Terra para proteger o planeta contra os invasores espaciais, mas já alertado que não deve permanecer muito por aqui, já que nosso Sol é muito fraco para recarregar suas energias. Chegando em nosso planeta, Ultraman assume as feições humanas de um alpinista (Jiro) que morreu salvando um amigo, adota o nome de Dan Moroboshi e se une ao esquadrão Ultra, uma força para-militar formada para defender Tóquio. Além dos poderes já exibidos por Ultraman, Ultra Seven possuia dons telepáticos, super-sentidos e podia reduzir seu tamanho até ficar microscópico. Os 49 episódios da série foram exibidos também por aproximadamente um ano e terminaram com Ultra Seven voltando para a nebulosa M-78, após impedir uma gigantesca invasão espacial que o deixa quase sem forças.

Ultraman Jack/O Retorno de Ultraman (1971) – Tsuburaya morreu antes de criar a seqüência para Ultra Seven, no entanto, como as reprises de episódios de Ultraman e Ultra Seven continuavam a fazer sucesso no mundo inteiro, seu filho Hajime criou a série O Retorno de Ultraman. Na verdade, a série mostrava um novo Ultraman, que depois ganhou o nome de Ultraman Jack para se diferenciar do primeiro. Assim como seus predecessores, ele vem à Terra para lutar contra o mal e, ao chegar, vê a morte de um piloto de corridas (Hideki Goh) quando este tentava salvar a vida de uma criança. Comovido, Ultraman Jack (assim como o primeiro Ultraman) faz uma simbiose com o piloto para que este possa continuar a viver. Assim, Goh volta à vida com a capacidade de se transformar em Ultraman Jack e se une ao Grupo de Ataque a Monstros (GAM), onde acaba conhecendo e se enamorando por Akiko. Por sinal, um dos episódios mais famosos mostra Akiko e seu irmão morrendo nas mãos dos Poderosos do Espaço, mais terríveis inimigos de Ultraman Jack. Irado, o herói persegue os executores da amada, mas cai em uma armadilha e só escapa da morte porque recebe ajuda de ninguém menos que o Ultraman original e Ultraseven. Ultraman Jack tinha poderes de vôo e raios, além de um bracelete especial, o Ultrabracelete, que podia se transformar em qualquer arma. No último episódio, após derrotar Z-Ton 2 (o filho do monstro que quase matou Ultraman), ele finge a própria morte para retornar a seu planeta e ajudar os demais Ultra em uma batalha galáctica.

Ultraman Ace (1972) – Ace veio para Terra substituir Jack e trouxe uma série de diferenças. A primeira é que ele salva da morte por meio da já famosa simbiose não uma, mas duas pessoas: o casal Seiji Hokuto e Yuko Minami. Assim, quando qualquer um dos dois queria, podia "se transformar" em ultraman Ace. Além disso e do visual diferente, Ace tinha uma série de raios poderosos e recebia ordens diretamente de Ultraseven e de Ultraman Zoffy, aquele que salvou o Ultraman no último episódio da primeira série. Outros tipos de Ultramen também faziam visitas a Ace em suas aventuras. Aparecerem aí também Ultra Father e Ultra Mother, que viriam a ser os pais do herói que encabeçaria a próxima série:

Ultraman Tarô (1973) – Katoro Hogashi, um jovem japonês, morre em um ataque de monstros à Tóquio. No entanto, Ultra Mother, que estava no local, resolve salvar o rapaz unindo-o a seu filho mais novo, Ultraman Tarô. Ultra Mother foi a primeir a mulher Ultra mostrada e tirando este fato, a primeira cena da Ultra Estrela (nome do planeta dos Ultra) e o visual diferente de Ultra Tarô, a série não apresentou grandes novidades. Além disso, foi considerada como a mais trash de todas, apesar de ter resistido por 53 episódios, terminando em 1974.

Ultraman Leo (1974) – Com um visual esquisitão, Ultraman Leo chega a Terra como o primeiro Ultraman que não veio da nebulosa M-78 e sim do planeta L-77 da galáxia de Leão (o que explica seu nome e, talvez, seu visual). Leo não é um guerreiro treinado, mas ao chegar à Terra acaba salvando Ultra Seven da ira de alguns monstros. Nesta batalha, Ultra Seven perde o poder de se transformar e acaba virando treinador de Leo, que vai aprendendo novos raios e golpes a cada novo episódio da série. Leo tem um irmão chamado Astra e no último episódio quase mata outros Ultraman graças a um truque de um vilão que se disfarçou de Astra. É salvo pelo Ultra King, o líder da Estrela Ultra.

Ultraman Joe (1979) – Primeiro desenho animado da série, praticamente recontava a série do Ultraman original. Foi um fracasso e acabou levando os produtores a voltarem para o gênero do Live Action.

Ultraman 80 (1980) – Ultraman Eighty retomou os leave action da família Ultra, sem grandes novidades. Desta vez a identidade secreta do Ultraman é um professor. Os poderes (e histórias) eram praticamente as mesmas, mas o "80" era meio solitário: o resto da família Ultra ficou esquecida até o final da década, a não ser em alguns especiais como Ultraman Zoffy e Ultraman Story.

Ultraman USA (1989) – Em co-produção com a Hanna Barbera, os produtores de Ultraman tentaram mais uma vez lançar um desenho animado. Desta vez, três membros da família Ultra salvam da morte três humanos e assim surgem Ultraman Chuckie, Ultraman Beth e Ultraman Scott. Mais uma vez, não deu certo.

Ultraman Great (1990) – Realizada em co-produção com a Austrália, a série foi lançada primeiro em vídeo. Ultraman Great vinha para a Terra e se unia ao humano Jack Shindo para agir por aqui. A série chegou a fazer sucesso nos EUA (onde gerou algumas adaptações para HQ), mas era muito paradona, por isso acabou sendo interrompida.

Ultraman Powered (1993) – Fora da cronologia da família Ultra, Ultraman Powered foi criado como uma espécie de homenagem ao Ultraman original. Até mesmo os monstros eram os clássicos enfrentados pelo primeiro Ultraman, só que de cara nova. A série foi produzida nos EUA, com roteiros japoneses, e alcançou um certo sucesso, preparando terreno para o que viria a seguir.

Ultraman Zeath (1996) – Criado para agradar principalmente às crianças, Ultraman Zeath seguia a linha mais cômica e lembra, de certa forma, seriados mais novos como Power Rangers. Fez bastante sucesso e introduziu um vilão que virou clássico instantâneo: Ultraman Shadow, uma espécie de Ultraman do mal.

Ultraman Tiga (1996) – Tiga é um Ultraman da raça antiga, que existiu muito antes do Ultraman original ter nascido. Transformado em pedra por um inimigo, ele ficou milhões de anos preso até se libertar e fazer a tradicional parceria simbiótica com . Tiga vem de um planeta misterioso e pode se transformar em dois tipos de Ultraman (um mais veloz e um mais poderoso). Esta série, com bons argumentos e novidades como uma mulher comandante do esquadrão de heróis terráqueos, a capitã Iruma, trouxe de volta o sucesso do Ultraman original (que por sinal faz participação especial no último episódio do primeiro ano da série). Por sinal, até mesmo a música de abertura, Take Me Higher, se tornou um sucesso e ficou muito tempo entre as mais ouvidas ( e vendidas) em Tóquio. Uma nova aventura de Tiga, "O Gigante Ressurge no Passado", deve ser lançada em vídeo até março de 2001 no Japão.

Ultraman Dyna e Ultraman Gaya (1997) – Os dois vêm do mesmo planeta de Tiga e também podem se transformar em mais de um tipo de Ultraman. Ambos ganharão novos longa-metragens este ano no Japão, também até março. Bem pessoal, por enquanto é só. Mesmo porque se alguém pedir para escrever mais da família Ultra eu acho que morro….

* Taka Sama morreu logo depois de concluir estas linhas, mas um membro da família Ultra estava passando pelo céu e resolveu se unir a ele, que agora se transforma em UltraTaka quando levanta uma pilha ray-o-vac…

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.