Tina: 40 aninhos

Mundo HQ

Tina: 40 anos, mas com um corpinho de 18…

Ela é descolada, inteligente, sensível, linda e acaba de se tornar a mais nova personagem dos estúdios Maurício de Sousa a ganhar um almanaque. Mais nova a ganhar um título próprio, é bom que fique claro, já que, apesar do corpinho de 18, a simpática Tina acaba de completar 40 anos. Personagem que ancora o núcleo jovem das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, ao lado dos amigos Rolo, Pipa, e Zecão,

Tina foi criada em 1964. A idéia de Maurício, o "Walt Disney brasileiro" , era fazer histórias que refletissem o cotidiano dos adolescentes e jovens adultos. Assim, como não poderia deixar de ser, Tina e Rolo surgiram nas primeiras histórias como hippies.

Em termos físicos, Rolo pouco mudou de lá para cá , já Tina passou por várias " plásticas" . No início, era baixinha, usava óculos redondos enormes, camisa solta, tênis e tinha um corpo de rapaz, reto como uma tábua.

Nos início dos anos 80, a personagem ganhou corpo de mulher, bem curvilíneo, mas a cabeça continuou a mesma. Mas, pouco depois, em meados de 83, a metamorfose se concluiu: o rosto ficou mais fino, com traços mais delicados, e os óculos quase sumiram de tão diminutos (lentes de contato também passaram a ser usadas quando a ocasião ou o namorado exigiam).

Já as histórias de Tina continuam com os temas "jovens" de sempre: namoros, paqueras, amizades, vestibulares, cursinhos, provas, rock e outros estilos musicais, primeiro emprego, desemprego, encontros e desencontros. Todos, porém, adaptados para os novos tempos.

Talvez por isso, algumas histórias cheguem mesmo a destoar das tradicionais aventuras de Cebolinha, Mônica e companhia. Como por exemplo aquela em que Rolo sai do oculista para encontrar a namorada e, durante todo o caminho, vai olhando ostensivamente para partes do corpo feminino daquelas que passam pelo seu caminho – pernas, derrières e decotes (até mesmo da própria Tina)- , mostradas em close nos quadrinhos, até encontrar a amada.

O quadro se afasta, mostrando o moço olhando para o traseiro de outra mocinha que passa, e a namorada comenta que acha que ele está enxergando muito bem. Talvez por causa de histórias como essa, Tina e companhia façam muito mais sucesso entre os leitores adolescentes e adultos de Mônica, e nem tanto entre as crianças. Por este motivo Maurício teve a idéia de fazer um gibizinho mensal só dela, mas o projeto ainda não vingou – a edição atual é um almanaque que reúne melhores histórias (R$3,20, 72 páginas, 12 histórias).

Segundo o autor, não havia argumentistas especializados no tipo de história da Tina suficientes para escrever a quantidade de histórias necessárias para um gibi mensal. Mas esta história pode mudar. Afinal, o almanaque lançado aparentemente não tem nada a ver com os quarenta anos da personagem – não há nenhuma indicação disso na capa e nem mesmo Mônica, que completou 40 anos em 2003, ganhou um especial, logo…

Por outro lado, o almanaque tem logotipo próprio, nome com tipologia exclusiva da personagem e um grande " número1", indicando que outros virão. Ou seja, tudo leva a crer em um teste de mercado. Se Tina vender muito, talvez Maurício descubra que é possível achar mais argumentistas no mercado…

RONALDINHO

Depois de anos de espera, tudo indica que o projeto da Turma do Ronaldinho, desenhada por Maurício de Sousa, vai vingar. A idéia de transformar o jogador Ronaldo "Fenômeno" em personagem de quadrinhos já era acalentado tanto pelo autor quanto pelo atleta há muito tempo, mas impedimentos burocráticos – já resolvidos – estavam emperrando o projeto já há dois anos.

A turminha do craque deve seguir os mesmos moldes da Turma do Pelezinho, grande sucesso dos estúdios Maurício de Sousa nos anos 70 e 80. Ronaldinho terá amiguinhos baseados em jogadores e amigos reais (ainda não se sabe se a ex-esposa Milene Domingues, originalmente planejada para integrar a turma, irá aparecer).

Maurício também tenta viabilizar vídeos com a versão em desenho animado do craque ensinando a jogar futebol, que devem ser lançados na época da Copa do Mundo de 2006. Em tempo: a Turma do pelezinho deixou de ser publicada por motivos legais. Amigos de infância do Rei Pelé eram retratados na HQ – Bonga, Frangão, Neusinha, Samira, Cana Brava, entre outros – e alguns deles causaram complicações legais para a publicação porque não recebiam royalties.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.