Tina: 40 anos, mas com um corpinho de 18…
Ela é descolada, inteligente, sensível, linda e acaba de se tornar a mais nova personagem dos estúdios Maurício de Sousa a ganhar um almanaque. Mais nova a ganhar um título próprio, é bom que fique claro, já que, apesar do corpinho de 18, a simpática Tina acaba de completar 40 anos. Personagem que ancora o núcleo jovem das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, ao lado dos amigos Rolo, Pipa, e Zecão,
Tina foi criada em 1964. A idéia de Maurício, o "Walt Disney brasileiro" , era fazer histórias que refletissem o cotidiano dos adolescentes e jovens adultos. Assim, como não poderia deixar de ser, Tina e Rolo surgiram nas primeiras histórias como hippies.
Em termos físicos, Rolo pouco mudou de lá para cá , já Tina passou por várias " plásticas" . No início, era baixinha, usava óculos redondos enormes, camisa solta, tênis e tinha um corpo de rapaz, reto como uma tábua.
Nos início dos anos 80, a personagem ganhou corpo de mulher, bem curvilíneo, mas a cabeça continuou a mesma. Mas, pouco depois, em meados de 83, a metamorfose se concluiu: o rosto ficou mais fino, com traços mais delicados, e os óculos quase sumiram de tão diminutos (lentes de contato também passaram a ser usadas quando a ocasião ou o namorado exigiam).
Já as histórias de Tina continuam com os temas "jovens" de sempre: namoros, paqueras, amizades, vestibulares, cursinhos, provas, rock e outros estilos musicais, primeiro emprego, desemprego, encontros e desencontros. Todos, porém, adaptados para os novos tempos.
Talvez por isso, algumas histórias cheguem mesmo a destoar das tradicionais aventuras de Cebolinha, Mônica e companhia. Como por exemplo aquela em que Rolo sai do oculista para encontrar a namorada e, durante todo o caminho, vai olhando ostensivamente para partes do corpo feminino daquelas que passam pelo seu caminho – pernas, derrières e decotes (até mesmo da própria Tina)- , mostradas em close nos quadrinhos, até encontrar a amada.
O quadro se afasta, mostrando o moço olhando para o traseiro de outra mocinha que passa, e a namorada comenta que acha que ele está enxergando muito bem. Talvez por causa de histórias como essa, Tina e companhia façam muito mais sucesso entre os leitores adolescentes e adultos de Mônica, e nem tanto entre as crianças. Por este motivo Maurício teve a idéia de fazer um gibizinho mensal só dela, mas o projeto ainda não vingou – a edição atual é um almanaque que reúne melhores histórias (R$3,20, 72 páginas, 12 histórias).
Segundo o autor, não havia argumentistas especializados no tipo de história da Tina suficientes para escrever a quantidade de histórias necessárias para um gibi mensal. Mas esta história pode mudar. Afinal, o almanaque lançado aparentemente não tem nada a ver com os quarenta anos da personagem – não há nenhuma indicação disso na capa e nem mesmo Mônica, que completou 40 anos em 2003, ganhou um especial, logo…
Por outro lado, o almanaque tem logotipo próprio, nome com tipologia exclusiva da personagem e um grande " número1", indicando que outros virão. Ou seja, tudo leva a crer em um teste de mercado. Se Tina vender muito, talvez Maurício descubra que é possível achar mais argumentistas no mercado…
RONALDINHO
Depois de anos de espera, tudo indica que o projeto da Turma do Ronaldinho, desenhada por Maurício de Sousa, vai vingar. A idéia de transformar o jogador Ronaldo "Fenômeno" em personagem de quadrinhos já era acalentado tanto pelo autor quanto pelo atleta há muito tempo, mas impedimentos burocráticos – já resolvidos – estavam emperrando o projeto já há dois anos.
A turminha do craque deve seguir os mesmos moldes da Turma do Pelezinho, grande sucesso dos estúdios Maurício de Sousa nos anos 70 e 80. Ronaldinho terá amiguinhos baseados em jogadores e amigos reais (ainda não se sabe se a ex-esposa Milene Domingues, originalmente planejada para integrar a turma, irá aparecer).
Maurício também tenta viabilizar vídeos com a versão em desenho animado do craque ensinando a jogar futebol, que devem ser lançados na época da Copa do Mundo de 2006. Em tempo: a Turma do pelezinho deixou de ser publicada por motivos legais. Amigos de infância do Rei Pelé eram retratados na HQ – Bonga, Frangão, Neusinha, Samira, Cana Brava, entre outros – e alguns deles causaram complicações legais para a publicação porque não recebiam royalties.
Comentar