Thundercats

Thunder…Thunder… Thundercats, hooo!

 

 

Entre os anos de 1985 e 1988, um clã de humanóides com aspectos (e poderes) literalmente felinos dominou as manhãs de desenho em todo o mundo. Criados pela Telepictures Corporation, os Thundercats (literalmente "gatos trovão") conquistaram milhões de fãs em seus mais de 120 episódios exibidos em diversos países (entre eles EUA, Brasil, Argentina, Austrália e Japão).
O início da saga dos gatos tem um que de Super-Homem. Assim como aconteceu com o planeta do Homem-de-Aço, Krypton, o planeta dos Thundercats – chamado Thundera – explodiu e alguns poucos sobreviventes fugiram na última hora em busca de um novo lar.

 


Um dos mestres de Thundera, um planeta onde vive a raça guerreira dos Thundercats (que velam pela paz, honra e justiça entre os planetas), era o cego Claudius (ou Claudis, dependendo da tradução), guardião da Espada Justiceira do Olho de Thundera. Claudius não consegue deixar o planeta, mas manda a espada para uma nave na qual seu filho, o pequeno Lion-O, será levado.
O planeta explode, mas Thundercats conseguem fugir em uma nave rumo a um planeta distante, que será seu novo lar.

 

Guiados pelo guerreiro ancião Jaga (ao lado), fogem na nave o genial engenheiro mecânico e lutador de arts marciais Panthro (que tem a força e a habilidade de uma pantera), o construtor Tygra (que tem o poder de ficar invisível – uma referência ao tigre que em alguns ambientes"some" usando sua camuflagen natural e habilidades de caçador – e gerar ilusões mentais), a sensitiva Cheetara (que tem premonições do futuro e vê o passado, e assim como a cheeta é super-veloz) e os gêmeos Willy Kit e Willy Kat (crianças brincalhonas como gatinhos). E, claro, completam o time o pequeno Lyon-O, mais novo que todos os demais e destinado a se tornar o líder dos Thundercats, e sua babá, um Snarf.

 


Mas durante a fuga, a nave acaba sendo atingida por raios de uma nave de uma raça inimiga dos Thundercats, os "mutantes", e, para chegar a seu destino, ela terá de ser pilotada manualmente. A viagem é muito longa – os demais Thundercats já estão dormindo em cápsulas de animação suspensa – e Jaga decide pilotar a nave e acaba morrendo de velhice pouco antes de aterrisar no novo planeta, batizado de "Terceiro Mundo".
Os Thundercats decidem se estabelecerem por lá, mas acabam tendo ainda mais uma surpresa: a cápsula de Lyon-O rachou na viagem e ele, que era uma criança menor que Willy Kat e Willy Kit, agora tem o corpo de um ("leão") adulto, para desespero da ‘babá" Snarf (ao lado).
Mas… também chega ao Terceiro Mundo uma nave dos temíveis mutantes. A nave cai ao lado de uma misteriosa Pirâmide e dela aparece uma estranha múmia muito velha, que se identifica como Mumm-Ra.

 

A múmia diz que os mutantes – um estranho trio composto por uma criatura anfíbia chamada Escamoso (o líder), um tipo de macaco conhecido por Simiano e um "humanóide canino" chamado Chacal – precisam se aliar a ela para destruir os Thundercats.

 

 

Escamoso pensa em sair do planeta e procurar por reforços, mas é obrigado a mudar de idéia quando Mumm-Ra, com um gesto, faz a nave mutante afundar nas areias do deserto. Fica assim formada a aliança que vai atazanar a vida dos Thundercats.

 

 

Enquanto isso, Lion descobre os poderes da espada justiceira, que parece ser de brinquedo, mas quando empunhada por ele, cresce e, sob seus brados ("Thunder, Thunder, Thundercats, Hooo! ) solta poderosos raios – inclusive um que projeta o símbolo dos Thundercats no céu – e é capaz de conceder a ele a ‘visão além do alcance’, que permite com que o rapaz veja os Thundercats onde quer que eles estejam.
A espada, ou melhor, a jóia incrustrada nela, chamada de "olho-de-Thundera" até mesmo brilha e avisa quando há um Thundercat em perigo. O aprendizado de Lion conta com a ajuda de todos os Thundercats, em especial do espírito de Jaga que, a la Obi Wan Kanobi, se manifesta ao futuro rei quando ele precisa.

 

 

Os Thundercats também logo descobrem importantes aliados no Terceiro Mundo, os Ro Bear Berbills. Essas criaturas são uma espécie de ursinhos robôs (cá entre nós, ridículos, e mais ainda, irritantes, já que falavam devagarzinho com voz anasalada na versão brasileira) que vivem no planeta. Os Thundercats os salvam de Mumm-Ra (em seu primeiro encontro com o vilão) e em troca os Berbills os ajudam a conseguir o metal Thunderillium (na versão brasileira: "tandrílio") e construir sua sede no Terceiro Mundo, a Toca dos Gatos (abaixo).

 


A partir daí, os Thundercats passam a viver várias aventuras descobrindo o mundo novo e enfrentando a aliança Mumm-Ra/Mutantes, nas quais Lion sempre vai aprendendo coisas novas (inclusive a usar a espada e a "garra" de Thundera, uma luva que se assemelha a uma pata de leão e dispara três cabos que o ajudam a se suspender, escalar e por aí afora).

 


Quando o corpo de Lion completa 20 anos (claro, afinal ele continua sendo mais jovem que Willy Kat e Willy Kit, apenas seu corpo se desenvolveu), os demais Thundercats fazem com que ele passe por um ritual para se tornar líder de verdade. Este foi o primeiro desenho dos Thunder dividido em cinco partes e é um dos mais populares, já que Lion enfrenta seus amigos (e seu maior inimigo) nas provas que disputa:

 

 

Prova de força: Lion vs. Panthro. Em um duelo de habilidade e força, Lion consegue derrotar o Thundercat mais forte e mais experiente de todos.

 

 


 

Prova de velocidade: Lion vs. Cheetara. Ela é bem mais veloz que ele e a prova consiste em uma corrida de volta ao mundo. Só que Cheetara mantém alta velocidade em pequenos trechos e então tem de parar para descansar. Esperto, Lion segue pelo caminho mais curto – e bem mais perigoso – em velocidade constante e chega primeiro.

 

 

 

Prova de destreza: Lion vs. Willies. Lion enfrenta os gêmeos e suas armadilhas e brincadeiras em um labirinto aparentemente sem saída. Mas ele acaba fazendo com que os dois caiam em suas próprias armadilhas e vence.

 

 

Prova do poder da mente: Lion vs. Tygra. Usando seus poderes de invisibilidade e ilusão, Tygra cria uma série de alucinações para testar Lion, que tem de usar seu sexto sentido (e os outros cinco também) para saber o que é real e o que não é e se dar bem na prova.

 

Prova Final: contra o mal – Lion versus Mumm-Ra. Para se tornar o verdadeiro líder, Lion precisa derrotar seu maior inimigo. Usano muita astúcia, ele consegue entrar na tumba de Mumm-Ra e jogar o sarcófago do feiticeiro em um caldeirão fervente, fazendo com ele desapareça por um longo período.

 

 

 

É a primeira vez no desenho que Lion efetivamente enfrenta e derrota Mumm-Ra, já que até então tudo que ele fazia era mostrar ao vilão seu reflexo e, quando isso acontecia, Mumm-Ra se via velho e corria de volta para sua pirâmide…

 

Assim que se livra de Mumm-Ra, Lion é nomeado verdadeiro senho de Thundera e líder dos Thundercats no terceiro mundo e no resto do universo…

 

 

 

 

VOLTA AO PASSADO

 

As aventuras dos Thunder continuam e neste período se destacam duas descobertas que remetem ao passado (e também ao futuro) dos gatos. A primeira delas é o aparecimento de Snarfinho, um sobrinho de Snarf. Tudo começa quando Escamoso – que recuperou sua nave e agora conta o reforço de dois outros mutantes além de Simiano (imagem ao lado) e Chacal, Abutre e Ratar-O – decide ir ao planeta dos Snarfs raptar uma daquelas criaturas para chantagear os Thundercats.
Vale um parêntese: Snarf é o nome das criaturas. O "Snarf" de Lion chama-se na verdade (como é revelado neste episódio) Osbert J. e é apenas UM snarf.

 

 

Por sinal, Osbert achava que todos os Snarfs haviam morrido com a explosão de Thundera, mas descobre que isso não é verdade quando fica sabendo que seu sobrinho está preso com os mutantes.
Os Thundercats o resgatam e para mandá-lo de volta precisam construir uma nave espacial. Assim surge a Feliner, segundo veículo do desenho. O primeiro era o Thundertank, construído por Panthro, no qual os Thundercats adultos costumavam cruzar as planícies do Terceiro Mundo. Com a Feliner, o espaço passa a ser a fronteira final…

 


O segundo episódio importante deste período é um no qual Lion descobre uma espécie de máquina do tempo espacial e consegue voltar aos últimos dias de Thundera.

 


Lá ele reencontra seu cachorro (!!!) Kane e encontra seu pai, Claudius, em um emocionante episódio choradeira. Este capítulo também é importante porque dá pistas que o pai de Lion não morreu – beeeem no finzinho da série, Lion descobre que ele é prisioneiro de um vilão chamado Shadowmaster, vai resgatá-lo e Claudius acaba morrendo de velhice e se unindo a Jaga no mundo espiritual.

 

 

 

OS NOVOS THUNDERCATS

Depois de outras tantas aventuras, os produtores da série decidiram dar uma renovada e trazer personagens novos.Para isso fizeram um especial no qual Lion tem visões de outros Thunder que também teriam escapado do agonizante Thundera. Com o auxílio do sexto sentido de Cheetara e da espiritualidade de Jaga, ele descobre que seus sonhos são verdadeiros e que os demais Thundercats que vira neles estão em uma ilha do terceiro mundo. Lion parte para o resgate, mata Mumm-Ra no caminho (!!!) e resgata os novos Thundercats:

 

Lynx-O: o mais velho Thundercat é cego, mas tem os demais sensos apuradíssimos e é um estrategista nato. Além disso, possui uma espécie de laptop braile com o qul faz de tudo e mais um pouco em termos de tecnologia. Te cuida, Panthro!!!

 

 

 

 

 

 

Ben Gali: Este tigre das neves é um excelente forjador de metal e é primo de Tygra. Graças a ele Lion não perde a espada justiceira em seus confrontos nesta nova série, já que os novos inimigos que irão aparecer são mais poderosos que os antigos e vào quebrar sua espada.

 

 

 

 

 

Pumyra – Com grande experiência médica, esta Thundercat é uma tremenda aquisição para os Thunder, pois além de tudo é também excelente acróbata e arqueira de mão cheia.

 

 

 

 

 

Logo depois do surgimento dos novos amigos, surgem também novos inimigos e inimigos velhos renovados. Mumm-Ra volta dos mortos e agora não teme mais seu reflexo. Para derrotá-lo agora só mesmo "na porrada". Além disso, ele descobre criaturas poderosíssimas que viviam na lua de Thundera, chamadas Lunatacs, e as recruta.

 

 


Os estranhos Lunatacs, que em comum só têm a cor e a lua na testa, acabam derrotando os Thundercat várias vezes, mas no fim, claro, os gatos dão a volta por cima. Lion inclusive chega a morrer para salvar os Thundercats (Jaga o ressuscita) e tem sua espada quebrada duas ou três vezes.
A partir daí, o desenho parece "descambar". Começam a surgir novos aliados estranhos, que vão de Mumm-Rana, uma contra-parte de Mumm-Ra, e o "deus egípcio" Wizz-Ra, a um cachorro metálico-robô (Scooter) que vira helicóptero e outras coisinhas mais – que é dado de presente aos gêmeos Willy pelos Robear Bills.

 


Novos inimigos ocasionais também aparecem e os Lunatacs começam a ser mais mostrados que os mutantes, só que não conquistam a audiência como seus predecessores. Vale lembrar que a maioria dos desenhos desta fase não foi mostrada aqui no Brasil. O último episódio de Thundercats foi ao ar nos EUA em 1988 (chamava-se "The Book of Omens") e pouco se sabe sobre ele aqui no Brasil.

 


Sabe-se, porém, que algumas aventuras antes os Thundercats haviam chegado ao espaço e descoberto mais sobreviventes – como uma bela gata chamada Jagara – colonizando um planeta chamado New Thundera. Também começavam a aparecer novos mutantes, como o Homem-Sapo. De qualquer forma, parece que o olho-de-Thundera não avisou os produtores que a audiência também estava indo para o espaço e assim a saga dos gatos trovão chegou ao fim. Snarf, snarf!

 

 

Em tempo: em 2010, a Warner Bros Animation anunciou um novo desenho dos Thundercats, previsto para estrear no Cartoon Network em 2011. Veja abaixo como tudo começou:

 

 

 

 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.