Tira de Letra é Dez: série chega a décima edição com 2430 tiras de mias de 150 autores publicadas

Mundo HQ
 
 
 
 
Dizem que fazer tiras é uma das tarefas mais difíceis no mundo dos quadrinhos, ainda mais quando são diárias: afinal, não é fácil ter no mínimo uma boa ideia por dia e contá-la em um curto espaço de papel de maneira coerente, com começo meio e fim. É como chegou a dizer Bill Watterson quando parou de fazer uma das tiras mais famosas do mundo: “Estou cansado de acordar todo dia e pensar: ‘ o que o Calvin vai fazer hoje?’” Mas se é difícil fazer, também não é fácil publicar, já que a maioria dos jornais prefere comprar tiras sindicalizadas, com artistas de renome e pacotes mais em conta. Em vez de ficar reclamando da vida, do imperialismo cultural e do capitalismo selvagem, o cartunista Mastrotti encontrou em 2003 uma solução que acaba de chegar à décima edição: o álbum Tiras de Letra.
 

A ideia de Mastrotti foi fazer uma cooperativa virtual: a cada edição, tiristas de todo o PIS recebem um convite para publicar seus trabalhos, pagando por isso uma parcela do custo da obra. Com os livros impressos embaixo do braço, além da satisfação do trabalho publicado e levado aos diferentes estados do país, os autores recebem uma cota que podem vender e recuperar o investimento. 
 

“Em sete anos editamos dez livros, com 2430 tiras de mais de 150 autores de 15 estados brasileiros, um recorde em livros, tiras e quantidade de autores editados. A produção e a qualidade das tiras nacionais não para e é por isso que Tiras de Letra continua mostrando essa qualidade”, diz Mastrotti.
 
 
 
Tira deLuigi Rocco, um dos autores da décima edição
 

O décimo exemplar, Tiras de letra nota 10, será lançado em São Paulo no sábado 18 de dezembro, na livraria HQMix, e deverá ganhar outros lançamentos regionais nas cidades dos autores (que podem ser melhor conhecidos no blog http://tirasdeletra.zip.net). Mais uma vez, a edição mistura autores veteranos e mais conhecidos em um imx bastante agradável composto por Airon, Alecrim, Aline Silva, Alex Sander, Brum, Carriero, Cedraz, Daniel Trezub, DJota, Ed Sarro, Ferd Martins, Gilmar, Humberto Pessoa, Ian, Luigi Rocco, Mastrotti, Marcos Venceslau, Maurício Rett, Marcos Noel, Moisés, Pedro Krause, Rose Araújo, Rafael Dourado, Rice, Rodrigodraw, Verônica Saiki e Waldomiro Neto.
 
 
 
 
Tira de Verônica Saiki, que também está no Tiras de Letra Nota 10 
 

 
O prefácio é do sempre bem informado Paulo Ramos, autor do blog dos quadrinhos. “Mais do que consolidar uma série de sucesso, esse décimo volume mostra como as tiras nacionais estão mais vivas do que nunca”, comemora Mastrotti.

 
O preço sugerido do livro é de R$ 15,00 e ele pode ser adquirido na livraria ou junto aos autores participantes, cujos contatos estão no blog.

 
Cronologia de quem Tira de Letra

Tiras de Letra – 2003
 
Tiras de Letra outra vez- 2003 
 
Tiras de Letra muito mais – 2004
 
Tiras de Letra pra valer – 2004
 
Tiras de Letra todo dia – 2006
 
Tiras de Letra na casa da vizinha – 2007
 
Tiras de Letra até debaixo d’água – 2008
 
Tiras de Letra na batalha – 2009
 
Tiras de Letra agora ou nunca – 2010
 
Tiras de letra nota 10 – 2010
 
 
(publicado originalmente em 17/12/2010)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.